PUBLICIDADE
Logo do

Palmeiras

Meu time

Alvo do Palmeiras, Elkeson 'virou chinês' com títulos e gols

O jogador atua na China há nove anos, naturalizou-se chinês e possui vínculo com o Guangzhou Evergrande até 2023

8 dez 2021 06h03
| atualizado às 07h45
ver comentários
Publicidade

Em busca de um atacante para a próxima temporada, o Palmeiras fez uma consulta pelo atacante Elkeson. O jogador atua na China há nove anos, naturalizou-se chinês e possui vínculo com o Guangzhou Evergrande até 2023, mas deve acertar a rescisão contratual em breve.

Elkeson na partida pela AFC Champions League 2019 entre Kawasaki Frontale e Shanghai SIPG FC no Estádio Kawasaki Todoroki, em Kanagawa, no Japão
Elkeson na partida pela AFC Champions League 2019 entre Kawasaki Frontale e Shanghai SIPG FC no Estádio Kawasaki Todoroki, em Kanagawa, no Japão
Foto: Naoki Nishimura / AFLO Sport / Reuters

Revelado pelo Vitória em 2009, Elkeson viveu seu melhor ano no futebol brasileiro em 2012. Defendendo a camisa do Botafogo, o atacante marcou 18 gols em 54 partidas e participou da campanha do título da Taça Rio. O desempenho chamou a atenção do Guangzhou Evergrande, que contratou o jogador no ano seguinte.

O brasileiro se destacou logo em sua primeira temporada na China. Com a camisa 9 do Guangzhou, ele anotou 32 gols em 39 jogos e foi o artilheiro da Super Liga Chinesa, com 24 bolas na rede. Além disso, conquistou o campeonato nacional e a Liga dos Campeões da Ásia.

Em 2014, manteve o bom momento e marcou 35 tentos em 42 partidas, sendo mais uma vez o atleta com mais gols na Super Liga, com 28 gols. Elkeson também faturou o bicampeonato nacional e foi eleito o jogador do ano na China.

Na temporada seguinte, o atacante teve a oportunidade de trabalhar com o técnico Felipão, que assumiu o comando do Guangzhou no lugar de Fábio Cannavaro. Embora tenha reduzido sua boa média de gols, com 10 bolas na rede em 31 jogos, o atleta conquistou seu terceiro título da liga e o segundo da Champions League Asiática.

Depois de três anos no Guangzhou Evergrande, Elkeson acertou sua transferência para o Shangai SIPG em 2016. O jogador não conseguiu retomar o desempenho apresentado no time anterior, mas também teve bons números no novo clube. No total, marcou 61 gols em 115 partidas e foi campeão da Super Liga Chinesa (2018) e da Supercopa da China (2019).

Elkeson retornou ao Guangzhou durante a temporada de 2019 e conquistou seu quinto título do campeonato nacional, com 10 bolas na rede em 17 partidas. O atacante teve um ano de 2020 mais apagado e marcou sete gols em 23 jogos. Porém, se recuperou em 2021 e conta atualmente com 11 tentos em 13 embates de sua equipe.

Após anos atuando na China, o jogador se naturalizou em 2019 e conta com convocações para a seleção nacional.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade