PUBLICIDADE

Presidente da Fifa promete processo "justo e transparente" para Copa de 2026

26 mar 2018 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, descreveu o processo de candidatura da Copa do Mundo de 2026 como "justo, objetivo e transparente" depois de a entidade que controla o futebol mundial anunciar que recebeu duas candidaturas nesta segunda-feira.

Gianni Infantino concede entrevista em Bogotá
  16/3/2018    REUTERS/Jaime Saldarriaga
Gianni Infantino concede entrevista em Bogotá 16/3/2018 REUTERS/Jaime Saldarriaga
Foto: Reuters

A Fifa, que tem como prazo de escolha do anfitrião o seu congresso anual em Moscou em junho, disse em comunicado que recebeu uma candidatura de Marrocos e uma conjunta de Estados Unidos, Canadá e México.

As duas candidaturas serão avaliadas pela força-tarefa que visitará as potenciais nações anfitriãs, acrescentou a Fifa.

"Eu desafio qualquer um a apontar uma organização que conduza um processo tão justo, objetivo e transparente quanto a Fifa está fazendo para a Copa do Mundo 2026", disse Infantino na nota.

"A Fifa foi duramente criticada sobre como conduziu a escolha de sedes no passado; era nossa obrigação aprender com isso e não deixar espaço para dúvida ou subjetividade", ele acrescentou.

"Isso é o motivo que as regras desse processo... incluem os maiores padrões em termos de conduta ética, participação e compromisso com a sustentabilidade e os direitos humanos".

O último processo de sedes da Copa do Mundo, para os torneios de 2018 e 2022, foi alvo de persistentes alegações de tentativas ilegítimas de influenciar os 22 membros eleitores do comitê executivo da Fifa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade