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Morbidelli aproveita queda de Nakagami, escapa e vence GP de Teruel. Mir é 3º

O ítalo-brasileiro fez um passeio no MotorLand, dominou de ponta a ponta e venceu pela segunda vez na temporada. Álex Rins e Joan Mir, ambos da Suzuki, completaram o pódio no circuito espanhol

25 out 2020
09h44
atualizado às 10h08
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Franco Morbidelli terminou com 2s de vantagem para o restante do pelotão
Franco Morbidelli terminou com 2s de vantagem para o restante do pelotão
Foto: SRT / Grande Prêmio

Franco Morbidelli não deu chance aos adversários no GP de Teruel da MotoGP. Neste domingo (25), o ítalo-brasileiro tratou de dominar as 23 voltas no MotorLand, cruzar a linha de chegada com vantagem de 2s para o restante do pelotão e alcançar a segunda vitória da temporada.

O ítalo-brasileiro aproveitou a queda do pole-position Takaaki Nakagami para assumir o primeiro posto ainda nos primeiros metros da disputa. Depois, não saiu mais dali e subiu pela terceira vez ao pódio em 2020. Álex Rins, vencedor do GP de Aragão na última semana, terminou o dia em segundo, com o atual líder da classificação Joan Mir fechando o top-3.

Franco Morbidelli conseguiu a segunda vitória da temporada
Franco Morbidelli conseguiu a segunda vitória da temporada
Foto: SRT / Grande Prêmio

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Pol Espargaró tratou de crescer o ritmo logo nos giros finais para terminar o dia na quarta colocação, imediatamente à frente de Johann Zarco, que completou o rol dos cinco melhores colocados no circuito no nordeste da Espanha.

Entre os postulantes ao título, depois de Mir, o melhor colocado foi Maverick Viñales que terminou o dia em sétimo. Fabio Quartararo teve mais uma disputa discreta e completou apenas em oitavo. Após o revés da classificação, Andrea Dovizioso ainda salvou poucos pontos ao cruzar a linha de chegada em 13º.

Na tabela da classificação, Joan conseguiu aumentar ainda mais a vantagem na liderança, pulando para 14 tentos de vantagem para Quartararo, o segundo. Viñales se mantém em terceiro, enquanto Morbidelli passou para quarto e empurrou Dovizioso para quinto.

Saiba como foi o GP de Teruel de MotoGP

Apesar do sol em Teruel, a temperatura seguiu baixa neste domingo. Antes da largada da classe rainha, que neste fim de semana aconteceu após a Moto3, com a Moto2 adiada para fechar a programação, os termômetros mediam 20°C, com o asfalto chegando a 27°C. A velocidade do vento estava em 8 km/h.

Como sempre, os pilotos podiam escolher entre os pneus macios, médios e duros, com o dianteiro mais resistente e os dois extremos traseiros em versões assimétricas, com a borracha mais firme do lado esquerdo, já que o traçado espanhol conta com dez curvas para a esquerda e sete para a direita.

No grid, as opções foram variadas. A maioria optou pelo médio na frente, exceto Viñales, Rins e Francesco Bagnaia, que usaram macios, e Álex Márquez, que escolheu o duro. Na traseira, a maioria calçou macio, menos Quartararo, Morbidelli, Jack Miller e Tito Rabat, que foram de médios.

No momento da largada, Nakagami conseguiu segurar a ponta, com Rins passando Morbidelli depois de um toque para assumir brevemente a segunda colocação. Ainda na primeira volta, porém, o sonho de Takaaki foi por terra, com um erro entre as curas 4 e 5, que terminou com o piloto da LCR Honda no chão.

Também nos primeiros metros, na curva 2, Brad Binder atingiu a traseira de Jack Miller e os dois caíram e abandonaram. O incidente passou por revisão do Painel de Comissários.

Assim, Morbidelli tomou a liderança, com Rins subindo para a segunda colocação, à frente de Zarco, Viñales, Mir, Quartararo e Cal Crutchlow.

Nakagami terminou a corrida desolado
Nakagami terminou a corrida desolado
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Aos poucos, Morbidelli foi construindo vantagem, mas nada suficiente para ficar confortável. Na volta 4, o ítalo-brasileiro tinha 0s228 de margem para Rins, que já vinha mais de 0s6 à frente de Zarco. Atrás, Álex Márquez ia escalando e já aparecia em sexto após se livrar de Crutchlow e Quartararo.

Morbidelli, então, tratou de manter um ritmo alto, aumentando mais ainda a vantagem, que chegou em 0s5 no fim da volta 5. Apesar de não estar mais tão perto de Franco, Rins foi se isolando mais e mais de Zarco, que ficou quase 1s para trás. Quarto, Viñales também não assustava o piloto da Avintia, mas erra pressionado Mir, que tomou a quarta colocação em meados do giro seguinte.

Com uma opção de pneus diferente dos demais, Álex Márquez também não se deixou segurar por Maverick e logo tomou a quinta colocação com uma manobra bem executada. A Yamaha não tem chance de encarar o motor da RC213V da Honda em linha reta.

Depois de ver o atraso subir até cerca de 0s6, Rins passou a ensaiar uma aproximação com Morbidelli, baixando para 0s3 em meados da volta 8. Enquanto isso, Mir e Márquez vinham chegando em Zarco.

Sem conseguir a mesma boa forma do companheiro de SRT Yamaha, Quartararo caiu para oitavo depois de ser ultrapassado por Pol Espargaró. E ainda era pressionado por Miguel Oliveira, que tampouco tinha Cal Crutchlow muito atrás.

O português da Tech3 logo conseguiu passar o francês de Nice, mas levou o troco quase de imediato. Na ponta, Mir, enfim, tomou a terceira colocação de Zarco, já 2s3 atrás de Rins.

No confronto entre Honda e Ducati, Álex teve um pouquinho mais de trabalho para passar Zarco, mas aproveitou a reta oposta para colar e tomar a posição na saída da curva 17. Johann tentou um bloqueio na primeira curva e recuperou a posição, mas Márquez respondeu metros depois para assumir o quarto posto.

Com 11 giros para o fim, Morbidelli sustentava 0s499 de margem para Rins, que, por sua vez, tinha 2s6 de folga para Mir. Com a demora em passar Zarco, Márquez se afastou 1s3 de Joan. Uma diferença mais do que o esperado pelos treinos.

Na volta 14, porém, Márquez caiu na curva 2 e encerrou a participação na corrida. O espanhol saiu triste, mas sem ferimentos maiores. O irmão de Marc estava calçando um pneu duro na frente da Honda e era o único com essa opção.

Assim, Zarco voltou ao quarto posto, já 3s distante de Mir. Pol Espargaró era o quinto, à frente de Viñales, Quartararo, Oliveira, Dovizioso e Aleix Espargaró.

Pouco depois, Oliveira conseguiu passar Quartararo mais uma vez na freada da 16, mas apesar ter encontrado alguma resistência, conseguiu manter a posição. Fabio, então, se tornou alvo de Dovizioso.

A queda de Álex Márquez
A queda de Álex Márquez
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Com o passar dos giros, as margens na ponta da corrida seguiam quase inalteradas. Morbidelli ia sustentando 0s6 de margem para Rins, que mantinha Mir 2s7 afastado.

Quem não conseguiu defender uma diferença confortável foi Dovizioso, que perdeu o nono posto para Aleix Espargaró. Pouco depois, o dia piorou ainda mais para o italiano, que foi parar atrás e Crutchlow e Iker Lecuona. O piloto da Tech3, aliás, passou Cal para assumir o décimo posto.

Na 18ª das 23 voltas, Morbidelli começou a se afastar de Rins mais decisivamente, ampliando a vantagem para mais de 1s. Mais atrás, Oliveira passou Viñales pelo sexto lugar.

Faltando três voltas para a bandeirada, Pol Espargaró tomou o quarto lugar de Zarco com uma manobra por dentro. Mais para baixo na tabela, Petrucci passou Dovizioso para se instalar em 11º. O italiano de Forli agora estava ao alcance de Stefan Bradl.

No giro seguinte, Aleix Espargaró teve um problema com a Aprilia e acabou abandonando. O catalão pressionava Quartararo pelo oitavo posto.

Na última volta, Petrucci passou Crutchlow pelo décimo posto, mas levou o troco de imediato. O italiano insistiu e ficou com a posição.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:

MotoGP 2020, GP de Teruel, MotorLand, corrida

1 F MORBIDELLI SRT Yamaha   23 voltas
2 A RINS Suzuki +2.205  
3 J MIR Suzuki +5.376  
4 P ESPARGARÓ KTM +10.299  
5 J ZARCO Avintia Ducati +12.915  
6 M OLIVEIRA Tech3 KTM +12.953  
7 M VIÑALES Yamaha +14.262  
8 F QUARTARARO SRT Yamaha +14.720  
9 I LECUONA Tech3 KTM +17.177  
10 D PETRUCCI Ducati +19.519  
11 C CRUTCHLOW LCR Honda +19.708  
12 S BRADL Honda +20.591  
13 A DOVIZIOSO Ducati +22.222  
14 T RABAT Avintia Ducati +26.496  
15 B SMITH Aprilia Gresini +31.816  
16 A ESPARGARÓ Aprilia Gresini NC  
17 A MÁRQUEZ Honda NC  
18 F BAGNAIA Pramac Ducati NC  
19 T NAKAGAMI LCR Honda NC  
19 B SMITH Aprilia Gresini NC  
20 J MILLER Pramac Ducati NC  
21 B BINDER KTM NC  

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