1 evento ao vivo

Flamengo x Vasco teve recorde negativo de público

15 abr 2019
09h35
atualizado às 09h42
  • separator
  • 0
  • comentários

Jamais numa final de Campeonato Carioca entre Flamengo e Vasco houve público tão pequeno presente ao estádio como o desse domingo (14), no Engenhão: apenas 10.854 pessoas estiveram no local – o número de pagantes foi de 9.921. O Fla venceu por 2 a 0 e abriu ampla vantagem para a outra partida da decisão, no próximo domingo, no Maracanã.

Gabigol durante partida entre Flamengo e Vasco, em jogo válido pela 1ª partida da final do Campeonato Carioca de 2019, realizado no Estádio do Engenhão
Gabigol durante partida entre Flamengo e Vasco, em jogo válido pela 1ª partida da final do Campeonato Carioca de 2019, realizado no Estádio do Engenhão
Foto: ARMANDO PAIVA/AGÊNCIA O DIA / Estadão Conteúdo

O Carioca é secular e sua primeira edição data de 1906. Em 1921, pela primeira vez, a competição foi decidida num jogo extra.

O clássico Flamengo x Vasco já levou pelo menos 100 mil torcedores ao estádio em mais de 40 vezes. Em várias situações, para disputa de jogos que não decidiam nada e eram válidos por competições diferentes.

A primeira final de Carioca realizada entre os dois rivais se deu já na era Maracanã, inaugurado em 1950. Foi em janeiro de 1959 - referente à competição de 1958 - e o título ficou com o Vasco após empate por 1 a 1. Naquela oportunidade, mais de 130 mil pessoas estiveram no Maracanã.

Ao todo, os dois times já chegaram 15 vezes juntos à final do Carioca, considerando-se também a briga pelo título em triangular ou quadrangular final.

Na decisão de 1974, num triangular que contou ainda com o América, que terminou em terceiro, Flamengo e Vasco encerraram o Carioca diante de mais de 165 mil torcedores no então maior estádio do mundo. O empate sem gols deu o título ao Fla.

Pouco depois, em 1976, o clássico dos milhões batia seu recorde de público, com 174.770 torcedores no Maracanã, num confronto pela quinta rodada do primeiro turno e com vitória do Flamengo por 3 a 1.

A opção por jogar no Engenhão, nesse domingo, foi tomada pelo Vasco, então o mandante do primeiro jogo da decisão do Carioca de 2019. A medida veio em represália ao acordo recente de Flamengo e Fluminense com o governo do Estado para a gestão do Maracanã.

Veja os gols do clássico:

 

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade