PUBLICIDADE

Quadro neurológico de Zanardi segue 'grave', diz boletim

Paratleta italiano está em seu 3º dia em coma induzido

22 jun 2020 08h08
| atualizado às 08h42
ver comentários
Publicidade

O campeão paralímpico e ex-piloto de Fórmula 1 italiano Alessandro Zanardi, que sofreu um acidente durante um evento de paraciclismo, continua com o seu quadro neurológico em estado "grave", de acordo com o boletim médico divulgado nesta segunda-feira (22).

O italiano de 53 anos de idade precisou passar por uma cirurgia de urgência e está há três dias em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena.

Alessandro Zanardi está em coma induzido na UTI do Hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena
Alessandro Zanardi está em coma induzido na UTI do Hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena
Foto: ANSA / Ansa

"As condições clínicas de Zanardi permanecem estáveis, a terceira noite em terapia intensiva foi passada sem alterações. As condições clínicas também permanecem inalteradas nos parâmetros cardiorrespiratórios e metabólicos, enquanto o quadro neurológico continua grave. A equipe avaliará nos próximos dias quaisquer ações terapêuticas de diagnóstico a serem tomadas", informou o boletim médico divulgado pelo hospital.

Sabino Scolletta, diretor de emergência do Santa Maria alle Scotte, informou que Zanardi não corre risco de morte. Além disso, os médicos do Hospital de Siena planejam tirar o italiano do coma induzido nos próximos dias para avaliar se há sequelas do grave acidente.

Tudo começou durante um evento de paraciclismo na cidade de Pienza, na província de Siena. Na ocasião, Zanardi perdeu o controle de sua bicicleta adaptada em uma curva e bateu em um caminhão com reboque. Antes de colidir com o veículo, o paratleta ainda capotou duas vezes.

Zanardi sofreu múltiplas fraturas no crânio por causa do acidente. No momento, o Ministério Público de Siena está investigando o motorista do caminhão, cujo nome não foi revelado.

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade