"Estrela Guia" espera ter público de todas as idades
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Sábado, 10 de março de 2001, 13h38

No princípio, era a Sandy. A partir da confirmação da cantora adolescente no elenco de uma novela, a Globo construiu Estrela Guia, que estréia nessa segunda-feira, dia 12. A nova novela das seis tenta juntar a identificação que a mega-star tem com o público e o clima de misticismo típico de viradas de milênio. Na trama de Ana Maria Moretzsohn, a cantora interpreta Cristal, uma moça pura e ingênua que nasceu e cresceu em comunhão com a natureza numa comunidade alternativa. Os conflitos acontecem quando a menina começa a ter contato com pessoas da cidade grande e se aprofundam quando a garota se apaixona por Tony, um sujeito completamente urbano interpretado por Guilherme Fontes. "A história da novela é interessante porque dá margem para gerar torcida pelos personagens, além de ter ingredientes para agradar a todas as faixas etárias", aposta Ana Maria Moretzsohn.

A autora realmente terá de atrair diversos públicos – e não apenas as adolescentes – se quiser que Estrela Guia mantenha a média de audiência de O Cravo e A Rosa, em torno de 32 pontos no Ibope. Foi a própria Ana Maria que reergueu para cerca de 30 pontos o combalido horário das seis com Esplendor, de 2000, depois de seguidos fracassos para os padrões da Globo – as antecessoras Pecado Capital, de Glória Perez, e Força de Um Desejo, de Gilberto Braga, patinaram nos 20 pontos. A diretora Denise Saraceni, que comandando a minissérie A Muralha chegou a 40 pontos no Ibope às 11 da noite – considerado um feito – sonha um pouco mais alto. "Se conseguirmos o mesmo prestígio e o Ibope, já vai ser maravilhoso, mas é claro que estamos nos empenhando para superar", torce Denise.

Estrela Guia não foge do padrão de custos de uma novela global. Cada um dos 83 capítulos está orçado em R$ 100 mil. Mas mesmo se for um sucesso, a trama não vai ser esticada, ao contrário do que costuma ocorrer. O compromisso está lavrado no contrato que Sandy assinou com a Globo: ela só grava até 31 de março. "Só topei porque o tempo de duração já estava fechado desde o início. Caso contrário, talvez nem aceitasse", esclarece Sandy. Ana Maria Moretzsohn acredita que a novela vai emplacar justamente por ser de curta duração. "Vai ser pauleira o tempo todo. Isso segura o telespectador", teoriza. O foco principal da trama é a história de amor entre Cristal e Tony. É através do casal que o conflito entre comunidade e cidade grande vai ser retratado. "Essa história de amor é uma forma de simbolizar o casal ideal do terceiro milênio, que é o que consegue equilibrar as duas formas de viver", explica Ana Maria.

Os primeiros capítulos de Estrela Guia foram gravados na cidade de Pirenópolis, no interior de Goiás. É lá que foram ambientadas as terras de Jagatah, onde vive a Comunidade Arco da Aliança, da qual Cristal faz parte. A história de amor vivida entre Cristal e Tony é inspirada no filme Papai Pernilongo, dirigido por Jean Negulesco nos anos 50. Nele, a personagem de Leslie Caron se apaixona pelo tutor, interpretado por Fred Astaire, um homem bem mais velho que ela. Por isso mesmo, Ana Maria Moretzsohn precisava de um ator com o dobro da idade de Sandy para compor o par romântico. O ator Guilherme Fontes - que não faz novelas desde O Rei do Gado - não teme uma possível rejeição do público por conta do escândalo envolvendo o filme Chatô - O Rei do Brasil, no qual é acusado de superfaturamento. "Não considero que a imagem passada pelos jornais corresponda à minha imagem", tergiversa.

Como em qualquer conto de fadas, Estrela Guia possui uma vilã no melhor estilo "bruxa". E quem encarna o papel é Lília Cabral. Daphne é uma perua dominadora que vai atazanar a vida de Cristal assim que souber que a menina é herdeira das terras de Jagatah. É a primeira vez que a atriz interpreta uma vilã. "Está sendo divertido porque não dá para levar a sério uma mulher que faz de tudo para destruir uma menina. Só sendo bruxa infantil mesmo", brinca.

Vaidades em chamas

Ter uma novela feita sob medida não é para qualquer um. Por isso, não chega a ser surpresa que o tratamento de mega-star que Sandy recebe em Estrela Guia deixe muitos egos combalidos. O primeiro efeito colateral foi uma demonstração explícita de carência de vários atores, que andaram reclamando das regalias concedidas à estrela como, por exemplo, gravar apenas três vezes por semana e poder determinar o dia de término das gravações. A diretora Denise Saraceni, no entanto, diz que não é nada disso. "É claro que a Sandy tem regalias, ela já nasceu tendo. Os atores não estão insatisfeitos e têm com Sandy uma relação amorosa e generosa", afirma. Maitê Proença, que vive a mãe da cantora na novela, confirma a boa relação. "A Sandy é muito simples. Gostei de contracenar com ela. Houve uma sintonia imediata entre nós", conta.

Mas é certo que o assédio do público e da imprensa anda causando problemas. Mas embora o interesse tenha sido quase exclusivamente dirigido a Sandy e Júnior – que faz apenas uma participação na trama –, outros atores é que se sentiam perseguidos. Durante as gravações em Pirenópolis, atores como Fernanda Rodrigues, Carolina Ferraz e Floriano Peixoto, por exemplo, teriam pedido que a assessoria da Globo tomasse providências para retirar repórteres e curiosos do hotel, sob alegação de que não podiam colocar o pé para fora do quarto. Rodrigo Santoro foi ainda mais longe. Ele teria precisado dar um "cavalo-de-pau" quando passeava de moto para escapar de paparazzi dignos de uma Lady Di que o perseguiam. Aparentemente esses atores tiveram sucesso em driblar os impertinentes representantes da mídia, já que desde o início das gravações só tem saído na imprensa reportagens com Sandy e Júnior.

Instantâneas
- Todos os atores de Estrela Guia participaram de "workshops" sobre astrologia, antropologia, mantras e sociedade alternativa.
- A personagem de Sandy vai entoar mantras em sânscrito e em bhajans – nome dado aos mantras vertidos para outra língua, no caso, o português. Nove mantras foram compostos para a novela pelo músico Tomaz Lima.
- Como parte da novela se passa em uma área rural, algumas espécies de animais estão sendo utilizadas em cena, como araras, tucanos, bichos-preguiça, borboletas, cobras, onças e cavalos. Mais de 150 borboletas são usadas nas cenas em que Cristal medita, dança e canta mantras.
- A Globo conseguiu reproduzir a Festa do Divino, tradicional celebração folclórica da cidade de Pirenópolis, exclusivamente para os primeiros capítulos de Estrela Guia.
- A trilha sonora da novela é composta por músicas nacionais e internacionais das décadas de 70 e 80. A idéia é apresentar às novas gerações músicas de Stevie Wonder, Cat Stevens e Clube da Esquina, por exemplo.

Leia mais:

  • Especial sobre Estrela Guia

    Mariana Meireles
    TV Press

    mais notícias

  •  
    Almas Gêmeas
    Chat
    Fórum
    Horóscopo
    IstoÉ
    IstoÉ Gente
    Ícaro Brasil
    Plástica&Beleza

     

     
     
    Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
     
    Televisão Exclusivo!