Viñales segura Miller e lidera terceiro treino na Áustria. Quartararo é oitavo
O espanhol da Yamaha cresceu nos minutos finais da sessão e assegurou o melhor tempo na manhã deste sábado (15) com 0s046 de margem. Andrea Dovizioso ficou em terceiro. Fabio Quartararo conseguiu vaga direto no Q2 apenas na última volta
Maverick Viñales colocou a Yamaha na ponta na terceira sessão de treinos livres para o GP da Áustria, quarta etapa da temporada 2020 da MotoGP. O espanhol cresceu nos minutos da atividade deste sábado (15) e bateu as Ducati pelo topo da tabela de tempos.
Em mais um dia nublado, a sessão começou com a pista molhada, mas aos poucos um trilho seco permitiu o uso dos slicks. Na 20ª volta no Red Bull Ring, Maverick foi a 1min24s317, com Jack Miller aparecendo 0s046 mais lento para ficar em segundo. Dono da segunda melhor marca do fim de semana, Andrea Dovizioso passou a maior parte do treino no topo da classificação, mas acabou em terceiro, 0s109 mais lento que o espanhol da Yamaha.
Álex Rins cravou 1min24s434 para ficar com a quarta colocação, com Miguel Oliveira aparecendo como melhor KTM. Joan Mir vem em seguida, escoltado por Pol Espargaró. Fabio Quartararo cravou 1min24s611 na última de suas 21 voltas e ficou em nono, com Cal Crutchlow fechando a lista dos dez mais rápidos.
Valentino Rossi fez 1min25s021 e acabou em 11º, 0s704 atrás do companheiro de Yamaha. Franco Morbidelli acabou em 15º.
Saiba como foi o treino livre 3 da MotoGP no Red Bull Ring:
A previsão do tempo foi certeira ao indicar as condições climáticas deste fim de semana na Áustria. A manhã de sábado começou com céu bastante nublado e previsão de chuva. Quando a MotoGP entrou na pista para o TL3, os termômetros marcavam 18°C, com o asfalto chegando a 21°C. A velocidade do vento estava em 8 km/h.
Apesar de não estar chovendo, os pilotos entraram com pneus de pista molhada. Neste fim de semana, a escolha é entre os calçados macios e médios, com o traseiro em versão assimétrica, com a borracha mais resistente do lado direito para lidar com o grande desequilíbrio de curvas do traçado austríaco ― são sete curvas para a direita e três para a esquerda.
Danilo Petrucci começou a sessão na ponta com 1min33s594, 0460 melhor que Álex Rins. Miguel Oliveira tinha o terceiro tempo, seguido por Michele Pirro e Stefan Bradl.
Na sequência, foi Álex Rins quem tomou a ponta da tabela. Com 1min32s901, o piloto da Suzuki abriu 0s104 de margem para Pirro. Andrea Dovizioso vinha em terceiro, à frente de Viñales, Petrucci, Zarco, Pol Espargaró, Joan Mir, Brad Binder e Cal Crutchlow.
Viñales, então, foi a 1min32s614 e assumiu a liderança do TL3 ao abrir 0s287 de margem para Rins. Mais atrás, Franco Morbidelli saltou para nono, 1s539 atrás do ponteiro.
Aproveitando a grande fase da KTM, Miguel Oliveira foi a 1min32s460 e assumiu o comando da atividade, 0s154 melhor de Viñales. Rins caiu para terceiro, seguido por Porro e Zarco. Valentino Rossi vinha só em 19º, 0s305 melhor que Fabio Quartararo, o 20°.
Com pouco mais de 20 minutos para o fim da sessão, Bradley Smith foi o primeiro a calçar os slicks. O britânico, que substitui o suspenso Andrea Iannone na Aprilia, tinha um médio na dianteira e um macio na traseira da RS-GP. Álex Márquez fez o mesmo logo depois, mas com um par de macios na Honda.
Na 12ª volta nesta manhã, Zarco foi a 1min31s029 para saltar para a liderança, só 0s006 melhor que Dovizioso. Oliveira caiu para terceiro, seguido por Viñales, Rins e Pirro. Mias atrás, Rossi agora vinha em 11º, 2s641 atrás do ponteiro.
Calçado para pista seca, Álex Márquez avançou para o terceiro posto ao anotar 1min31s477, 0s442 mais lento que Dovizioso, que aparecia em segundo também de slicks.
Perto da marca de 15 minutos para o fim, Márquez cravou 1min3s0s038 e assumiu o topo da tabela, 0s873 melhor que Zarco. Aos poucos, mais e mais pilotos faziam a mudança dos pneus de chuva para os slicks.
Na 13ª volta nesta manhã, Álex baixou o tempo seriamente e, com 1min28s576, ampliou para 1s462 a vantagem. Dovizioso respondeu de cara, reduzindo ligeiramente a margem do irmão de Marc. Crutchlow agora vinha em terceiro, mas logo superado por um Smith 0s400 melhor.
Com um par de macios, Dovizioso registrou 1min27s380 e assumiu a ponta, 0s333 melhor que Miller, o novo segundo colocado. De volta aos boxes, Márquez caiu para terceiro, à frente de Oliveira, Smith, Crutchlow, Lecuona, Zarco e Quartararo.
Dovizioso seguiu baixando seu tempo, com Viñales virando 0s871 mais lento para assumir a segunda colocação. Rossi também melhorou e agora tinha o sexto tempo.
Faltando dez minutos para a bandeirada, Lecuona saltou para a segunda colocação, dividindo a dupla da Ducati. Rossi também melhorou e vinha em quarto, 1s028 atrás de Andrea.
Volta após volta, Dovizioso ia baixando o tempo. Após 14 voltas, o italiano de Forli tinha 1min25s479 como melhor tempo, 0s381 mais rápido que Petrucci. Pol Espargaró, porém, agiu para colocar a KTM na ponta, 0s198 melhor que o #4.
O titular da Ducati, todavia, respondeu de imediato e chegou a 1min24s832 para assegurar a ponta. Petrucci, Rossi e Lecuona completavam o top-5.
Oliveira também melhorou e subiu para o quarto posto, 0s053 melhor que Nakagami, o quinto. Petrucci vinha em sexto, com Álex Márquez e Binder logo atrás.
No confronto entre Ducati e KTM, Pol Espargaró apareceu com pouco mais de quatro minutos para o fim para retomar a ponta, agora com 1min24s525. Viñales também conseguiu baixar a marca de Dovizioso para se instalar em segundo e provisoriamente alcançar uma vaga direto no Q2.
No giro seguinte, Viñales foi ainda melhor, registrando 1min24s317 para tomar a ponta de Pol por 0s208. Dovizioso, Mir, Rins, Pirro, Aleix, Zarco, Morbidelli e Nakagami fechavam o rol dos dez mais rápidos.
Um dos que menos rodou nesta manhã, Miller aproveitou a oitava volta da sessão no Red Bull Ring para saltar para a segunda colocação, 0s046 atrás de Viñales.
Com o cronômetro travado, ninguém bateu a marca de Viñales, que ficou com a liderança por só 0s046 de margem para Miller. Dovizioso acabou em terceiro, à frente de Rins, Oliveira e Mir.
MotoGP, GP da Áustria, Red Bull Ring, treino livre 3
1 | M VIÑALES | Yamaha | 1:24.317 | |
2 | J MILLER | Pramac Ducati | 1:24.363 | +0.046 |
3 | A DOVIZIOSO | Ducati | 1:24.426 | +0.109 |
4 | A RINS | Suzuki | 1:24.434 | +0.117 |
5 | M OLIVEIRA | Tech3 KTM | 1:24.508 | +0.191 |
6 | J MIR | Suzuki | 1:24.517 | +0.200 |
7 | P ESPARGARÓ | KTM | 1:24.525 | +0.208 |
8 | F QUARTARARO | SRT Yamaha | 1:24.611 | +0.294 |
9 | D PETRUCCI | Ducati | 1:24.663 | +0.346 |
10 | C CRUTCHLOW | LCR Honda | 1:24.961 | +0.644 |
11 | V ROSSI | Yamaha | 1:25.020 | +0.703 |
12 | M PIRRO | Pramac Ducati | 1:25.039 | +0.722 |
13 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:25.048 | +0.731 |
14 | I LECUONA | Tech3 KTM | 1:25.189 | +0.872 |
15 | F MORBIDELLI | SRT Yamaha | 1:25.318 | +1.001 |
16 | A ESPARGARÓ | Aprilia Gresini | 1:25.434 | +1.117 |
17 | A MÁRQUEZ | Honda | 1:25.467 | +1.150 |
18 | J ZARCO | Avintia Ducati | 1:25.468 | +1.117 |
19 | B BINDER | KTM | 1:25.480 | +1.163 |
20 | B SMITH | Aprilia Gresini | 1:25.653 | +1.336 |
21 | S BRADL | Honda | 1:26.019 | +1.702 |
22 | T RABAT | Avintia Ducati | 1:29.105 | +4.788 |
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