PUBLICIDADE

Motociclismo

MotoGP cogita mudar formato e adotar corridas sprint em todas etapas em 2023

De acordo com a publicação inglesa Autosport, a Comissão de GP vai debater neste fim de semana na Áustria uma proposta para adotar já a partir do próximo ano um formato diferente, com corridas mais curtas em todas as etapas. Essas provas sprint valeriam metade dos pontos e resultariam na diminuição dos treinos livres e também do warm-up

19 ago 2022 - 07h18
Compartilhar
Exibir comentários
MotoGP considera mudar formato e acrescentar corridas sprint à programação em 2023
MotoGP considera mudar formato e acrescentar corridas sprint à programação em 2023
Foto: Yamaha / Grande Prêmio

BAGNAIA ENGATA BOA SEQUÊNCIA E BOTA PRESSÃO EM CIMA DE QUARTARARO NA MOTOGP

A MotoGP estuda uma mudança de formato com a adoção de corridas sprint já a partir da temporada 2023. De acordo com a publicação inglesa Autosport, a Comissão de GP vai debater neste fim de semana, na Áustria, uma proposta que prevê a realização de uma corrida extra, mais curta, valendo a metade dos pontos, o que resultaria na redução dos treinos livres e também do warm-up.

Atualmente, a MotoGP conta com três sessões livres de 45 minutos, realizados entre sexta-feira e a manhã de sábado. Antes da classificação, os pilotos realizam mais um treino livre, de 30 minutos, que precede Q1 e Q2, de 15 minutos cada. Na manhã de domingo, o warm-up tem duração de 20 minutos.

LADO A LADO

Corrida sprint seria a primeira mudança de formato desde a adoção de Q1 e Q2 na classificação, em 2013 (Foto: Michelin)

Segundo a publicação inglesa, a proposta de mudança é resultado de uma grande pesquisa feita com o público da MotoGP pela Dorna Sports, a promotora do Mundial de Motovelocidade. Na enquete, a adoção de corridas sprints já tinha sido ventilada.

A Autosport aponta que a proposta da MotoGP é ter corridas mais curtas em todos os eventos de 2023, com metade dos pontos sendo distribuídos. No entanto, as posições de largada para a corrida normal permaneceriam sendo definidas pela classificação, sem influência da prova de tiro curto, como acontece na Fórmula 1, por exemplo.

Ainda de acordo com o veículo inglês, a proposta conta com o apoio da maioria dos construtores atualmente presentes na MotoGP. Em junho passado, ao ser questionado sobre a possibilidade de ter corridas sprint no Mundial, Fabio Quartararo descartou, mas ante a ideia de ter esse tipo de disputa como uma substituta a classificação.

"Penso que a classificação é boa porque são apenas algumas voltas e é uma parte bastante mítica de um fim de semana," disse ele, respondendo a uma pergunta que a classe rainha lançou aos fãs. "A classificação serve para você se colocar na melhor posição para a corrida. Então eu acho que uma corrida curta não seria uma boa ideia. Pode ser divertido, mas a classificação é algo um pouco diferente", acrescentou.

Johann Zarco vai ao encontro da opinião do #20. "A corrida sprint dá um bom espetáculo, mas com a intensidade do MotoGP, neste momento não me vejo capaz de fazer uma corrida no sábado e estar pronto para o domingo", explicou.

Quartararo apontou, ainda, uma diferença considerável em relação a Fórmula 1: a duração das provas. Mas ele próprio cogitou que uma disputa ainda menor poderia ser interessante.

"Em comparação com a Fórmula 1, temos uma corrida de 40 minutos em vez de uma hora e meia. Isso mantém as pessoas um pouco mais acordadas à frente da TV, e isso é muito importante. Mas e se tivéssemos uma corrida ainda mais curta, de 30 minutos? Por que não? Depende também, porque depois de 40 minutos em Sachsenring, por exemplo, já havia uma diferença bastante grande entre os pilotos", encerrou.

A MotoGP disputa neste fim de semana, com o GP da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

POLE MARCA DIOGO MOREIRA NA HISTÓRIA DO MOTOCICLISMO BRASILEIRO

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade