PUBLICIDADE

Sete técnicos chegam à 23ª rodada na corda bamba

Campeonato Brasileiro, que já derrubou 20 treinadores, pode ter mais trocas de comando nesta semana

4 set 2018 - 11h21
(atualizado em 21/2/2019 às 10h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A rodada de meio de semana da Série A do Campeonato Brasileiro, com jogos na quarta (5) e quinta (6), prometem emoção de sobra. Não só pela briga nas primeiras posições ou no lado oposto da tabela. No total, sete clubes entram em campo com seus respectivos treinadores sob forte pressão. Ou seja, a dança dos técnicos na competição, que já protagonizou 20 trocas até agora, pode ter novos episódios nas próximas horas.

Maurício Barbieri, técnico do Flamengo
Maurício Barbieri, técnico do Flamengo
Foto: Felipe Correia/Photo Premium / Gazeta Press

Maurício Barbieri, do Flamengo, é um dos que estão no cargo por um fio. Uma nova derrota, para o Internacional, em Porto Alegre, pode determinar sua saída do comando da equipe. No Botafogo, Zé Ricardo também já vive sob críticas. Nos cinco jogos em que dirigiu o time, conseguiu apenas uma vitória, com um empate e três derrotas.

Tomando-se como exemplo o próprio Botafogo, que demitiu semanas atrás Marcos Paquetá, que sofreu quatro derrotas em cinco partidas, não seria fantasioso apostar que um novo fracasso do Alvinegro, contra o Cruzeiro, no Rio, poderia dar fim à passagem de Zé Ricardo pelo clube.

A lista de ‘ameaçados’ inclui outro técnico de time carioca: Alberto Valentim, do Vasco, que está na equipe faz uma semana. Período em que o Vasco perdeu duas vezes: para Atlético-PR (1 a 0) e Santos (3 a 0, no Maracanã). A equipe enfrenta o América-MG no Mineirão e um outro revés pode encurtar o caminho de Valentim no clube.

Zé Ricardo, técnico do Botafogo
Zé Ricardo, técnico do Botafogo
Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium / Gazeta Press

Entre os clubes que ocupam a zona de rebaixamento do Brasileiro, a situação é delicada para o lanterna Paraná e seu treinador, Claudimir Oliveira. Nas quatro partidas em que comandou o Tricolor, ele só somou um ponto – além desse empate, perdeu as outras três. O Paraná vai enfrentar em casa a Chapecoense, também na zona do descenso e com Guto Ferreira balançando no cargo – em cinco jogos, perdeu quatro e conseguiu somente uma vitória.

No Bahia, Enderson Moreira vinha razoavelmente bem até poucos dias atrás. Mas, nas últimas três rodadas, o time acumulou três derrotas e o alerta foi acionado. O confronto da rodada do Tricolor baiano é com o Sport, também com seu treinador, Eduardo Baptista, fazendo malabarismos para manter o emprego. Dependendo do que ocorrer neste clássico do futebol do Nordeste, um dos dois pode chegar ao fim de semana sem trabalho.

Enderson Moreira, técnico do Bahia
Enderson Moreira, técnico do Bahia
Foto: Felipe Correia/Photo Premium / Gazeta Press

Veja também

Os jogadores que estão há mais tempo nos principais clubes brasileiros:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade