PUBLICIDADE

Vagas nas quartas de final, rebaixamento... O que está em jogo na última rodada do Paulistão

A 12ª rodada do Campeonato Paulista de 2022 promete emoção até o final

18 mar 2022 07h22
| atualizado às 09h42
ver comentários
Publicidade

O desfecho do Campeonato Paulista de 2022 está mais próximo e a última rodada promete trazer realidades distintas na tabela para dar emoção aos jogos finais. Enquanto algumas equipes buscam uma colocação melhor na classificação geral, outros clubes tentam se livrar desesperadamente do risco de rebaixamento no estadual.

Paulistão chega em sua reta final e ainda tem muita disputa pela frente (Foto: Montagem Lance!)
Paulistão chega em sua reta final e ainda tem muita disputa pela frente (Foto: Montagem Lance!)
Foto: Lance!

Cinco times já estão com a vaga assegurada nas quartas-de-final: Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Bernardo e São Paulo. Para essas equipes, o foco desta última rodada está na busca por uma classificação melhor entre todos os competidores, para levar a vantagem do mando de campo na fase mata-mata. O Verdão já assegurou a primeira colocação geral; São Paulo, Corinthians e Red Bull garantiram a liderança dos seus respectivos grupos.

Entre aqueles que batalham por uma vaga na próxima etapa, o grupo B é o único que já tem a definição dos times que seguem no competição, com São Paulo e São Bernardo. Inter de Limeira, Guarani e Água Santa ainda brigam por um espaço no grupo A. Já no C, Ituano, Botafogo-SP e Mirassol continuam com chances reais de avançarem. Fechando os agrupamentos, Santos e Santo André batalham pela classificação ao mata-mata no grupo D.

Na briga pela permanência na competição, o Novorizontino, que já está rebaixado, espera um clube para se juntar de forma definitiva na zona de descenso. Ponte Preta, Santos e Ferroviária são as equipes candidatas para ocupar esse espaço.

Dentro da lógica matemática para a salvação, a Ponte Preta é a única equipe que ainda depende de resultados de outros jogos. A Macaca necessita dos três pontos de sua vitória e de uma derrota de um dos concorrentes.

Já o Santos precisa apenas de um empate para se firmar na elite do futebol paulista. Com campanhas idênticas, a equipe do litoral leva desvantagem na tabela contra a Ferroviária no critério de desempate devido ao número de cartões vermelhos recebidos durante o torneio. A Ferroviária também depende só de si na 12ª rodada e, assim como os outros times no setor de risco, joga a partida decisiva em casa.

A última rodada da primeira fase do Paulistão acontece neste final de semana. Confira os duelos decisivos:

19/03

16h - Santo André x Inter de Limeira

16h - Ferroviária x Mirassol

16h - Ponte Preta x Ituano

16h - Santos x Água Santa

16h - São Bernardo x Guarani

16h - São Paulo x Botafogo-SP

20/03

16h - Novorizontino x Corinthians

16h - Red Bull Bragantino x Palmeiras

* Estagiário sob supervisão de Marcio Monteiro

Lance!
Publicidade
Publicidade