São Paulo ainda sonha com a Libertadores e torce por ampliação das vagas
Equipe de Hernán Crespo está na oitava posição no Brasileirão e precisa melhorar desempenho nas últimas rodadas se quiser vaga na Libertadores
A cinco rodadas do fim do Brasileirão, o São Paulo precisa somar cerca de 54 pontos na competição para terminar entre os sete primeiros colocados e garantir vaga na Libertadores de 2026. Dos 15 pontos ainda em disputa, o clube precisaria conquistar ao menos nove, um aproveitamento de 60%, para atingir o mínimo registrado pelo sétimo colocado nas últimas cinco edições do campeonato.
No pior dos casos, o tricolor paulista precisa atingir o total de 58 pontos ao final do Brasileirão, pontuação conquistada pelo Fortaleza em 2022. Isso implicaria no clube marcar 13 dos 15 pontos da disputa, um aproveitamento maior que qualquer campeão. Então, além de se preocupar com o Fluminense na tabela, o São Paulo precisa ficar atento aos clubes que sobem na disputa do G-7, como o Bragantino, Atlético Mineiro e Corinthians.
O clube também pode torcer para um ampliamento nas vagas para a classificação para a Conmebol, algo que o próprio treinador Hernán Crespo já disse ser possível. Caso o ganhador da Copa do Brasil esteja nos sete colocados do Brasileirão, a classificação se tornaria G-8. O Fluminense e o Cruzeiro seguem na disputa do torneio, possibilitando a classificação do São Paulo para a Libertadores mesmo se não terminarem em sétimo lugar no Brasileirão.
Entre cálculos e confrontos diretos, a missão do São Paulo é somar pontos e impedir a aproximação dos rivais. Em campo, os jogadores necessitam de foco total no seu aproveitamento, principalmente no Clássico Majestoso que se aproxima, marcado para o dia 20 de novembro na Arena Neoquímica.