PUBLICIDADE
Logo do

Santos

Favoritar Time

Santos tem sua terceira melhor defesa no 1º turno na era dos pontos corridos do Brasileirão

29 jul 2022 - 10h39
Ver comentários
Publicidade

Apesar da temporada não estar sendo animadora para o torcedor do Santos, um dado vem chamando a atenção de forma positiva. O clube encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com a sua melhor terceira melhor defesa na era dos pontos corridos.

Passadas 19 rodadas do torneio, o Peixe sofreu apenas 16 gols, resultando uma média de 0,8 por partida. Dentre todos os 20 times da Série A, o Alvinegro Praiano tem a segunda melhor defesa, ficando apenas atrás do Palmeiras, que foi vazado 13 vezes.

Esse é o terceiro melhor número do Santos desde que o Brasileirão mudou para o formato de pontos corridos, em 2003. Em 2013, o time também encerrou o primeiro turno com 16 gols sofridos.

A melhor marca até o momento foi registrada em 2017. Na ocasião, a equipe da Vila Belmiro foi vazada somente 13 vezes no primeiro turno. Ao final do Brasileirão daquele ano, o Santos ficou na terceira colocação.

A segunda melhor campanha defensiva após 19 partidas aconteceu em 2014. Com Oswaldo de Oliveira no comando, o Peixe viu os rivais comemoraram 14 tentos.

Já a pior marca foi em 2004, com 36 bolas nas rede. Na época, no entanto, o primeiro turno se encerrava na 23ª rodada, já que a Série A era disputada por 24 clubes. Desde que o torneio passou a ter 20 times, o pior número foi registrado em 2009 (34 gols).

Uma possível explicação para os bom papel defensivo do Alvinegro Praiano na atual temporada é o bom desempenho de João Paulo. O goleiro vem sendo peça decisiva no elenco. Segundo dados do Footstats, ele soma 45 defesas no Campeonato Brasileiro, sendo 18 delas difíceis.

Agora, o Peixe espera manter o bom número defensivo no segundo turno para encerrar a competição em uma boa posição. Nesta segunda-feira, o clube recebe o Fluminense, às 20 horas (de Brasília), na Vila Belmiro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade