Um programa especial da rede de TV americana Nickelodeon, voltado para o público infantil, sobre as famílias compostas por padres homossexuais despertou um acalorado debate esta terça-feira nos Estados Unidos. Intitulado Minha família é diferente, o programa, marcado para hoje à noite, deverá examinar "questões ligadas à diversidade, tolerância e o respeito, especialmente para as crianças com as famílias compostas por padres do mesmo sexo", como informou o canal.
Desde o anúncio da apresentação do programa, a Nickelodeon recebeu várias cartas de pais escandalizados com o tema e muitos canais de TV organizaram hoje debates a favor e contra a idéia.
A conservadora Coalizão de Valores Tradicionais criticou duramente o programa. "Isto não é nada além de pura propaganda homossexual, não tem nada a ver com a discriminação", afirmou sua diretora, Andrea Sheldon Lafferty, num destes debates.
Segundo a Nickelodeon, o programa, com meia hora de duração, vai abordar a questão do ponto de vista infantil, discutindo o tema com um grupo de jovens, além de mostrar diferentes opiniões sobre o assunto.
"A mensagem do programa é que há questões que as famílias de gays e lésbicas enfrentam e que são únicos e diferentes", explicou Joan Garry, diretora-executiva da Aliança de Gays e Lésbicas contra a Difamação (GLAAD, sua sigla em inglês).
Voltado para o público entre oito e 14 anos, a Nickelodeon tem feito programas especiais com temas delicados como a Aids, o racismo e os atentados de 11 de setembro.