2 eventos ao vivo

Ceará, Santa e Vitória são destaques na rodada da Copa do Nordeste

15 jan 2018
20h03
atualizado em 16/1/2018 às 09h42
  • separator
  • 0
  • comentários

Em sua 15ª edição oficial, a Copa do Nordeste terá a sua fase de grupos iniciada nesta terça-feira. Destaque para as presenças de equipes tradicionais da região, como Vitória e Ceará, integrantes da elite do futebol brasileiro, além do Santa Cruz. Neste ano, a competição passou por algumas modificações, tendo como destaque a ausência do Sport, de Recife, que abriu mão de sua vaga ainda em 2017.

O jogo que abre essa etapa é entre Treze e CRB, às 20h, em Campina Grande, mas as três partidas subsequentes contam com três campeões da competição. Rebaixado à Série C do Brasileiro e com novo presidente e treinador, o Santa Cruz enfrenta o Confiança e espera deixar para trás a má fase, inclusive os 15 jogos sem vencer fora de casa.

Outro duelo no mesmo horário é entre Globo e Vitória, este na Série A do Brasileiro, mesmo que com uma campanha irregular e a apenas uma vaga acima do rebaixamento. O último confronto, entre Salgueiro e Ceará, traz a força do clube cearense, que acaba de retornar à elite do futebol, após ficar em terceiro colocado na série B.

Nas cinco últimas edições, a Copa foi conquistada por clubes diferentes: Campinense, em 2013, Sport, em 2014, Ceará, em 2015, Santa Cruz, em 2016, e Bahia, no ano passado. Em 2018, o calendário se estende até julho, preocupando os clubes, além de as duas partidas da grande final serem na reta final da Copa do Mundo, na Rússia.

Entenda a Copa

A Copa é disputada em cinco fases por 20 clubes participantes, sendo todas essas vagas oriundas dos Campeonatos Estaduais. A fase preliminar foi realizada em agosto de 2017 e janeiro de 2018, tendo como vencedores Globo FC, CSA, Treze e Náutico.

A primeira fase, que começa nesta terça, é composta por quatro grupos com quatro equipes cada, que disputam entre si duas vagas para a próxima etapa. A segunda fase, ou quartas de final, possui oito clubes distribuídos em quatro grupos de dois; já a terceira fase, ou semifinais, contam com quatro clubes separados em dois grupos. Finalmente, os dois jogos da final, marcados para os dias 3 e 10 de julho, serão realizados pelos dois melhores clubes da competição.

Confira os jogos da primeira rodada desta terça-feira:

20h - Treze x CRB

22h45 - Confiança x Santa Cruz

22h45 - Globo x Vitória

22h45 - Salgueiro x Ceará

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade