PUBLICIDADE

Motociclismo

Na Garagem: Spencer vence GP da Bélgica e é mais jovem a triunfar nas 500cc

Aos 20 anos, o piloto da Honda bateu Barry Sheene por 3s8 em Spa-Francorchamps para entrar na história com o mais jovem piloto a vencer na classe rainha do Mundial de Motovelocidade. Recorde de precocidade seguiu intacto até 2013, quando Marc Márquez venceu o GP das Américas de MotoGP

4 jul 2022 - 12h06
(atualizado às 12h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Vitória de Freddie Spencer na Bélgica também encerrou jejum da Honda
Vitória de Freddie Spencer na Bélgica também encerrou jejum da Honda
Foto: Reprodução/Redes sociais / Grande Prêmio

PUNIÇÃO A QUARTARARO É MAIS UM ATO INCOMPREENSÍVEL DOS COMISSÁRIOS DA MOTOGP

HÁ 40 ANOS, FREDDIE SPENCER DEIXOU O NOME MARCADO NA HISTÓRIA DO MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE. Naquele 4 de julho de 1982, o norte-americano de Shreveport, na Louisiana, se tornou o mais jovem vencedor da classe rainha ao conquistar o GP da Bélgica com só 20 anos e 196 dias.

Correndo pela Honda, 'Fast Freddie' chegou à Spa-Francorchamps na quinta colocação do campeonato, com 22 pontos, 41 a menos que Franco Uncini, o então líder do Mundial de Pilotos. Na classificação, porém, Spencer só perdeu para Jack Middelburg.

WEB STORY

Freddie Spencer passou 31 como o mais jovem a vencer na classe rainha do Mundial de Motovelocidade (Foto: Reprodução/Redes sociais)

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP

Com 2min39s533, Spencer garantiu o segundo posto no grid, 0s433 atrás de Middelburg, o dono da pole. Greame Crosby ficou em terceiro, diante de Barry Sheene e Kenny Roberts, que fechou o top-5.

Partindo da posição de honra, Middelburg liderou as primeiras voltas, mas depois viu Crosby e Roberts cumprirem turnos na primeira colocação. Antes da metade da corrida, contudo, Freddie tomou o comando das mãos de Kenny e passou a abrir vantagem, até que cruzou a linha de chegada com quase 4s de frente para Sheene, que conseguiu tomar a segunda colocação.

Uncini também passou Roberts e ficou e terceiro, com Randy Mamola fechando na quinta colocação, diante de Marco Lucchinelli, Boet van Dulmen, Körk Ballington e Michel Frutschi. Marc Fontan completou a lista dos dez melhores.

Além do recorde de precocidade, a vitória de Spencer a bordo da NS500 no GP da Bélgica foi também a primeira da Honda na categoria principal do Mundial de Motovelocidade desde 1967.

"Hoje é 4 de julho, o aniversário a América, e não há maneira melhor de celebrar do que essa", disse Spencer na época, se referindo ao dia da independência dos Estados Unidos. "Hoje foi a primeira vez que senti que estava pilotando bem a 500cc", contou.

O recorde de precocidade de Spencer perdurou até 21 de abril de 2013, quando Marc Márquez, então com 20 anos e 63 dias, se tornou o mais jovem vencedor da classe rainha ao triunfar no GP das Américas.

Em 1983, aos 21 anos, Spencer foi também o mais jovem campeão da história, recorde que foi derrubado 30 anos também por Marc Márquez, que venceu na MotoGP logo na temporada de estreia.

A MotoGP agora entra em férias e volta à ativa apenas no dia 7 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.

DO DOMÍNIO DE MARC MÁRQUEZ AO ZERO: A HONDA DE PONTA CABEÇA NA ALEMANHA

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade