PUBLICIDADE

Vôlei

Serginho "xinga geral" e impulsiona vitória, mas foge de méritos

10 jun 2012 - 13h55
Compartilhar
Felipe Held
Direto de São Bernardo do Campo

Jogador mais experiente da Seleção Brasileira que enfrentou a Polônia neste domingo, na terceira partida da etapa de São Bernardo do Campo da Liga Mundial de vôlei, o líbero Serginho chamou a atenção no final do primeiro set, em um período delicado para a equipe verde-amarela. Depois de a Polônia virar o marcador no momento decisivo da parcial, o veterano correu por toda a quadra incentivando os demais companheiros, pedindo o apoio da torcida no Ginásio Adib Moysés Dib e impulsionando o triunfo que garantiu o País na liderança do Grupo B do torneio.

» Vote na mais bela jogadora da Superliga feminina

O Brasil tinha a vantagem no final do primeiro set, quando abriu 22/20 diante da Polônia em uma parcial bastante parelha. Os europeus, porém, reagiram e retomaram a frente no marcador com três pontos consecutivos, virando para 23/22. Foi quando Serginho falou com os outros cinco jogadores em quadra pedindo uma reação rápida para que o importante set inaugural não fosse jogado fora. Incentivo? Bem... não foi exatamente assim que o líbero agiu.

"Eu xinguei geral", brincou Serginho, que tentou minimizar a importância que teve para que o Brasil se recuperasse e fechasse o set por 26/24, abrindo caminho para a inédita vitória sobre a Polônia nesta Liga Mundial, após duas derrotas no tie-break nas duas primeiras etapas.

"Eu não me sinto responsável por a equipe ter acordado no primeiro set, mas acho que ali era o momento no qual a nossa concentração poderia cair. A Polônia estava em um momento bom. Acho que se colocássemos mais um pouquinho de vontade... acho que fiz bem, porque o primeiro set vale um caminhão, né, mano?", descontraiu.

Embora Serginho tenha tentado mostrar humildade e fugir dos méritos, o restante da equipe brasileira soube da importância da cobrança do líbero, 36 anos. O levantador Bruninho, titular da Seleção contra a Polônia, reconheceu que a atitude do companheiro foi fundamental naquele período do jogo.

"Essa atitude que o Serginho tem, assim como todos os líderes do grupo, é de chamar o time e não deixar ninguém para baixo. Ele falou 'galera, vamos virar essa, rodar essa bola e vir com tudo'. Ah, ele pagou geral. Xingou geral, disse coisas que não posso repetir, mas de alguma maneira deu um gás para o próximo ponto", destacou.

Com a vitória por 3 a 1 sobre a Polônia, o Brasil encerrou a terceira das quatro etapas iniciais da Liga Mundial na primeira posição do Grupo B, com 21 pontos - um a mais que os europeus. A chave será encerrada no próximo final de semana, na Finlândia. Apenas os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado do torneio garantem vaga na fase final, na Bulgária, em julho.

Serginho incentivou os companheiros em um momento crucial da partida
Serginho incentivou os companheiros em um momento crucial da partida
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade