0

Tenista campeã de Wimbledon de 1998 morre aos 49 anos

20 nov 2017
11h39
  • separator
  • comentários

A tenista tcheca Jana Novotna faleceu nesta segunda-feira, aos 49 anos, em decorrência de um câncer. A atleta chegou ao seu auge em 1998, quando conquistou o título simples de Wimbledon, torneio mais tradicional do esporte que é realizado na Inglaterra desde 1877.

A WTA publicou uma nota em seu site confirmando a notícias e prestando suas condolências para a família da tenista. O presidente-executivo da instituição, Steve Simon, também prestou a sua homenagem. "Jana foi uma inspiração dentro e fora das quadras para quem teve a oportunidade de conhecê-la. Sua estrela sempre brilhará na história da WTA. Nossas condolências e nossos pensamentos estão com a família de Jana", afirmou.

Apesar da conquista simples de 1998 em Wimbledon, diante da  francesa Nathalie Tauziat, Jana Novotna possui a grande maioria de suas conquistas atuando nas duplas. Nesse formato, a tcheca possui 12 conquistas, sendo quatro conquistadas em solos ingleses, três em Australian Open e Wimbledon, além de duas taças em Roland Garros.

Em questão de ranking, Novotna já chegou a liderar o de melhor dupla e foi a segunda melhor tenista do planeta em julho de 1997. Ao todo em sua carreira foram 76 títulos em dupla e outros 24 simples. A tcheca ainda tem a honra de fazer parte do Hall da Fama do tênis, localizado  de Rhode Island, nos Estados Unidos.

Em seu currículo existem ainda três medalhas olímpicas: bronze nos simples de Atlanta em 1996 e prata nas duplas de Seul e Atlanta, em 1988 e 1996 , respectivamente. Em uma entrevista recente, a atleta reafirmou a sua paixão no esporte. "O tênis me deu absolutamente tudo e depois destes anos segue me preenchendo", declarou.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade