PUBLICIDADE

Motociclismo

Na Garagem: Lorenzo domina corrida em Valência e bate Rossi pelo tri da MotoGP

Em uma temporada marcada pela forte briga com Valentino Rossi, o espanhol venceu o GP da Comunidade Valenciana de ponta a ponta para levar o quinto caneco do Mundial de Motovelocidade

8 nov 2020 - 05h02
Compartilhar
Exibir comentários
A comemoração dos cinco títulos de Lorenzo
A comemoração dos cinco títulos de Lorenzo
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Há exatos cinco anos, em 8 de novembro de 2015, Jorge Lorenzo conquistou seu terceiro título na MotoGP. Em um ano marcado pela ferrenha briga contra Valentino Rossi, o espanhol levou a melhor na última etapa da temporada, o GP da Comunidade Valenciana, e conseguiu o quinto, e último, caneco no Mundial de Motovelocidade.

O campeonato começou lento para o competidor de Palma de Maiorca. Ficou fora do pódio nas três primeiras corridas do ano, quando teve dois quartos e uma quinta colocações. Entretanto, não demorou para engrenar e emendar quatro triunfos consecutivos entre os GPs da Espanha e da Catalunha. Depois, voltou mais três vezes para o degrau mais alto do pódio, encerrando o ano com 12 aparições no top-3.

Enquanto isso, viu o 'Doutor' terminar nas três primeiras posições nas 12 primeiras corridas do calendário. Na verdade, o multicampeão só não ficou entre os três primeiros em apenas três provas - San Marino, Austrália e Valência.

Lorenzo comemora quatro vitórias consecutivas no início de 2015
Lorenzo comemora quatro vitórias consecutivas no início de 2015
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Acontece que a disputa daquele campeonato foi envolta em muita polêmica. A briga entre os companheiros de Yamaha pegou fogo na reta final e a inimizade ficou bastante clara entre o italiano e o espanhol. Ainda, um personagem acabou se intrometendo no embate interno: Marc Márquez. Primeiro por ter tirado importantes pontos da disputa, já que venceu cinco corridas ao longo do campeonato.

Mas não apenas por isso, pois na época, Valentino chegou a acusar o jovem adversário de beneficiar o competidor da moto #99. "Ele preferiria que Lorenzo vencesse. Claramente está competindo comigo. Olhando para a prova de Phillip Island, está bem claro que Jorge tem um novo apoiador e ele é Marc", acusou Rossi após a corrida australiana do calendário.

As coisas não pararam por aí e ganharam um contorno ainda mais dramático. No GP da Malásia, o irmão mais velho de Álex foi protagonistas de uma das cenas mais controversas da MotoGP, quando em uma briga com Valentino, colocou a moto lado a lado com a Yamaha do adversário. Em um rápido lance, o piloto de Tavullia chutou o espanhol, que foi ao chão. Isso garantiu uma punição a Rossi, que teria de largar da última posição na corrida final do calendário.

O GP da Comunidade Valenciana
O GP da Comunidade Valenciana
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Chegada a decisão da temporada, Jorge estava em confortável vantagem. Não apenas seu principal adversário começaria a prova do fim do grid, mas o espanhol da casa de Iwata também estava na liderança da classificação com sete pontos de respiro para o vice, que teria de cruzar a linha de chegada em segundo caso quisesse colocar as mãos no caneco.

Já na classificação, Lorenzo mostrou a que veio e anotou a pole-position, a quarta daquele ano e a 61ª da carreira, igualando Rossi. Ali dividiu a primeira fila de saída com a dupla da Honda, Marc e Dani Pedrosa. Na corrida, assim que foi dada a largada as posições da ponta se mantiveram, enquanto Rossi começou o trabalho de escalar o pelotão. Logo na primeira volta, deixou dez adversários para trás.

Mas apesar de o ritmo competitivo e dessa ter sido a tocada de toda sua prova, não foi o suficiente para alcançar Lorenzo que quase foi escoltado pela dupla da equipe da asa dourada. De ponta a ponta em uma prova de poucas emoções, o espanhol cruzou a linha de chegada na primeira colocação para garantir o terceiro título na classe rainha do Mundial.

Lorenzo após vencer em Valência e conquistar o tri na MotoGP
Lorenzo após vencer em Valência e conquistar o tri na MotoGP
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Os títulos dos anos anteriores haviam batido na trave para o espanhol de Palma. Depois de ter se tornado bi em 2012, conseguiu um terceiro e um vice-campeonato nas duas temporadas seguintes, ambos perdidos para Marc, que chegou como estrela cadente na principal categoria da Motovelocidade.

A conquista por parte de Lorenzo na MotoGP ainda rendeu uma alfinetada por parte de Rossi, que afirmou que "está claríssimo que me roubaram o título e de uma maneira muito ruim. O fizeram de uma forma inesperada. Lorenzo, fez um ano muito bom, me pressionou o tempo todo. Antes dos últimos três GPs, ele merecia o título, disso não há dúvida, porque ganhou duas corridas a mais do que eu. Mas o que aconteceu nas últimas três corridas foi inacreditável. Creio que tudo isso tira um pouco do valor do título de Lorenzo".

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade