Exclusivo!   Notícias

 Notícias
 Televisão
 Fotos
 Vídeos
 Moda
 Um dia com...
 Fale com a Gente
 Boletins por E-mail
Sites Especiais

» Big Brother Brasil 2
» Casa dos Artistas 2
» Fama
» Popstars

 
 Notícias
Fazendas paulistas fazem viagem ao passado em Esperança

Sexta, 14 de junho de 2002, 14h38

As gravações da novela Esperança na fazenda Santa Gertrudes, em São Paulo, foram realizadas no início de maio, contando com mais de 250 figurantes recrutados na região. O local foi utilizado como cenário da casa da "coronela" Francisca (Lúcia Veríssimo) e de seus filhos Maurício (Ranieri Gonzalez) e Beatriz (Miriam Freeland). Para recriar as primeiras décadas do século passado, 80 mulas e mais de quatro mil sacas de café dos tipos côco e cereja foram distribuídas por 30 terreiros de 900 metros quadrados cada.

Também foram gravadas cenas na fazenda Atalaia, em São Paulo, núcleo da colônia de imigrantes sardos - oriundos da região italiana da Sardenha -, representado pela família de Vincenzo (Othon Bastos), Constancia (Araci Esteves), Caterina (Simone Spoladore) e Marcello (Emilio Orciollo Netto), incluindo, ainda, os personagens Gaetano (Zé Victor Castiel) e Adolfo (Antonio Petrin).

As cenas mobilizaram 150 figurantes. Os integrantes do Grupo Folclorístico Italiano Giuseppe Garibaldi, de Curitiba, fizeram uma participação especial em uma das cenas, dançando o Ballo Della Disputa. Durante três semanas, os atores Simone Spoladore e Emilio Orciollo Netto ensaiaram com o grupo os passos da dança.

Para estas cenas na fazenda Atalaia, Luiz Fernando Carvalho trouxe da Itália o maestro Giovanni Murtas, mestre em "launedas", um instrumento de sopro feito em bambu, típico da Sardenha. O evento foi rico em detalhes. Os pães, distribuídos sobre uma longa mesa, foram feitos em formatos usados na Itália na década de 30.

No centro do pátio, destacou-se um andor com Santo Efísio, santo protetor da Sardenha. A festa marca na trama a compra da fazenda pelos italianos Vincenzo, Adolfo e Farina (Paulo Goulart).

A estação de trem Anhumas, em Campinas, serviu de cenário para as cenas em que Toni (Reynaldo Gianecchini) conhece a espanholinha Eulália (Giselle Itié).

Redação Terra

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade