PUBLICIDADE

Motociclismo

MotoGP cancela GP da Finlândia pelo segundo ano seguido. Estíria ocupa vaga

Pela segunda temporada consecutiva, a pandemia de Covid-19 impede a MotoGP de disputar o GP da Finlândia. Com isso, a categoria vai ter uma longa pausa de verão antes de realizar uma rodada dupla no Red Bull Ring, na Áustria

14 mai 2021 - 05h32
(atualizado às 05h38)
Compartilhar
Exibir comentários
KymiRing foi novamente cancelado e está fora do calendário em 2021
KymiRing foi novamente cancelado e está fora do calendário em 2021
Foto: Aprilia / Grande Prêmio

A pandemia de Covid-19 fez mais uma vítima no calendário da MotoGP para a temporada 2021. O GP da Finlândia, que estrearia no Mundial de Motovelocidade, foi cancelado por conta de restrições sanitárias que complicam a entrada de pessoas no país. A confirmação foi feita na manhã desta sexta-feira (14) pela Dorna e pela Federação Internacional de Motociclismo.

Apesar do cancelamento, a Dorna ainda anunciou uma extensão de cinco anos no acordo com o GP da Finlância, garantindo a prova no novo circuito KymiRing no calendário do Mundial até 2026. A corrida volta a sofrer com a crise do Covid-19, pois já tinha sido cancelada na última temporada.

Para 2021, o buraco no cronograma foi rapidamente preenchido, mas ainda vai gerar um espaço de cinco semanas sem corridas depois da prova em Assen, na Holanda. Entre 6 e 8 de agosto, o Mundial de Motovelocidade vai correr no Red Bull Ring, para o GP da Estíria, uma semana antes do GP da Áustria. Pelo segundo ano seguido, a categoria vai realizar uma rodada dupla no circuito.

Áustria ganha, de novo, uma segunda etapa na MotoGP
Áustria ganha, de novo, uma segunda etapa na MotoGP
Foto: Yamaha / Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

No ano passado, as provas no autódromo austríaco ficaram marcadas por fortes acidentes. Um deles, envolvendo Franco Morbidelli e Johann Zarco, na MotoGP. Maverick Viñales também esteve no meio de uma queda que causou bandeira vermelha. Na Moto2, Enea Bastianini e Hafizh Syahrin protagonizaram uma das cenas da temporada.

A saída da etapa finlandesa não foi a primeira mudança no calendário da MotoGP para 2021. Além da inclusão de uma rodada dupla no Catar e da volta do GP de Portugal, a categoria ainda segue sem data definida para correr na Argentina e nos Estados Unidos. O GP da Tchéquia, disputado em sequência no circuito de Brno desde 1987, vai ficar fora do campeonato neste ano por conta de obras e problemas financeiros causados pela pandemia do novo coronavírus.

MotoGP 2021, Calendário atualizado:

DATA ETAPA CIRCUITO
28/3 GP DO CATAR LOSAIL
4/4 GP DE DOHA LOSAIL
18/4 GP DE PORTUGAL PORTIMÃO
2/5 GP DA ESPANHA JEREZ DE LA FRONTERA
16/5 GP DA FRANÇA LE MANS
30/5 GP DA ITÁLIA MUGELLO
6/6 GP DA CATALUNHA MONTMELÓ
20/6 GP DA ALEMANHA SACHSENRING
27/6 GP DA HOLANDA ASSEN
8/8 GP DA ESTÍRIA RED BULL RING 
15/8 GP DA ÁUSTRIA RED BULL RING
29/8 GP DA GRÃ-BRETANHA SILVERSTONE
12/9 GP DE ARAGÃO MOTORLAND
19/9 GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINI MISANO
3/10 GP DO JAPÃO MOTEGI
10/10 GP DA TAILÂNDIA BURIRAM
24/10 GP DA AUSTRÁLIA PHILLIP ISLAND
31/10 GP DA MALÁSIA SEPANG
14/11 GP DA COMUNIDADE VALENCIANA RICARDO TORMO
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade