0

Wada retira suspensão e reintegra agência antidoping russa

20 set 2018
12h02
  • separator
  • comentários

A Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou por meio de sua conta no twitter, nesta quinta-feira, a retirada da suspensão e a consequente reintegração da agência antidoping russa (Rusada), suspensa desde 2015 pelo escândalo envolvendo o sistema de doping institucional que vigorou entre 2011 e 2015. Entretanto, a concessão foi diante de condições rigorosas.

"Hoje, a grande maioria do comitê executivo da Agência Mundial Antidoping decidiu restabelecer a Rusada como estando em conformidade com o Código e segundo um processo acordado, isso apenas sob condições estritas", disse o presidente da Wada, Craig Reedie,

Apesar de ter cumprido com os requisitos para sua reintegração, a agência russa terá de cumprir uma série de exigências impostas pela entidade mundial antidoping, entre elas o acesso às amostras e dados laboratoriais em Moscou, a fim de contribuir para a investigação dos problemas passados.

A vice-primeira-ministra russa encarregada do Esporte, Olga Golodets, comemorou o fim da suspensão, assegurando que o resultado é proveniente de um "enorme trabalho" realizado nos últimos anos em termos de luta contra o doping.

"Congratulamo-nos com a decisão da Wada. A Rússia confirma seu compromisso com os princípios de um esporte limpo. Nos últimos anos, um enorme trabalho foi feito na Rússia para criar condições claras e transparentes da luta contra o doping", afirmou a ministra.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • comentários
publicidade