PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Derrota para o Peru no cara ou coroa mudou rumo do Brasil na Copa América

5 jul 2019 - 08h31
(atualizado em 7/7/2019 às 09h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Adversário da Seleção Brasileira na final da Copa América, o Peru contou com a sorte para frustrar o Brasil na edição de 1975, quando conquistou seu segundo e último título da competição. Na ocasião, os peruanos eliminaram o time canarinho no cara ou coroa e mudaram a trajetória do rival não só naquele torneio, mas em toda a história.

A Copa América de 44 anos atrás foi a primeira a ser chamada pelo nome como é conhecida hoje, além de realizada de forma itinerante, sem uma sede fixa. Assim, a Seleção Brasileira decidiu poupar seus principais jogadores de longas viagens, formando a base do time com atletas de clubes mineiros e mandando seus jogos em Belo Horizonte.

Em um triangular contra as seleções da Argentina e da Venezuela, o Brasil obteve quatro vitórias em quatro jogos e avançou à semifinal com a liderança. O primeiro colocado de cada um dos três grupos ia para o mata-mata e acompanhava o Uruguai, classificado diretamente por ser o atual campeão.

Por uma vaga na decisão, a Seleção Brasileira enfrentaria o Peru, que vivia um dos seus melhores momentos na história. Liderados por Teófilo Cubillas, craque do Alianza Lima e tido como maior jogador do país de todos os tempos, os peruanos já haviam mostrado força ao "tirar" a Argentina da Copa do Mundo de 1970, quando alcançaram as quartas de final.

A Copa América, até então, não era um torneio popular, assim, apenas 25 mil pessoas foram ao Mineirão para a primeira semi. Diante desse cenário, o Peru não sentiu a pressão e, com direito a golaço de falta de Cubillas, bateu os donos da casa por 3 a 1. Restava aos comandados de Oswaldo Brandão ir a Lima buscar a classificação.

Reforçado com alguns de seus craques, entre eles Waldir Peres, Geraldo e Roberto Dinamite, o Brasil mostrou reação e superou o rival em plena capital peruana por 2 a 0. Como não havia um critério de desempate, pênaltis ou prorrogação, o árbitro chamou os capitães após o final da partida para decidir o finalista no cara ou coroa.

O juiz lançou a moeda e o classificado para a final foi o….Peru, que garantiu o título em cima da Colômbia. Por curiosidade, a Conmebol se arrependeu de decidir o classificado entre brasileiros e peruanos em sorteio e, na final, marcou o terceiro jogo depois de uma vitória de cada lado.

Após a eliminação para o Peru, a CBF resolveu disputar as futuras edições com força máxima. De lá para cá, o Brasil jogou 15 Copas Américas, chegou à final em sete e conquistou cinco dos oito títulos que possui ao longo da história.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade