PUBLICIDADE

Grand Slam

Wawrinka supera Djokovic e garante título do Aberto dos EUA

11 set 2016 - 21h38
Compartilhar
Exibir comentários

Stanislas Wawrinka segue sendo uma pedra no sapato de Novak Djokovic quando o assunto é final de Grand Slam. Isso porque na grande decisão do Aberto dos Estados Unidos, realizada no início da noite deste domingo, o suíço superou o favoritismo adversário e consagrou uma grande campanha vencendo por 4 sets a 1, com parciais de 5/7 (7-1 ), 6/4, 7/5 e 6/3, em 3h54 min de partida.

Wawrinka comemora um de seus pontos no duelo contra Djokovic na final do Aberto dos EUA
Wawrinka comemora um de seus pontos no duelo contra Djokovic na final do Aberto dos EUA
Foto: Getty Images

Com o resultado, a dupla de Roger Federer no título olímpico de Pequim 2008 conquistou um feito inédito, pois nunca havia faturado o principal título dos Estados Unidos, e ainda manteve um jejum particular diante de Djokovic: venceu nas duas finais de Grand Slam em que encontrou o sueco. A primeira, antes do triunfo deste final de semana, havia sido em 2015, na final de Roland Garros.

Logo no primeiro set, o sérvio número 1 do mundo entrou bem e contou com uma série de erros não forçados do adversário. No entanto, mesmo abrindo 3 a 0, Djoko acabou tendo a quebra de saque devolvida e sofreu para fechar a parcial, que foi decidida somente no tie-break, vencendo por 7-1.

Djokovic precisou de atendimento médico por causa de dores nos pés
Djokovic precisou de atendimento médico por causa de dores nos pés
Foto: Getty Images

Com uma boa apresentação no desempate, ninguém pensava que o principal tenista do momento sairia de solo norte-americano sem título. Entretanto, do outro lado da quadra estava um atleta que conseguiu corrigir os problemas da primeira parcial e mostrou muita concentração para a alcançar a reviravolta.

Após o verdadeiro embate do primeiro set, a segunda parcial continuou marcada por muito equilíbrio, só que desta vez com Wawrinka começando melhor. Ele conquistou uma quebra com uma esquerda paralela desconsertante no quarto game, mas acabou não mantendo o bom ritmo e viu o adversário superar seu serviço no sétimo game e conseguir deixar tudo igual, na sequência. Mesmo com a reação, Djokovic acabou não conseguindo fazer frente ao suíço, levou nova quebra e acabou derrotado por 6/4.

Público lotou o estádio Arthur Ashe, em Nova York, para acompanhar a final do Aberto dos EUA entre Djokovic e Wawrinka
Público lotou o estádio Arthur Ashe, em Nova York, para acompanhar a final do Aberto dos EUA entre Djokovic e Wawrinka
Foto: Getty Images

Dando sequência ao panorama geral do jogo, o terceiro set iniciou com os oponentes garantindo os respectivos serviços. Apenas no último set, o terceiro do ranking da ATP conseguiu desequilibrar, superar o saque sueco e fechar a parcial com 7/5.

Apoiado pela vantagem, pelas dores no tornozelo do oponente, que pediu pausa para tratamento médico, e até pela torcida, que parece ter escolhido para quem torcer, Stan Wawrinka teve muito mais tranquilidade no set derradeiro e fez valer todos os fatores positivos. Começou abrindo 3/0, viu o adversário correr atrás do resultado, mas seguiu arrasador.  Com um quinto game eletrizante, no qual Djoko teve muitas chances de quebra, o suíço conseguiu confirmar o serviço com uma bela direita vencedora e praticamente encaminhou a vitória.

Na sequência, o suíço apenas seguiu administrando e confirmou os serviços para vencer a décima final consecutiva e garantir o terceiro título de Grand Slam da carreira. 6/3 para Wawrinka na quarta e última parcial.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade