PUBLICIDADE

Motociclismo

Vinãles oficializa saída da Yamaha ao fim do ano e abre caminho para Aprilia em 2022

Maverick Viñales e a Yamaha chegaram a um acordo que resulta na saída do piloto espanhol da equipe ao fim da temporada 2021. A notícia vem na esteira da revelação do diário AS, que dá conta da ida de Viñales para a Aprilia no ano que vem

28 jun 2021 - 05h32
(atualizado às 06h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Maverick Viñales está de saída da Yamaha ao fim da temporada 2021 da MotoGP
Maverick Viñales está de saída da Yamaha ao fim da temporada 2021 da MotoGP
Foto: Yamaha / Grande Prêmio

Maverick Viñales e a Yamaha vão encerrar, ao fim desta temporada, um ciclo iniciado em 2017. No começo da manhã desta segunda-feira (28), a marca japonesa e o piloto espanhol anunciaram o acordo que antecipa em um ano o término do contrato do competidor, na esteira da revelação do diário AS, de Madri, que dá conta que Viñales, de 26 anos, está de saída para a Aprilia em 2022.

Com sua quinta temporada em curso pela Yamaha, Viñales já conquistou oito vitórias. Porém, a relação entre piloto e equipe, sempre de altos e baixos, se desgastou muito nos últimos meses. O ponto de ruptura foi no fim de semana do GP da Alemanha. Maverick largou em 21º lugar e foi o último a receber a bandeira quadriculada. Para piorar, viu o companheiro Fabio Quartararo largar na primeira fila e terminar novamente no pódio, mantendo a liderança da MotoGP. Com isso, perdeu a paciência e foi para o ataque contra a própria equipe.

"Não estou aqui para coletar dados, nem para ser piloto de testes. Isso já começar a parecer uma falta de respeito. Com o acerto de outro, não creio que possa vencer. Desde Portugal que estou só pegando informações", completou Viñales.

Outro ponto que gerou desconforto foi a troca de engenheiro: saiu Esteban García, entrou Silvano Galbusera, ex-parceiro de Valentino Rossi, às vésperas do GP da Catalunha. Na época, de modo bem educado, Viñales falou que a mudança era dolorosa, mas agradeceu a Yamaha pelo empenho em extrair o máximo dele.

VÍDEO

Maverick Viñales está de saída da Yamaha ao fim da temporada 2021
Maverick Viñales está de saída da Yamaha ao fim da temporada 2021
Foto: Yamaha / Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Menos de dois dias depois de a notícia do AS cair como uma bomba, Viñales e a Yamaha oficializaram o acordo para ruptura do contrato ao fim da temporada. Segundo o site da MotoGP, a liberação foi um pedido do piloto espanhol, algo que a Yamaha concordou. O anúncio vem na esteira do segundo lugar de Viñales, em dobradinha da Yamaha no GP da Holanda, vencido por Fabio Quartararo no último domingo.

"Esta parceria tem sido muito significativa para mim nos últimos cinco anos e foi uma decisão difícil de tomar. Nessas temporadas juntos, vivemos grandes conquistas e tempos difíceis. No entanto, o sentimento que fica é de respeito e apreço mútuo. Estou totalmente comprometido e vou me esforçar para alcançar os melhores resultados para o restante da temporada", afirmou Maverick.

Lin Jarvis, diretor-executivo da Yamaha, também falou sobre a saída de Viñales ao fim do ano. "É com tristeza que nos despediremos de Maverick no fim do ano. Estamos no meio da nossa quinta temporada juntos, e ao longo dos anos alcançamos muitos pontos altos, mas também tivemos de gerir muitos pontos baixos. Depois do GP da Alemanha, que foi o fim de semana mais difícil da nossa parceria, tivemos conversas importantes em Assen e chegamos à conclusão que seria do interesse das duas partes seguir caminhos separados no futuro".

"A Yamaha vai colocar o seu máximo esforço, como sempre fizemos, para dar apoio total a Maverick e terminar esta temporada da melhor maneira possível", concluiu o dirigente.

O acordo com a Aprilia ainda não está confirmado, mas Massimo Rivola, CEO da equipe italiana, deixou claro. "Se Viñales estiver disponível, então teremos interesse".

Depois do GP da Holanda, a MotoGP faz uma pausa de pouco mais de um mês e volta a acelerar entre 6 e 8 de agosto com o GP da Estíria, marcado para o Red Bull Ring. Quartararo lidera o campeonato e soma 156 pontos, contra 122 de Johann Zarco e 109 de Francesco Bagnaia. Joan Mir, atual campeão do mundo, é o quarto, com 101 pontos, um a mais que Jack Miller. Viñales aparece em sexto na tabela, com 95.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade