PUBLICIDADE

Grand Slam

Roland Garros: Nadal cresce no fim e bate Djokovic em 5º set emocionante

7 jun 2013 - 12h51
(atualizado às 18h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Se a semifinal era considerada a decisão antecipada de Roland Garros, Rafael Nadal deu um passo muito importante para o oitavo título no torneio nesta sexta-feira. Em jogo tenso recheado de altos e baixos, o espanhol manteve mais a calma e se mostrou muito agressivo no fim para superar o sérvio Novak Djokovic. A partida nesta sexta-feira foi definida por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 3/6, 6/1, 6/7 (3-7) e 9/7.

Com o resultado, Nadal está classificado à final do Aberto da França pela oitava vez na carreira. Ele busca o oitavo título no próximo domingo, quando encara o também espanhol David Ferrer, que mais tarde passou pelo francês Jo-Wilfried Tsonga.

A primeira semifinal do Grand Slam do saibro durou quatro horas e 37 minutos. Apenas o quinto set, que no torneio não tem tie-break, prolongou-se por uma hora e 22 minutos. Na parte final, Djokovic já se mostrava mais cansado tanto física quanto mentalmente. Sacando sempre depois do rival, ele cometeu três erros não forçados no último game, o qual perdeu de zero. 

O jogo foi disputado sob sol intenso na Philippe Chatrier, quadra central de Roland Garros. O vento aumentou durante a partida e interferiu no comportamento do saque de ambos os jogadores. As quebras começaram a ficar mais frequentes a partir do quarto set. Nadal, por exemplo, chegou a sacar em vantagem de 3/2 e 6/5, mas não conseguiu confirmar o serviço.

Com moral após as reações, Djokovic dominou o tie-break e abriu a quinta parcial quebrando o serviço do adversário. O sérvio manteve a vantagem até 4/3, quando perdeu um ponto fácil no 40-40: tinha a bola a sua disposição para concluir de smash, mas perdeu o equilíbrio e tocou com o corpo na rede antes que a bola tocasse pela segunda vez na quadra do adversário. 

O árbitro Pascal Maria detectou a infração e concedeu o ponto a Nadal, o que gerou muitas reclamações do sérvio. Este ainda salvaria o break point, porém uma direita na rede acabou concedendo a quebra ao espanhol. 

Na sequência, Nadal chegou a ficar a dois pontos da vitória. Ele salvou um ponto incrível e, com a ajuda da sorte, encaixou uma passada na linha para fazer 30/30 no saque do rival. Djokovic se salvou forçando o jogo junto à rede.

O espanhol, contudo, não vinha encontrando muitas dificuldades para confirmar o serviço. Agressivo desde a segunda bola, ele dominava os pontos com forehands precisos na paralela.

No saque de Djokovic, Nadal tinha uma postura mais conservadora. Fincado alguns passos atrás da linha de base, ele devolvia o serviço com bolas altas e esperava sua chance para contra-atacar. Quando o sérvio errou um smash na abertura do 16º game, a janela de oportunidade se abriu para o espanhol.

Sem paciência, Djokovic tomou uma linda passada de backhand e depois errou mais duas bolas, precipitando-se ao tentar definir o ponto rapidamente. Ele viu o rival comemorar uma vitória no primeiro match point, após um forehand longo demais.

Classificado à final, Nadal pode agora coroar um retorno triunfal às quadras: desde fevereiro, quando encerrou um período de sete meses afastado do circuito devido a uma lesão no joelho esquerdo, disputou oito torneios e chegou à final de todos, ganhando seis deles. O sétimo troféu nesse período, sendo o oitavo na carreira em Roland Garros, pode vir no próximo domingo. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade