PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Primeira vitória do Santos no exterior completa 66 anos

4 abr 2020 - 10h21
Compartilhar
Exibir comentários

Vasconcelos foi o último camisa 10 do Santos antes de Pelé (Foto: Divulgação/SFC)
Vasconcelos foi o último camisa 10 do Santos antes de Pelé (Foto: Divulgação/SFC)
Foto: Gazeta Esportiva

Com uma tradição vitoriosa em confrontos internacionais, o Santos comemora neste sábado 66 anos de seu primeiro triunfo no exterior. No dia 4 de abril de 1954, o Peixe então comandado pelo italiano Giuseppe Ottina goleou o Talleres na Argentina por 5 a 0.

Na época, o clube brasileiro fazia a sua primeira excursão em solo internacional, algo que se tornaria uma tradição nos anos seguintes. Mesmo com um desempenho elogiado pela imprensa argentina, o Santos empatou em seus três primeiros compromissos, dois contra o Gimnasia e um diante do San Lorenzo.

A delegação alvinegra partiu, enfim, rumo a Córdoba, onde enfrentou o Talleres em uma tarde de domingo. A equipe titulat de Ottina foi formada por: Barbosinha, Hélvio e Feijó; Urubatão, Formiga e Zito; Del Vecchio, Walter, Álvaro, Vasconcelos (Hugo) e Tite.

Os jogadores que balançaram as redes na goleada do Peixe foram Hugo, Walter, Tite e Vasconcelos, que marcou duas vezes. Existem poucas informações em relação à partida, mas o suficiente para que seja um marco importante na história do clube.

Após a excursão de 1954, o Santos passou a construir uma tradição em confrontos internacionais. Entre 1959 e 1974, o Peixe ficava três meses por ano fora do Brasil, construindo aos poucos sua popularidade no exterior.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade