PUBLICIDADE
Logo do

Santos

Favoritar Time

Quem é Nathan? Veja características do reforço do Santos e como foi sua passagem por Portugal

6 ago 2022 - 08h06
Ver comentários
Publicidade

O Santos tem um novo lateral direito para o restante da temporada. Trata-se do jovem Nathan Santos. O atleta de 20 anos, que estava no Boavista, de Portugal, foi contratado de forma definitiva pelo Peixe e assinou um contrato válido até 31 de dezembro de 2026.

Mas quem é Nathan? Para saber um pouco mais sobre o garoto e saber como foi a passagem dele pela Europa, a Gazeta Esportiva conversou com o jornalista António Mendes, do Record, de Portugal.

Da base do Vasco para o futebol português

Nathan chegou ao Boavista em 2020, por empréstimo do Vasco. Pelo clube carioca, ele nem sequer chegou a jogar no profissional. O seu início na Europa foi difícil, como se previa. Ele tinha apenas 19 anos na época e, para ganhar ritmo, foi integrado ao elenco sub-23, onde disputou nove jogos e marcou um gol.

Passada essa fase de adaptação, o lateral direito subiu ao time principal e realizou 15 partidas.

Características

Nathan chamou a atenção, principalmente, pela sua velocidade. Ele é um lateral muito ofensivo, mas que apresentou certas dificuldades para defender no início. Recentemente, no entanto, ele conseguiu melhorar o seu lado defensivo, a ponto de se fixar na temporada passada como titular indiscutível na equipe de Petit, muitas vezes como o lateral em uma defesa montada com uma linha de três.

Ao todo, Nathan passou duas temporadas no Boavista. Foram 49 jogos, dois gols e três assistências. Na última temporada, foram 34 partidas, uma bola na rede e dois passes para tentos, números que "provam a sua regularidade".

Saída do Boavista

Pestes a iniciar a temporada, o Boavista precisava realizar algumas vendas para pagar dívidas e desbloquear impedimento da Fifa. O clube português tem sete reforços à espera que ainda não foram inscritos. Assim, o interesse do Santos apareceu no momento certo para a diretoria lusitana.

A transferência pode chegar aos 3 milhões de euros (R$ 15,9 milhões na cotação atual) mediante a concretização de determinados objetivos, os quais não foram revelados pelas equipes.

Chega para jogar?

Nathan chega para brigar por posição com Madson e Auro no Alvinegro Praiano. Nenhum dos dois, no entanto, é unanimidade no clube paulista. Além disso, ambos tem contrato apenas até o final deste ano e não devem permanecer.

A tendência, porém, é que ele ainda leve um tempo para voltar a entrar no ritmo. Isso porque a sua última partida foi no dia 14 de maio. Na ocasião, ele atuou por 26 minutos no empate de 2 a 2 do Boavista com o Tondela, pelo Campeonato Português. Já a última vez que jogou por 90 minutos foi em 2 de abril.

O Santos volta a campo nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), contra o Coritiba, fora de casa, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para este jogo, no entanto, Nathan ainda não estará à disposição, já que ele não foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade