PUBLICIDADE

Tênis

Atual campeão, Djokovic vence alemão na 1ª rodada de Wimbledon

Sem dificuldades, sérvio derrotou Philipp Kohlschreiber e avançou para a segunda rodada

1 jul 2019 - 13h26
Compartilhar
Exibir comentários

Atual campeão de Wimbledon, Novak Djokovic não teve maiores problemas para confirmar favoritismo em sua estreia nesta edição do tradicional Grand Slam inglês realizado em quadras de grama. O sérvio superou o alemão Philipp Kohlschreiber por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/5 e 6/3, nesta segunda-feira, em Londres, e avançou à segunda rodada da competição.

No topo disparado do ranking mundial e em busca do seu quinto troféu do grande evento na capital inglesa, na qual triunfou também em 2011, 2014, 2015 e 2018, o tenista de 32 anos avançou à segunda rodada e terá como próximo adversário o norte-americano Denis Kudla, que em outro duelo já encerrado deste primeiro dia de duelos do torneio passou pelo tunisiano Malek Jaziri por 6/4, 6/1 e 6/3.

Essa foi a 11ª vitória de Djokovic em 13 confrontos com Kohlschreiber, atual 57º colocado da ATP, que neste ano chegou a surpreender o sérvio no Masters 1000 de Indian Wells, em quadra dura nos Estados Unidos, mas também caiu diante do adversário nos Masters de Montecarlo e Roma, ambos em piso de saibro, nesta temporada.

Neste quarto duelo entre os dois no ano, o número 1 do mundo teve o seu saque quebrado por duas vezes pelo experiente tenista alemão de 35 anos, mas aproveitou seis de 14 chances de ganhar games no serviço do rival para liquidar o confronto em sets diretos, após 2h03min.

Com 12 aces e 84% de aproveitamento nos pontos que disputou com o seu primeiro serviço, Djokovic também acumulou 37 winners e 19 erros não forçados, diante de 22 bolas vencedoras e 29 erros do mesmo tipo de Kohlschreiber, que fez nove pontos de saque.

ANDERSON E WAWRINKA TAMBÉM VENCEM

Em outros dois duelos já finalizados nesta segunda-feira em Londres, o sul-africano Kevin Anderson e o suíço Stan Wawrinka também confirmaram favoritismo em suas estreias. Atual vice-campeão de Wimbledon e quarto cabeça de chave da competição, o jogador da África do Sul abriu campanha derrotando o francês Pierre-Hugues Herbert por 3 sets a 0, com 6/3, 6/4 e 6/2, enquanto Wawrinka, 22º pré-classificado e vencedor de três títulos de Grand Slam, também superou com facilidade o belga Ruben Bemelmans por 6/3, 6/2 e 6/2.

Com o seu triunfo, Anderson se credenciou para enfrentar na segunda rodada o sérvio Janko Tipsarevic, que em outra partida do dia sofreu para bater o japonês Yoshihito Nishioka, por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 6/7 (2/7), 6/2, 5/7 e 6/2. Já o próximo rival de Wawrinka será o norte-americano Reilly Opelka, que passou pelo alemão Cedrik-Marcel Stebe por 6/3, 7/6 (7/4) e 6/1.

O russo Karen Khachanov, por sua vez, precisou lutar bastante para justificar o status de décimo cabeça de chave em sua estreia diante do sul-coreano Soon-Woo Kwon, que saiu do qualifying e perdeu por 3 sets a 1, com 7/6 (8/6), 6/4, 4/6 e 7/5. Assim, ele avançou para encarar na próxima fase o espanhol Feliciano López, que na primeira rodada eliminou o norte-americano Marcos Giron por 6/4, 6/2 e 6/4.

Em outra partida desta segunda-feira, o espanhol Roberto Bautista-Agut também confirmou a condição de 23º cabeça de chave na estreia ao bater o alemão Peter Gojowczyk por 6/3, 6/2 e 6/3. E o seu rival seguinte na capital inglesa será o belga Steve Darcis, que eliminou o alemão Mischa Zverev por 6/2, 6/4 e 6/4.

O argentino Leonardo Mayer, o italiano Andreas Seppi e o holandês Robin Haase foram outros tenistas que venceram na estreia em outras partidas já finalizadas no dia.

KAROLINA PLISKOVA E SIMONA HALEP VENCEM NA ESTREIA

Duas ex-líderes do ranking da WTA e cotadas como favoritas ao título, a checa Karolina Pliskova e a romena Simona Halep passaram com tranquilidade nesta segunda-feira pela rodada de estreia de Wimbledon, o terceiro Grand Slam da temporada. Em um lado da chave complicado com tenistas de renome como a japonesa Naomi Osaka, a dinamarquesa Caroline Wozniacki e a norte-americana Venus Williams, ambas venceram os seus jogos por 2 sets a 0 e se classificaram à segunda rodada.

Número 3 do mundo, Pliskova manteve o embalo do título conquistado no último sábado em Eastbourne e derrotou a chinesa Lin Zhu com as parciais de 6/2 e 7/6 (7/4). Sua próxima adversária será a porto-riquenha Monica Puig, campeã olímpica nos Jogos do Rio-2016, que bateu de virada a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova por 2 sets a 1 - com parciais de 5/7, 6/4 e 7/5.

Sem precisar passar por algum susto como um tie-break, Halep estreou com a vitória sobre a bielo-russa Aliaksandra Sasnovich com as parciais de 6/4 e 7/5. A rival da segunda rodada da tenista da Romênia será a compatriota Mihaela Buzarnescu, que derrotou a norte-americana Jessica Pegula por 2 sets a 0, com um duplo 6/4.

Também entre as mais tenistas mais bem ranqueadas, a ucraniana Elina Svitolina aplicou até um "pneu" em sua estreia na grama de Londres. Contra a australiana Daria Gavrilova, a cabeça de chave número 8 ganhou por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/0, e agora enfrentará a russa Margarita Gasparyan, que eliminou a alemã Anna-Lena Friedsam com um duplo 6/4.

Sem dar chances para a zebra, outras cinco tenistas pré-classificadas conseguiram a classificação à segunda rodada de Wimbledon. Foram os casos da norte-americana Madison Keys (cabeça 17), da estoniana Anett Kontaveit (20), da croata Petra Martic (24), da norte-americana Sofia Kenin (27) e da grega Maria Sakkari (31).

Só quem se deu mal foi a bielo-russa Aryna Sabalenka. A cabeça de chave número 10 e 11.ª do ranking foi eliminada precocemente pela eslovaca Magdalena Rybarikova, que venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4. Outras seis tenistas venceram na estreia: as checas Marie Bouzkova e Karolina Muchova, a britânica Heather Watson, a eslovena Polona Hercog, a ucraniana Dayana Yastremska e a suíça Viktorija Golubic.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade