PUBLICIDADE

Motociclismo

Sepang adia eventos por restrições da pandemia e lança dúvida sobre GP da Malásia

Após uma determinação do governo local para conter a Covid-19, o circuito de Sepang adiou todos os eventos previstos até dezembro. Com isso, o GP da Malásia do Mundial de Motovelocidade pode ficar novamente fora do calendário

25 jun 2021 - 07h05
Compartilhar
Exibir comentários
GP da Malásia já foi cancelado na temporada 2020
GP da Malásia já foi cancelado na temporada 2020
Foto: Repsol / Grande Prêmio

O GP da Malásia voltou a ficar ameaçado no calendário da MotoGP. Depois da etapa ter sido cancelada na temporada passada pela pandemia de Covid-19, agora são medidas restritivas impostas pelas autoridades locais que colocam a participação do Mundial no circuito de Sepang em xeque.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (25), o autódromo malaio anunciou o adiamento prévio de todas as etapas, sem definição de datar, por conta de um plano de recuperação nacional a ser imposto pelo chefe de estado local. A medida visa encerrar a crise da Covid-19 no país em quatro fases que vão de junho a dezembro deste ano.

Sepang ainda afirma que "está trabalhando para conseguir uma aprovação especial do Ministério da Juventude e Esports para realizar as provas nacionais entre julho e outubro", mas ainda não existe qualquer indicativo de visitas estrangeiras para realização de etapas.

Etapa malaia do Mundial não acontece desde 2019
Etapa malaia do Mundial não acontece desde 2019
Foto: Repsol / Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

"Estamos comprometidos em aderir os procedimentos operacionais padrão e os guias impostos pela Conselho Nacional de Segurança (MKN) para impedir o avanço da Covid-19", dise o comunicado.

O GP da Malásia é a penúltima etapa marcada para 2021 no Mundial de Motovelocidade, previsto para o dia 31 de outubro. Até o momento, o país asiático teve 711 mil casos de Covid-19, com 4.637 mortes. Nas últimas 24 horas, foram pouco mais de 5 mil infectados diagnosticados e 83 óbitos.

Por conta da Covid-19, a Malásia perdeu os testes de pré-temporada da MotoGP no início deste ano. As atividades que aconteceriam de 14 a 16 e de 19 e 21 de fevereiro saíram da programação após o país declarar estado de emergência por causa da pandemia de Covid-19, com bloqueios resultantes da disseminação do vírus.

Jorge Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo, no entanto, mantém o otimismo sobre a ida para Sepang. "Vejo grandes chances de uma corrida na Malásia, mas a Austrália não deve ter uma corrida neste ano", pontuou em entrevista ao site Motorcycle Sports.

O cancelamento da etapa pode resultado em mais uma mudança no atual calendário da MotoGP. No início desta semana, ainda na esteira dos casos de coronavírus, a MotoGP remarcou o GP das Américas, nos Estados Unidos, cancelou a etapa japonesa e adiou o GP da Tailândia.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade