PUBLICIDADE
Logo do

Santos

Favoritar Time

Santos publica foto com Pelé e lembra aniversário de Athié Jorge Coury: "Um dos maiores"

1 ago 2022 - 20h03
Ver comentários
Publicidade

Nesta segunda-feira, um dos nomes importantes da história do Santos, o ex-goleiro e presidente Athié Jorge Coury, completaria 118 anos. Em seu perfil nas redes sociais, o clube lembrou o aniversário de Athié, com uma foto ao aldo de Pelé.

Athié nasceu em 1 de agosto de 1904 em Itu e faleceu no dia 1 de dezembro de 1992, em Santos. Ele estreou debaixo da trave santista em 1927 e seguiu no clube da Baixada Santista, onde seguiu até 1934.

Em sua estreiam contra o Corinthians de Santo André, mesma equipe contra qual Pelé estreou 30 anos depois, o goleiro defendeu um pênalti. A partida marcou uma goleada por 9 a 0, importante resultado na campanha da equipe que no fim da competição ficou conhecida como "o time do ataque dos 100 gols".

Sua despedida como jogador aconteceu em 1934, em derrota para o então Palestra Itália, hoje Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. Ao todo, Athié vestiu a camisa do Santos em 172 oportunidades. Depois, sua posição foi herdada por Cyro Maciel Portieri.

Alguns anos depois de sua aposentadoria dos gramados, o ex-goleiro assumiu o cargo de diretor de esportes do Peixe. Depois, em 1945, tornou-se o 22° presidente do Santos. À frente do clube, montou um time vitorioso, que conquistou o bicampeonatos da Copa Libertadores e do Mundial, contanto com Pelé< Coutinho e Pepe na equipe.

Em 1950, em sua homenagem, o Santos batizou o ginásio de esportes na Vila Belmiro com seu nome. Além disso, Athié recebeu e título de Presidente Emérito do clube. Em 1971, encerrou sua passagem como presidente do Santos após ser derrotado por Vasco José Faé nas urnas.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade