Exclusivo!   Notícias

 Notícias
 Televisão
 Multimídia
 Moda
 Um dia com...
 Fale com a Gente
 Boletins por E-mail
Sites relacionados
Diversão
Gente com Denny
Gente Show
IstoÉ Gente
Mulher
Séries Online
 Notícias
Desejos de Mulher é "novelão" adaptado para as 19h

Domingo, 20 de janeiro de 2002, 15h32

Fotos: Carta Z Notícias

Estréia na Globo, normalmente, já é um motivo de apreensão. Pior é quando a produção tem sua data de lançamento antecipada. A novela Desejos de Mulher, de Euclydes Marinho, estava prevista para estrear somente em março, mas exibe seu primeiro capítulo na próxima segunda-feira, dia 27, no horário das sete. Culpa do Ibope da antecessora, As Filhas da Mãe. A trama de Sílvio de Abreu amargou a média de 26 pontos, quase dez abaixo do trilho desenhado pela emissora. "Fico aflito com toda esta situação. Mas se for ficar pensando muito nisso, acabo não escrevendo a novela", avisa o autor Euclydes Marinho.

Apesar do clima de ansiedade, a expectativa em torno da nova novela da Globo é das melhores. O entusiasmo, aliás, tem justificativas. A trama vai ficar centrada nas atrizes Regina Duarte e Glória Pires, que depois de 14 anos voltam a atuar juntas. As duas formaram uma excelente parceria em 1988, na novela Vale Tudo, de Gilberto Braga. "Esta é uma das novelas em que mais fico motivado em trabalhar nestes quase 30 anos de carreira. Tem tudo para dar certo", vibra Dênis Carvalho, diretor geral de Desejos de Mulher, que também dirigiu Vale Tudo. Além de contar com as dupla de estrelas, o diretor enfatiza o conteúdo da novela. Para ele, esta trama poderia perfeitamente ser exibida no horário nobre. "É um folhetim tradicional. Não utilizaremos de recursos estrondosos, como navio explodindo, para conquistar a audiência", avisa o diretor.

Com a saída precipitada de As Filhas da Mãe, o diretor e autor tiveram apenas 34 dias para colocar a novela no ar – normalmente são três meses. Mas por estratégia ou pura sorte, parte do elenco já estava escalado. Quando pensou na história, uma das primeiras providências do autor foi reservar justamente as atrizes Regina Duarte e Glória Pires para os papéis principais. Na trama, as duas são irmãs que têm comportamentos antagônicos. Enquanto a estilista renomada Andrea Vargas, vivida por Regina, se entregou à carreira profissional, Julia Moreno, papel de Glória, é uma dona de casa prendada, embora seja jornalista formada. Para Glória, o que mais chamou a atenção em sua personagem foi o fato da Júlia não ser nem a heroína e muito menos a vilã da história. "Ela é uma mulher destemperada, de altos e baixos, como outra qualquer", analisa Glória, que estava sem fazer uma novela há dois anos, desde Suave Veneno.

Outro ator que integrou o elenco de Vale Tudo que também está presente na novela de Euclydes Marinho é Cássio Gabus Mendes. Mais uma vez, ele forma um par romântico com a personagem vivida por Glória. Só que agora na pele de Renato, que acaba sendo preso com dólares falsos. "Esta dramaticidade do Renato vai me permitir fazer um trabalho totalmente diferente do último", acredita Cássio, que recentemente interpretou o espalhafatoso Selmo de Windsor, em Um Anjo que Caiu do Céu. Para temperar a relação entre os personagens vividos por Cássio e Glória, o ator Eduardo Moscovis foi escalado para interpretar o repórter Chico Maia.

Com Renato indo para a prisão, ele vai acabar se aproximando de Júlia. Para viver o jornalista, Eduardo conta que não fez qualquer tipo de laboratório. "Estou aproveitando da relação que tive com a imprensa ao longo de minha carreira para compor o Chico", explica Eduardo. O autor Euclydes Marinho aposta neste triângulo amoroso como um dos mais fortes da novela. Além do primeiro time, Euclydes também está confiante num bom desempenho dos atores mais jovens. Para o sucesso de uma novela, ele acha fundamental a mescla de atores experientes com os mais novos. "Também um acaba ajudando o outro, além de dar todo um frescor para novela", completa Euclydes, que escreveu pouco mais de 20 dos 180 capítulos previstos para Desejos de Mulher.

Amores jovens
O próprio autor, Euclydes Marinho, define Desejos de Mulher como um novelão, só que às sete. Para se adequar ao horário, ele resolveu esquentar um pouco o núcleo jovem. E quem encabeça a lista de agrados ao público de 20 anos para baixo é a atriz Mel Lisboa, que provocou furor na minissérie Presença de Anita, ano passado. Ela vai interpretar a aspirante de modelo Gabriela. A personagem, porém, não tem nada da cosmopolita e saliente Anita, da minissérie. Ela é uma moça vinda do interior de São Paulo para tentar a vida na cidade grande, no caso, o Rio de Janeiro. Apesar de mais comportada, Gabriela aprende rápido e logo se sente disposta a aprontar todas para conseguir o que quer. "Mas desde já tenho consciência que esta personagem não terá o mesmo impacto da Anita", admite Mel.

A grande rival da Gabriela feita por Mel será Letícia Moreno, interpretada por Regiane Alves. E o objeto de desejo das duas será o DJ Nicolau, vivido por Daniel Del Sarto. A personagem de Regiane Alves é filha de Júlia e Renato Moreno, papéis de Glória Pires e Cássio Gabus Mendes. "Só que a Letícia vai amadurecer muito com a prisão do pai", antecipa a atriz. Já Daniel não esconde a expectativa com sua estréia numa novela na Globo. Antes, ele havia feito uma rápida participação no seriado Sandy e Júnior. "Só que agora é diferente. As cobranças são maiores", acredita Daniel.

Para temperar ainda mais o núcleo jovem, a Globo resolveu promover um concurso no Fantástico. Mais de 100 mil candidatas a modelo disputam uma vaga para fazer uma participação na novela de Euclydes Marinho. A vencedora será conhecida até o final de março. "Queria um rosto novo para participar da novela. Então, este concurso veio a calhar", afirma o autor.

Instantâneas
# Cada capítulo de Desejos de Mulher está orçado em R$ 90 mil, mesmo valor das demais novelas da Globo.
# Andando nas Nuvens", exibida em 1999, foi a primeira novela encabeçada pelo autor Euclydes Marinho. Antes, ele havia escrito como colaborador de outros autores e fez alguns especiais.
# Uma das primeiras cenas gravadas em Desejos de Mulher foi em Fernando de Noronha. Lá, foram feitas tomadas do personagem de Hérson Capri, o Diogo, o grande amor do passado de Andréa Vargas, vivida por Regina Duarte.
# O tradicional bairro carioca de Santa Tereza, um dos principais núcleos da trama, foi reproduzido na cidade cenográfica do Projac.

Veja também: » Saiba quem é quem em Desejos de Mulher

Leandro Calixto
TV Press

mais notícias

 Compras

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade