Herbert pode recuperar lucidez em um mês, segundo médicos

Quarta, 14 de fevereiro de 2001, 20h21min

Herbert Vianna, de 39 anos, líder do grupo de rock brasileiro Paralamas do Sucesso, sairá do coma nos próximos dias e pode recuperar a lucidez dentro de um mês, segundo o último boletim médico divulgado nesta quarta-feira.

O neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho garantiu que o cantor, que sofreu um acidente com seu ultraleve em 4 de fevereiro, já reage a sons e quando dizem seu nome, embora ainda não consiga compreender as palavras.

Segundo o médico, o cantor só poderá saber que sua mulher, a jornalista inglesa Lucy Needham, morreu no acidente, quando estiver plenamente consciente e forte o bastante para resistir ao impacto da notícia.

"Acredito que ele resistirá bem, mas precisa estar completamente lúcido, o que não vai acontecer antes de um mês", disse Niemeyer, acrescentando que os psicólogos estarão presentes neste momento.

O ultraleve do músico caiu no litoral sul do Rio de Janeiro. Herbert Vianna viajava sozinho com a mulher, que morreu afogada. O casal estava junto há dez anos e tinha três filhos.

Os médicos ainda não sabem, se o cantor voltará a andar. Ele já começou a mexer os braços e a cabeça espontaneamente, mas ainda não mexe as pernas. Herbert sofreu sérias lesões na medula e não é possível saber, por enquanto, se elas serão irreversíveis.

Niemeyer explicou que, gradativamente, o cantor está deixando de respirar com a ajuda de aparelhos e, em três dias, estará com a respiração normalizada.

Enquanto o músico luta contra a morte, a polícia investiga a causa do acidente teria sido uma manobra arriscada com o ultraleve. Pescadores, que participaram do resgate do casal, garantiram que não viram qualquer acrobacia antes de a máquina cair no mar, contradizendo uma versão apresentada inicialmente por uma testemunha.

Em 50 dias, o relatório do Departamento de Aviação Civil (DAC) sobre as causas do acidente estará pronto, depois de um minucioso estudo sobre os destroços do ultraleve.

AFP

mais notícias

 
Almas Gêmeas
Chat
Fórum
Horóscopo
IstoÉ
IstoÉ Gente
Ícaro Brasil
Plástica&Beleza

 

 
 
Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 
Televisão Exclusivo!