PUBLICIDADE

Sul Fluminense recebe a maior maratona de ciclismo do mundo

1 ago 2018 - 19h19
Compartilhar
Exibir comentários

Em sua segunda edição no Brasil, o Gran Fondo New York será disputado neste domingo, dia 5, em Conservatória, no Sul Fluminense. Com cerca de 1.500 ciclistas inscritos, a maior maratona de ciclismo do mundo terá a prova clássica, com percurso longo de 160km, e médio, com 88km. Para este ano, mais da metade do percurso será inédito com a inclusão de duas novas serras do histórico Vale do Café.

"Os ajustes para este ano foram aprovados pelos embaixadores do Gran Fondo New York Brasil  e por centenas de ciclistas que realizaram simulações da prova nos últimos meses", afirma Maria Luisa Jucá, organizadora da GFNYBrasil. "O percurso longo ficou com 158.4km, com uma altimetria positiva de 2.832m. Já o percurso médio tem 88,4km, com altimetria positiva de 1.615m."

Criada para atletas profissionais e amadores ávidos por desafios de resistência, a grande festa do ciclismo mundial traz a experiência "Be a Pro for a Day", que simula um verdadeiro Grand Fondo italiano, com largada em massa, controle de tempo por chip, sinalização, fechamento total ao trânsito na maioria do percurso, batedores, carros de apoio mecânico, resultados baseados nos tempos gerais, medalha aos participantes e troféus e prêmios para campeões gerais.

Além da prova, o GFNYBrasil oferece muitas atrações para ciclistas e seus familiares. No sábado, a partir das 18h, no Hotel Acalanto, o técnico Bernardinho, bicampeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei e que se tornou ciclista amador, ministra uma palestra motivacional. Também no sábado, às 16h, acontece a palestra com o médico Fabrício Braga, do Laboratório de Performance Humana, sobre saúde e desempenho.

Legado do GFNYBrasil

O legado positivo para Conservatória e o município de Valença é uma das preocupações das sócias Fernanda Venturini e Maria Luisa Jucá. Parte da escola municipal da cidade será reformada para receber a GFNYBrasil Expo. Parte do valor arrecadado com inscrições VIP será usado para beneficiar o hospital municipal local. Outro legado positivo é o aquecimento da economia da região, principalmente para hotéis, restaurantes e mercados.

A expectativa é grande para a segunda edição da prova, que teve sua estreia elogiada por muitos participantes que retornam para encarar o percurso renovado em 2018. Mais que uma competição de ciclismo, o GFNY Brasil reuniu em 2017 milhares de aficionados pelo pedal e acumulou elogios.

"Uma das mais importantes provas do mundo do ciclismo pela excelência de sua organização", definiu o técnico Bernardinho, que completou a prova de 160km no ano passado e está inscrito para a mesma distância neste domingo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade