PUBLICIDADE

Renata Silveira tem conta suspensa no Instagram por compartilhar as próprias narrações

Narradora da Globo afirmou que bloqueio por direitos autorais partiram do Comitê Olímpico Internacional, dono das imagens

2 ago 2021 04h48
ver comentários
Publicidade

A jornalista Renata Silveira compartilhou com os seguidores do Twitter que teve sua conta no Instagram bloqueada por violação de direitos autorais, em pleno período de Jogos Olímpicos, após compartilhar imagens de um jogo com a própria narração no futebol feminino.

Renata Silveira foi afetada por lei de direito autoral sobre imagens (Divulgação/Rede Globo)
Renata Silveira foi afetada por lei de direito autoral sobre imagens (Divulgação/Rede Globo)
Foto: Lance!

- Estou sem Instagram até dia 4. Não posso postar minhas próprias narrações…e ainda posso ficar sem a conta… é cada uma… - postou.

- Galera, quem bloqueou e denunciou foi o COI. São as narrações das olimpíadas que coloquei no insta… - finalizou.

A mensagem do Instagram ainda diz que a narradora pode não ter mais acesso a sua conta.

- Se você continuar publicando conteúdo que infringe os direitos de outras pessoas ou que, de outra forma, viola as leias, poderemos desativar sua conta permanentemente.

No Brasil, as obras audiovisuais e fotográficas são protegidas pela Lei Federal n.º 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais). Então, o direito de usar as imagens ou vídeos é só dos autores, necessitando de autorização prévia por meio de contrato para que ela seja usada.

Com isso, o autor, nesse caso o COI, tem o direito de tirar do ar vídeos em circulação com suas imagens dos Jogos Olímpicos. Somente a Globo e o Bandsports podem transmitir os torneios olímpicos, dentro de seus respectivos canais, por terem contratado o serviço.

Lance!
Publicidade
Publicidade