Exclusivo!   Notícias

 Notícias
 Televisão
 Multimídia
 Moda
 Um dia com...
 Fale com a Gente
 Boletins por E-mail
Sites relacionados
Diversão
Gente com Denny
Gente Show
IstoÉ Gente
Mulher
Séries Online
 Notícias
SBT diz que processo na Holanda não tem validade

Segunda, 17 de dezembro de 2001, 16h54


O SBT desmentiu, por meio de uma nota enviada à imprensa, que tenha sido condenado por plágio na Justiça holandesa. A emissora garante que não tem conhecimento do processo que a empresa Endemol, detentora dos direitos do Big Brother estaria movendo contra ela. Confira a íntegra da nota:

"Condenação sem direito de resposta? Só em tribunais de exceção.

Notícias veiculadas pela imprensa informam que a Endemol, empresa controlada pela Telefonica, teria obtido uma decisão perante a justiça holandesa, declarando que o programa "Casa dos Artistas" constitui-se em plágio do programa "Big Brother", tendo sido ainda determinado ao SBT a suspensão na sua produção e exibição.

O SBT não tem conhecimento da existência de qualquer processo que lhe seja promovido pela Endemol perante a justiça da Holanda e sequer foi comunicada para se defender.

Dentro de um processo judicial, a regular comunicação à parte adversária da existência da ação é um ato essencial para a sua validade, por se tratar da garantia do direito de defesa, e não permitindo que se prevaleça apenas a versão de uma das partes.

Este princípio é tão sagrado para a Justiça, que existem regras internacionais que determinam a forma com a qual a comunicação deve ser efetivada, e o seu descumprimento ocasiona a nulidade do processo.

A garantia do exercício pleno do direito de defesa é um dos pilares que asseguram a segurança, o equilíbrio e a isenção do Judiciário, constituindo-se até mesmo em um dos fundamentos da democracia.

A decisão holandesa, se efetivamente ocorreu, em nada influirá nos destinos do programa "Casa dos Artistas", principalmente porque, para o seu cumprimento no Brasil, ela terá que ser aceita e homologada pelo Supremo Tribunal Federal, Corte onde os princípios do regular chamamento judicial e do amplo direito de defesa, têm a sua maior proteção.

Diretoria de Comunicação / SBT
São Paulo, 17 de dezembro de 2001."

Veja também:
» Galeria de fotos da final
» Minuto-a-minuto da final de Casa dos Artistas
» Internautas votam em Supla como vencedor

Fórum:
» Você concorda com a vitória de Bárbara?
» Quem deve ir à Casa 2 ?

Redação Terra

mais notícias

 Compras

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade