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Motociclismo

Quartararo cita desgaste de pneus e resume: "GP mais difícil da minha carreira na MotoGP"

Apenas sétimo colocado no GP da Tchéquia, Fabio Quartararo contou que sofreu com a performance dos pneus desde a terceira curva em Brno

11 ago 2020 - 07h45
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Fabio Quartararo terminou em sétimo
Fabio Quartararo terminou em sétimo
Foto: SRT / Grande Prêmio

Fabio Quartararo conheceu uma realidade diferente no GP da Tchéquia de domingo (9). Depois de duas vitórias seguidas em Jerez de la Frontera, o francês não conseguiu exibir o mesmo desempenho a bordo da Yamaha, foi ofuscado pelo companheiro de SRT e acabou apenas em sétimo, 11s827 atrás de Brad Binder, o vencedor.

"Foi realmente difícil. Quando você vem de duas vitórias seguidas, você quer estar lá, lutando pela vitória outra vez", disse Quartararo. "Este fim de semana eu não tive o mesmo ritmo que em Jerez, mas demos um grande passo no TL4 e estava realmente feliz, pois acreditei que poderíamos lutar pelo pódio", seguiu.

Desde o início da disputa em Brno, porém, o líder do Mundial percebeu que estava com problemas com os pneus.

Fabio Quartararo largou em segundo, mas não conseguiu brigar pela vitória
Fabio Quartararo largou em segundo, mas não conseguiu brigar pela vitória
Foto: SRT / Grande Prêmio

"A partir da terceira curva, onde tive uma grande escorregada com a traseira, soube que o potencial do pneu traseiro era muito ruim e difícil de gerir", contou. "Também foi difícil manter a calma, porque quando [Álex] Rins, Vale [Rossi] e [Miguel] Oliveira me ultrapassaram, não pude fazer nada. Não pude lutar com eles. Foi a corrida mais difícil da minha carreira na MotoGP", resumiu.

"Têm corridas em que você não pode acompanhar, mas você sabe o motivo, agora nós precisamos analisar a razão. No TL4, nós demos um grande passo à frente. Mas, na corrida, demos dois passos atrás", considerou. "É difícil aceitar esse tipo de resultado, mas estava no limite da primeira até a 21ª volta e acho que é bem bom somar nove pontos neste tipo de situação. Sei que no ano passado teria forçado mais e talvez caído. Agora precisamos ver onde foi o problema. Amanhã, o meu chefe de equipe e os meus engenheiros vão analisar os dados. Acho que cometemos alguns erros durante o fim de semana, mas não muito grande, já que terminamos nessa posição", ponderou.

"Mas nós também vimos muitos pilotos em dificuldade ― como Maverick [Viñales], como [Andrea] Dovi, como Jack [Miller]― e estou feliz pelo time pelo primeiro pódio com Franco".

Ainda, Quartararo exaltou a corrida de Binder em Brno e ressaltou o impacto de um teste recente feito pela KTM no traçado tcheco com Dani Pedrosa.

"Brad fez uma corrida inacreditável. Ele merece muito essa vaga no time de fábrica e também é um novato, mas hoje parecia que ele tinha dez anos de experiência na moto. Um enorme parabéns a ele, pois fez uma corrida incrível", elogiou. "Acho que a KTM testou muito em Brno e na Áustria e acho que a Michelin também trabalhou com eles para escolher o pneu correto nesta corrida. Então acho que, antes de começar o fim de semana, eles já sabiam qual pneu era o ideal para a corrida e a Michelin levou os pneus corretos de quando eles testaram, então tinham muita experiência desde antes do GP", ressaltou.

"Honestamente, acho que a KTM foi a mais forte neste fim de semana. Como eu disse, eles testaram muito, a Michelin também acreditava que aquele era o melhor pneu. Claro, foi o melhor pneu para eles", comentou.

Fabio lembrou que, ao contrário do que acontecia no ano passado, quando Franco Morbidelli desgastava mais os pneus, desta vez a situação foi inversa.

"Durante o último ano, Franco estava, digamos, não queimando, mas usando um pouco mais o pneu do que eu. Então é realmente estranho que, desde o TL1, Franco tenha tido um ritmo inacreditável e estava lá para lutar pela vitória. Mas em termos de estilo de pilotagem, somos realmente similares. Eu estava até forçando um pouco menos em termos de aceleração. Mas o desgaste do meu pneu foi muito maior do que o dele. Então não é fácil entender. Toda vez que vamos para Brno é uma situação estranha. É uma boa pista, mas o asfalto fica pior a cada ano. Nós estamos rodando em uma pista de motocross", comparou.

Mesmo com o resultado discreto na Tchéquia, Fabio conseguiu aumentar a vantagem na liderança no Mundial para 17 pontos, já que Andrea Dovizioso e Maverick Viñales tiveram um fim de semana bastante apagado.

"Sabemos que a KTM também testou muito na Áustria. E não só com Dani [Pedrosa]. Então precisamos ser cuidadosos, realmente inteligentes para tentar somar muitos pontos", comentou. "Vamos ver a previsão do tempo, também porque parece que vai ter um pouco de chuva, sol, nublado. Ficarei feliz em voltar para a moto e é uma pista que amo, então mal posso esperar. Aí, depois das corridas da Áustria, teremos as nossas corridas, que são Misano, Barcelona e Le Mans…", encerrou.

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Grande Prêmio
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