PUBLICIDADE

Vôlei

Vôlei estreará um dia após abertura nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020

16 abr 2019 - 16h16
Compartilhar
Exibir comentários

Faltam 465 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e nesta terça-feira o Comitê Organizador anunciou o calendário de todas as 33 modalidades esportivas, incluindo o vôlei e o vôlei de praia. A cerimônia de abertura do torneio será no dia 24 de julho e apenas um dia depois a bola de vôlei começa a subir nas quadras às 9h, no horário local.

"Estamos todos ansiosos para os Jogos de Tóquio, quando esperamos que o vôlei repita o enorme sucesso da Rio 2016. O vôlei teve suas arenas lotadas, apresentou um novo espetáculo para os torcedores e foi o esporte mais visto pela televisão em toda a Olimpíada. É uma enorme motivação para que quatro anos depois nossa modalidade se supere e faça torneios ainda melhores", destacou Ary Graça, presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

Os jogos de vôlei serão disputados na Arena Ariake, com 15 mil lugares, com alternância entre masculino e feminino dia a dia. A disputa entre os homens começa no dia 25 de julho, com dois jogos que definem as medalhas marcados para 8 de agosto: a briga pelo bronze marcada para 13h30 e pelo título olímpico às 21h15. Já a competição feminina começará em 26 de julho para terminar em 9 de agosto, com a disputa do terceiro lugar às 9h e a grande final às 13h30.

Em cada um dos gêneros, serão 11 equipes mais a do Japão, anfitrião dos Jogos. Os seis primeiros surgirão dos torneios de qualificação intercontinental a serem realizados no final deste ano (2 a 4 de agosto para as mulheres e 9 a 11 de agosto para os homens), enquanto as cinco vagas restantes (um por confederação continental) serão distribuídas pelos torneios continentais de qualificação, de 6 a 12 de janeiro do próximo ano.

Vôlei de praia

Já o vôlei de praia será disputado no Shiokaze Park, em local com vista para a Ponte de Arco-íris de Tóquio e Baía de Tóquio, entre 25 de julho e 8 de agosto. Tanto no masculino quanto no feminino as semifinais serão disputadas no dia 6 de agosto, e as mulheres jogam pelo bronze às 10h e, na sequência, a disputa do ouro. O mesmo cronograma acontecerá no dia 8 de agosto para completar o torneio masculino de vôlei de praia.

Nesta modalidade, serão 24 equipes femininas e 24 masculinas participando dos Jogos em 2020, com cada nação representada por, no máximo, duas duplas por gênero. Anfitrião, o Japão tem automaticamente o direito de entrar com uma dupla por gênero, enquanto um país garantirá vaga ao vencer o Campeonato Mundial de Voleibol de Praia da FIVB em Hamburgo, de 28 de junho a 7 de julho deste ano. Duas vagas serão distribuídas durante o torneio olímpico de qualificação em setembro deste ano e as cinco restantes (uma por confederação continental) serão distribuídas nas cinco finais da Copa Continental, de 22 a 28 de junho de 2020.

Além do calendário do vôlei e vôlei de praia, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 anunciou nesta terça-feira o cronograma completo das 33 modalidades esportivas que competirão entre os dias 24 de julho e 9 de agosto do próximo ano na capital japonesa.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade