3 eventos ao vivo

Afinal a Libertadores no SBT é um sucesso ou um fracasso?

Na guerra de números há alternativas para todos os gostos

28 nov 2020
11h05
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Para fugir das goleadas globais às quartas-feiras, o SBT mudou o dia de exibição da Libertadores. Escolheu a terça-feira para mostrar o futebol sem ter o Corinthians como concorrente principal. E como só pode escolher um jogo optou pelo Flamengo.

Com Racing e Flamengo, SBT ficou em segundo lugar no Rio de Janeiro
Com Racing e Flamengo, SBT ficou em segundo lugar no Rio de Janeiro
Foto: Marcelo Endelli / Reuters

Deu certo? Se a comparação for com outros jogos do Flamengo na Libertadores, a resposta é não. No Rio, o SBT ficou em segundo lugar na média. Na primeira fase da Libertadores, com jogos do Flamengo às quartas-feiras, sempre ficou em primeiro lugar.

Se a comparação levar em conta os números em São Paulo, a resposta também é não. Com o Flamengo, o SBT ficou em terceiro lugar, dando 7 pontos de média, com números semelhantes aos conquistados com jogos do Palmeiras e do São Paulo na primeira fase.

Mas como há números para todos os gostos, o SBT comemorou os mais de 300% de crescimento que obteve no Rio com o jogo em comparação com os números de audiência do horário da terça-feira anterior. São números reais, mas que seriam os mesmos se a emissora tivesse exibido o jogo em qualquer outro dia da semana, porque tem baixos índices de audiência nesse horário.

Mas afinal a Libertadores é um sucesso ou um fracasso no SBT? Nem uma coisa nem outra. Os baixos índices obtidos principalmente em São Paulo são condizentes com uma emissora que nunca teve um DNA esportivo, com raros períodos de exceção. 

Além disso, a crise de audiência é geral na emissora. Hoje nenhum programa na grade em São Paulo consegue atingir dois dígitos de audiência. Nem a novela infantil, o que se explica porque é reprise, e nem o Programa Silvio Santos. 

Por isso, querer que o futebol faça milagre concorrendo contra a novela global esticada e contra A Fazenda é pedir um pouco demais.

 

Veja também:

CBLoL 2021 promete evolução no cenário
Paradinha Esportiva Paradinha Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade