PUBLICIDADE

MotoGP cita tensão geopolítica e cancela GP da Finlândia na temporada 2022

A estreia da pista de KymiRing foi mais uma vez adiada, com a corrida prevista para este ano empurrada para 2023. A Mundial apontou em comunicado que a programação deste ano "deverá, portanto, incluir 20 rodadas"

25 mai 2022 07h32
| atualizado às 08h38
ver comentários
Publicidade
KymiRing vai sediar volta da MotoGP à Finlândia após 40 anos
KymiRing vai sediar volta da MotoGP à Finlândia após 40 anos
Foto: Divulgação/MotoGP / Grande Prêmio

HOMENAGEM JUSTA OU DESNECESSÁRIA? MOTOGP APOSENTA #46 DE ROSSI EM MUGELLO

Ainda não será desta vez que KymiRing estreará no Mundial de Motovelocidade. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo), a IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida) e a Dorna, promotora do Mundial, anunciaram na manhã desta quarta-feira (25) o cancelamento do GP da Finlândia, que estava previsto para o dia 10 de julho. A prova foi adiada para 2023.

Em um comunicado enviado à imprensa, as três entidades citam não só o trabalho de homologação da pista, mas também a situação geopolítica local. A Finlândia faz fronteira com a Rússia, que vive uma guerra com a Ucrânia há mais de três meses.

KymiRing aguarda há anos a chance de estrear no calendário da MotoGP (Foto: Divulgação/MotoGP)

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP

"A FIM, a IRTA e a Dorna Sports são obrigadas a anunciar mudanças no calendário do Mundial de MotoGP de 2022", começou o comunicado. "O trabalho de homologação no KymiRing, junto com os riscos causados pela atual situação geopolítica na região, lamentavelmente obrigaram o cancelamento do GP da Finlândia de 2022. A atual situação criou atrasos e colocou em risco o atual trabalho no circuito. Todas as artes concordaram, portanto, que a estreia da pista deve ser adiada para 2023, quando a MotoGP espera voltar à Finlândia pela primeira vez após quatro décadas", seguiu.

"A versão final do calendário 2022 do Mundial de MotoGP deverá, portanto, conter 20 rodadas", completou.

Durante a passagem do Mundial pela França, Álex Rins revelou que o KymiRing tinha sido tema de discussão da Comissão de Segurança, uma reunião onde os pilotos falam livremente sobre assuntos que lhes causam preocupação.

"Falamos um pouco sobre a Finlândia… Na teoria, iremos. A pista está completa. Alguns pilotos estão preocupados, pois a pista é muito pequena", contou. "Alguns caras dizem que é só primeira, segunda e terceira marcha, mas é a mesma coisa para todo mundo", completou.

Em agosto de 2019, pilotos de testes de todas as seis fábricas da MotoGP completaram uma bateria de testes na nova pista da Finlândia. Na época, o grupo formado por Bradley Smith, Jonas Folger, Sylvain Guintoli, Mika Kallio, Stefan Bradl e Michele Pirro definiu o KymiRing como "muito diferente".

Esta, aliás, não é a primeira vez que a volta da MotoGP à Finlândia é a adiada. A corrida no KymiRing foi retirada do calendário do Mundial outras duas vezes por causa da pandemia de Covid-19.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 29 de maio para o GP da Itália, em Mugello, oitava etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MotoGP 2022, Calendário:

DATA ETAPA CIRCUITO
6/3 GP DO CATAR¹ LOSAIL
20/3 GP DA INDONÉSIA MANDALIKA
3/4 GP DA ARGENTINA TERMAS DE RÍO HONDO
10/4 GP DAS AMÉRICAS CIRCUITO DAS AMÉRICAS
24/4 GP DE PORTUGAL PORTIMÃO
1/5 GP DA ESPANHA JEREZ DE LA FRONTERA
15/5 GP DA FRANÇA LE MANS
29/5 GP DA ITÁLIA MUGELLO
5/6 GP DA CATALUNHA BARCELONA
19/6 GP DA ALEMANHA SACHSENRING
26/6 GP DA HOLANDA ASSEN
7/8 GP DA GRÃ-BRETANHA SILVERSTONE
21/8 GP DA ÁUSTRIA RED BULL RING
4/9 GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINI MISANO
18/9 GP DE ARAGÃO MOTORLAND
25/9 GP DO JAPÃO MOTEGI
2/10 GP DA TAILÂNDIA CHANG
16/10 GP DA AUSTRÁLIA PHILLIP ISLAND
23/10 GP DA MALÁSIA SEPANG
6/11 GP DA COMUNIDADE VALENCIANA RICARDO TORMO

¹ Corrida noturna

MOTOGP CUMPRE 1/3 DA TEMPORADA 2022 COM BASTIANINI E GRESINI EM EVIDÊNCIA

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade