1 evento ao vivo

Mulheres iranianas poderão assistir eliminatórias em estádio

Fãs iranianas poderão participar de uma partida de qualificação para a Copa do Mundo de futebol masculino na República Islâmica em outubro

25 ago 2019
14h59
atualizado às 15h57
  • separator
  • 0
  • comentários

Fãs iranianas poderão participar de uma partida de qualificação para a Copa do Mundo de futebol masculino na República Islâmica em outubro, informou a agência de notícias oficial da IRNA, citando uma autoridade do Ministério do Esporte no domingo, em meio a uma pressão crescente da FIFA.

Mulheres no Khalifa, em Qatar, um dos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo
Mulheres no Khalifa, em Qatar, um dos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo
Foto: Ibraheem Al Omari / Reuters

Embora as mulheres estrangeiras tenham acesso limitado a partidas no Irã, as mulheres iranianas foram banidas dos estádios quando equipes masculinas estão jogando desde a Revolução Islâmica em 1979.

A FIFA escreveu para a Federação Iraniana de Futebol em junho, solicitando um cronograma para que as mulheres pudessem comprar ingressos para as eliminatórias ou enfrentar consequências.

"As mulheres podem ir ao estádio Azadi, em Teerã, para assistir à partida entre a seleção nacional do Irã e o Camboja em outubro para a eliminatória da Copa do Mundo do Catar", afirmou o vice-ministro do Esporte Jamshid Taghizadeh, segundo o IRNA.

A AFC, órgão asiático de futebol que conta com 47 membros, incluindo o Irã, disse na terça-feira que está trabalhando para ajudar a FIFA a encontrar uma "solução amigável" que permita às torcedoras iranianas assistir a jogos futuros no Irã.

"Não há proibição legal para as mulheres assistirem aos jogos de futebol no estádio. A ativação da infraestrutura está em andamento", disse Taghizadeh.

As torcedoras iranianas fazem campanha há muito tempo para poder assistir ao futebol masculino e, ocasionalmente, um número limitado de mulheres pode entrar no estádio.

Em junho, algumas mulheres foram detidas pelas forças de segurança quando foram ao Estádio Azadi para um amistoso contra a Síria. No ano passado, algumas mulheres arriscaram ser presas vestindo barbas e perucas falsas para participar de um grande jogo no estádio.

A Copa do Mundo de 2022 será realizada no Catar.

Veja também:

 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade