PUBLICIDADE

Copa América

Não vale só vaga: Brasil encara Venezuela com muito a perder

21 jun 2015 - 08h43
(atualizado às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Se vencer a Venezuela, neste domingo, pela Copa América, a Seleção Brasileira cumprirá apenas sua obrigação e avançará para as quartas de final da competição. Porém, em caso de derrota, Dunga e companhia perderão muito mais do que a vaga. Seria um vexame que abriria espaço para outros problemas. É com essa pressão que uma equipe cheia de desconfiança e sem seu principal astro, Neymar, terá que sobreviver no jogo, a partir das 18h30 (de Brasília).

Existem dois tipos de confianças que seriam quebrados caso a Seleção perca para a Venezuela: primeiro, a segurança dentro de campo, que ainda existe, já que o Brasil de Dunga emendou 11 vitórias em 11 jogos após a Copa do Mundo; depois, a confiança estrangeira no futebol brasileira - após o 7 a 1 da Alemanha, é fácil encontrar referências a isso a qualquer momento. Até a torcida peruana tentou "tirar uma casquinha". Se o Brasil sofrer mais uma vexame, logo na competição seguinte, contra a Venezuela, aí realmente o prestigío do futebol brasileiro vai para o espaço.

Neymar tem que torcer muito oara o Brasil, pois só assim poderá voltar a jogar
Neymar tem que torcer muito oara o Brasil, pois só assim poderá voltar a jogar
Foto: Marcelo Machado de Melo / LANCE!Press

É claro que a ausência de Neymar, suspenso por indisciplina, só piora essa situação. Os jogadores passaram a semana dizendo que estão prontos para conseguir classificação sem ele. Mas o técnico Dunga não quis anunciar qual será formação titular do ataque. É evidente que não existe um "Plano B" realmente pronto para a ausência de Neymar. Caso a escolha de Dunga não dê certo, será mais uma perda do Brasil, que desperdiçará uma boa chance de desenvolver essa ideia.

No comando de todos esses problemas está Dunga, que ainda  mostra tranquilidade, apesar dos problemas. Ele conhece bem o tamanho da pressão que cairá sobre seus ombros em caso de derrota para Venezuela. Apesar da dezena de vitórias, já haverá pressão da torcida por sua demissão. E todos sabem que ele pode explodir a qualquer momento. Isso sim seria uma grande perda para o Brasil atual.

Para classificar

Todos os times do Grupo C estão empatados com três pontos. Se vencer, o Brasil está classificado sem depender de qualquer outro resultado. Restará apenas a definição de quem será líder do Grupo C, sendo que a disputa será contra o vencedor de Colômbia x Peru, que jogam antes, às 16h. Se eles empatarem, a liderança ficará com o Brasil.

Treino fechado e permanência de Neymar: o dia da Seleção!:

Se o Brasil empatar, ficará à frente da Venezuela por causa do número de gols marcados, então garantirá pelo menos a classificação como um dos melhores terceiro colocados da competição. Mas ele também pode ser segundo lugar ou até líder, caso Colômbia e Peru também empatem.

O Brasil pode se classificar até com derrota, mas é improvável: teria que perder por apenas 1 a 0 e ainda torcer para que haja um vencedor no jogo entre Colômbia e Peru. Nesse caso avançaria como um dos melhores terceiro colocados.

Em outras palavras, é bem difícil o Brasil ser eliminado da Copa América neste domingo. E por isso mesmo, caso a tragédia aconteça, as consequências podem ser as piores possíveis.

Dunga fez mistério sobre o time que tentará evitar tantos problemas, mas deve começar com Jefferson; Daniel Alves, Miranda, Thiago Silva e Filipe Luis; Fernandinho e Elias; Philippe Coutinho, Willian, Robinho (Douglas Costa) e Firmino.

Já a Venezuela deve ter Alain Baroja; Roberto Rosales, Oswaldo Vizcarrondo, Andrés Túñez e Gabriel Cíchero; Tomás Rincón, Luis Seijas, Ronald Vargas e Juan Arango; Alejandro Guerra e José Rondón.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade