Swiatek projeta duelo contra Rybakina no Australian Open
Na manhã desta segunda-feira, 26, a polonesa Iga Swiatek garantiu vaga nas quartas de final do Australian Open e vai enfrentar a cazaque Elena Rybakina. A número 2 do mundo falou sobre o duelo e minimizou o retrospecto entre as duas no circuito.
"Eu não diria que o retrospecto direto importa. Porque, mesmo quando uma de nós estava vencendo, sempre foi, não sei, um jogo equilibrado, ou então ela me venceu com facilidade. Não importa. Não faz sentido analisar demais quem ganhou os últimos confrontos ou como isso tem sido. Cada partida é uma história diferente. Em todos os jogos, ela foi uma adversária dura e o tênis dela certamente é ótimo. Eu preciso estar 100% preparada, ir para cima, usar minha experiência e também o aprendizado dos jogos anteriores. É isso", disse Iga Swiatek.
Ao todo, as duas tenistas já se enfrentaram 12 vezes no circuito, com seis vitórias da polonesa. No entanto, Rybakina levou a melhor no único encontro pelo Aberto da Austrália, pelas oitavas de final da edição de 2023. A cazaque venceu por 2 sets a 0, com duplo 6/4.
A partida vai acontecer nesta terça-feira, 27.
Iga Swiatek e Elena Rybakina, número 5 do ranking da WTA, buscam o primeiro título de Australian Open da carreira. O melhor resultado da cazaque foi o vice-campeonato em 2023. Por outro lado, a polonesa mira levantar o único Grand Slam que ainda não conquistou e completar o Career Slam aos 24 anos de idade.
Suas melhores campanhas no torneio aconteceram em 2022 e 2025, quando avançou até a semifinal.
And the Career Slam quest for Iga continues 👌
6-0 6-3 and into the quarterfinal! @wwos • @espn • @tntsports • @wowowtennis • #AO26 pic.twitter.com/muiJurkqMi
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 26, 2026
Swiatek atropela a australiana Maddison Inglis
Nesta segunda, Swiatek venceu a australiana Maddison Inglis, número 168 do ranking, por 2 sets a 0, pelas oitavas de final do Australian Open. A polonesa venceu com parciais de 6/0 e 6/3, em apenas 1h13min de partida.
A número 2 do mundo quebrou o serviço da australiana três vezes no primeiro set e aplicou um "pneu", sem sustos, para fechar a parcial em 6 a 0. No segundo set, Maddison Inglis conseguiu uma quebra logo no primeiro game.
Iga Swiatek reagiu imediatamente. Ela bateu o saque da Inglis duas vezes e abriu 4 a 1 de vantagem. Por fim, as duas tenistas confirmaram o serviço até a polonesa fechar em 6 a 3.
"Desde o começo eu me senti bastante confiante. Eu estava apenas jogando o meu jogo, e foi isso", analisou Swiatek.