0

Santos vai enfrentar Deportivo Lara na Libertadores

Caso avance, time alvinegro terá adversário bem mais tradicional, que pode ser Universidad de Chile ou San Lorenzo

22 fev 2021
05h10
atualizado às 07h43
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Classificado à edição 2021 da Copa Libertadores, o Santos já sabe o caminho que vai percorrer para voltar a disputar a fase de grupos do torneio que foi finalista da temporada 2020. O time iniciará a sua participação diante do Deportivo Lara, da Venezuela.

Santos empata com Fluminense e garante vaga na Libertadores
Santos empata com Fluminense e garante vaga na Libertadores
Foto: Anderson Lira / Estadão Conteúdo

O Santos é, hoje, o oitavo colocado do Brasileirão, com 54 pontos, e assegurou a "última" vaga do futebol nacional na competição continental no último domino, quando todos os concorrentes a ela tropeçaram: o time da Vila Belmiro empatou por 1 a 1 com o Fluminense, o Athletico-PR perdeu por 1 a 0 para o Grêmio e Corinthians e Bragantino não saíram do 0 a 0 com Vasco e Goiás, respectivamente.

O sorteio realizado pela Conmebol para as fases preliminares da Libertadores definiu que o Santos, o "Brasil 8" terá pela frente o Deportivo Lara, o terceiro colocado na última edição do Campeonato Venezuelano. A partida de ida será na Vila Belmiro e está inicialmente prevista para ser disputada em 9 de março. Já o duelo de volta acontecerá uma semana depois, no dia 16, em Cabudaré.

Caso passe pelo time venezuelano, o Santos vai encarar na terceira fase preliminar um adversário bem mais tradicional na busca pela vaga na fase de grupos. O adversário será o vencedor da série entre a Universidad de Chile, terceira colocada no Campeonato Chileno, e o argentino San Lorenzo. Nesse caso, os duelos estão previstos para os meios de semana dos dias 7 e 14 de abril.

Até a sua estreia na Libertadores, o Santos fará mais quatro jogos. Na quinta-feira, na Fonte Nova, o time vai encerrar a sua participação no Brasileirão diante do Bahia. Depois, terá três compromissos pelo Campeonato Paulista. Estreará no próximo domingo diante do Santo André, no Canindé, vai receber a Ferroviária, na Vila, em 3 de março, e visitará o São Paulo, no Morumbi, no dia 6.

Nos próximos dias, o Santos deve oficializar a contratação do técnico Ariel Holan, que vai suceder Cuca. Na quinta-feira, porém, contra o Bahia, o time deverá ser comandado pelo auxiliar técnico Marcelo Fernandes.

"Vai chegar e já tem Santo André, Ferroviária, São Paulo. Antes o Bahia, que importa muito. Pessoal vai ter que aceitar mais o treinador que tudo. Já conversei com o grupo e com os auxiliares, todo o departamento médico. Holan vem com pouca gente, ele e mais dois auxiliares. Vai precisar muito de toda a turma", disse Cuca.

A próxima participação do Santos será a 16.ª na história da Libertadores, mas só a segunda iniciada na fase preliminar. A outra foi em 2007, com o time passando pelo boliviano Blooming com vitórias por 1 a 0 e 5 a 0.

AS OUTRAS VAGAS

Embora, só as posições de Palmeiras, por ser campeão da Libertadores, e o Santos, por ter garantido a sexta e última vaga distribuída pelo Brasileirão, os oito participantes do País no torneio continental já estão garantidos. São eles: Flamengo, Internacional e Atlético-MG, todos já assegurados na fase de grupos, além de São Paulo, Fluminense e Grêmio - um desse trio irá para a fase preliminar.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade