PUBLICIDADE

Tênis

Chave principal do Rio Open começa nesta segunda com Thiem como maior atração

Número quatro do mundo, tenista austríaco busca bicampeonato no torneio nível ATP 500

17 fev 2020 - 04h40
Compartilhar
Exibir comentários

Como aconteceu nos últimos anos, Dominic Thiem será a maior aposta do Rio Open, cuja chave principal terá início hoje. Desta vez, porém, o austríaco disputa o maior torneio da América do Sul, de nível ATP 500, com status de estrela inquestionável do tênis mundial. Número quatro do mundo, ele se tornou o maior candidato a desbancar o chamado Big 3.

Thiem ganhou atenção definitiva dos fãs do esporte e da imprensa em janeiro ao ficar muito perto de desbancar Novak Djokovic na final do Aberto da Austrália, Grand Slam marcado pela forte hegemonia do sérvio. Ele já tinha no currículo dois vice-campeonatos em Roland Garros, ambos com derrota para o espanhol Rafael Nadal.

Na Austrália, porém, ele fez Djokovic jogar cinco sets e mostrou estar em condições de desbancar os favoritos até no piso duro, que não é sua especialidade. "É realmente impressionante a evolução do Thiem, a evolução do seu status de estrela. Na primeira vez que ele jogou no Rio Open, não era tão badalado. E a diferença que faz uma final de Grand Slam na carreira. Ele já tinha feito duas em Roland Garros, mas a decisão na Austrália deu um status ainda maior para ele", atesta Luiz Fernando Carvalho, diretor do Rio Open.

Thiem jogou no Rio pela primeira vez em 2016, quando caiu na semifinal. No ano seguinte, foi campeão, confirmando sua condição de favorito na competição. Mas no ano passado ele decepcionou. Foi eliminado logo na estreia pelo sérvio Laslo Djere, que terminou campeão. "Ele não é mais uma promessa, já é realidade. Um dos melhores tenistas do mundo, franco favorito a desbancar o Big 3. Vamos ver como vai ser sua performance no Rio", projeta Carvalho.

O Brasil terá três representantes na disputa em simples: Thiago Monteiro, Felipe Meligeni Alves e Thiago Wild, os dois últimos por convite. Meligeni, por sinal, será o adversário de estreia de Thiem. Nas duplas, Bruno Soares e Marcelo Melo e seus respectivos parceiros são os favoritos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade