PUBLICIDADE

Motociclismo

Marc Márquez segura Oliveira e abocanha vitória no GP da Alemanha. Quartararo é 3º

Marc Márquez voltou! Com grande atuação desde a largada, o espanhol dominou o GP da Alemanha e venceu pela primeira vez desde que retornou às pistas após grave lesão no braço direito. Miguel Oliveira e Fabio Quartararo fecharam o pódio

20 jun 2021 - 09h44
(atualizado às 10h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Marc Márquez conquistou sua 11ª vitória seguida em Sachsenring
Marc Márquez conquistou sua 11ª vitória seguida em Sachsenring
Foto: Repsol / Grande Prêmio

Marc Márquez mais uma vez provou que ninguém pode superá-lo no GP da Alemanha. Com grande atuação desde a largada, o hexacampeão da MotoGP assumiu a liderança nas primeiras voltas, abriu vantagem e depois só precisou segurar o ritmo para vencer em Sachsenring e subir ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez em 581 dias, encerrando um jejum que começou na etapa de Valência, em 2019.

É a primeira conquista do espanhol desde que sofreu a grave lesão no braço direito no GP da Espanha do ano passado. Desde que retornou às pistas em Portimão, meses atrás, Márquez sequer tinha completado uma corrida no top-5. A vitória de hoje representa a oitava conquista consecutiva no circuito alemão pela MotoGP, além de outras três vitórias na 125cc e na Moto2.

WEB STORY

Marc Márquez segue imbatível na Alemanha
Marc Márquez segue imbatível na Alemanha
Foto: Repsol / Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Miguel Oliveira manteve a boa fase e conquistou o terceiro pódio consecutivo na temporada, fechando em 2º lugar. Fabio Quartararo, líder do campeonato, ficou na terceira colocação.

Brad Binder mostrou boa reação na corrida em Sachsenring e terminou em quarto, com Francesco Bagnaia, Jack Miller, Aleix Espargaró, Joan Mir e Pol Espargaró fechando o top-10.

A MotoGP volta à ação já no próximo fim de semana, com a nona etapa do calendário, o GP da Holanda, em Assen. Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre o Mundial de Motovelocidade.

Saiba como foi o GP da Alemanha de MotoGP:

Depois de dois dias de muito sol e calor, o tempo virou no leste da Alemanha. Logo após a corrida da Moto2, algumas gotas de chuva caíram em Chemnitz, mas nada que tenha alterado decisivamente as condições da pista.

Ainda assim, o calor seguia, com a temperatura ambiente em 28°C e o asfalto chegando a 39°C. A umidade relativa do ar estava em 52%, com o vento soprando a 11 km/h.

Tempo virou consideravelmente de sábado para domingo
Tempo virou consideravelmente de sábado para domingo
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

A primeira lista de pneus da Michelin tinha a maioria dos pilotos com dianteiros duros, exceto Maverick Viñales, Takaaki Nakagami, Francesco Bagnaia e Jorge Martín, que escolheram o médio. Na traseira, o japonês da LCR optou pelo macio, enquanto que todos os demais calçaram médios.

Quando as luzes se apagaram na reta do traçado saxão, Quartararo conseguiu superar a força das Ducati e tomar a ponta, mas foi Aleix Espargaró quem mergulhou primeiro na curva 1, com Marc Márquez tomando o segundo posto, à frente de Zarco, Fabio, Jack Miller e Miguel Oliveira.

Ainda no fim do primeiro giro, Marc tomou a liderança de Aleix com uma manobra por dentro na curva 13. Invicto em Sachsenring em todas as corridas que disputou na MotoGP, o mais velho dos Márquez logo tentou abrir vantagem na Alemanha, mas Aleix não só chegou, como passou. O troco, porém, veio ainda no mesmo giro, de novo na Queckenberg.

Mais atrás, Miller passou Quartararo para assumir a quarta colocação. Oliveira vinha coladinho no francês de Nice, tentando avançar no pelotão.

Na liderança, Marc ia fazendo um bom trabalho, mas sem conseguir escapar de forma decisiva. Zarco também ia acompanhando os ponteiros, seguido de perto por Miller, Oliveira e Quartararo.

Ainda na volta 5, Danilo Petrucci e Álex Márquez caíram na curva 1 e abandonaram o GP da Alemanha. Os dois escaparam ilesos, mas brigando um com o outro.

Na ponta, Aleix fez uma nova tentativa para cima de Márquez, mas o piloto da Honda defendeu bem a liderança na Alemanha.

Ainda neste início de disputa, Lorenzo Savadori caiu na curva 10 e abandonou a etapa alemã. O companheiro de Aleix Espargaró não tem tido uma temporada das mais brilhantes.

Na oitava das 30 voltas previstas, Miller aproveitou a porta aberta para passar Zarco e assumir a terceira posição. O pelotão seguia bastante compacto, com a maior diferença sendo de 0s7 entre Nakagami, em 12º, e Pol Espargaró, em 11º.

Logo depois, os fiscais começaram a exibir bandeiras brancas, sinalizando a chegada das primeiras gotas de chuva. Márquez não deixou passar a oportunidade climática e conseguiu abrir 1s4 de margem em relação a Aleix, que foi superado por Miller e Oliveira pouco depois. Mais atrás, Rins passou Mir para ser oitavo.

Em um piso já um pouco mais traiçoeiro, Márquez seguiu abrindo, chegando a 1s743 de margem para Miller na 11ª volta. Oliveira, por sua vez, ia grudado no australiano, buscando onde atacar. Zarco, por outro lado, caiu para sexto, atrás também de Aleix e Quartararo.

Na volta 11, Oliveira passou Miller e assumiu o segundo posto, já 1s842 atrás de Marc. Uma vez em segundo, Miguel apertou o passo e começou a cortar a vantagem do hexacampeão. Apesar de ter marcado a melhor volta da corrida até então - 1min22s025 -, o português viu o atraso subir para 1s8.

O irmão de Álex, contudo, respondeu rápido ao bom giro de Miguel, chegou em 1min21s825 e voltou a se afastar.

Com o passar das voltas do GP da Alemanha, Márquez e Oliveira iam trocando voltas rápidas, mas a diferença permanecia sempre entre 1s7 e 2s. E a chuva também não causou maiores problemas.

Com 13 votas para a bandeirada, Quartararo passou Aleix e assumiu o quarto lugar em Sachsenring. Zarco era sexto, seguido por Binder, Mir, Martín e Pol Espargaró. Rins tinha descido para 12º, atrás de Bagnaia.

Fabio subiu mais ainda na sequência, tomando o quarto lugar de Miller. Binder também deu um passo à frente, tomando o sexto posto de Zarco.

No giro 21, a diferença entre Márquez e Oliveira vinha caindo, com o português agora só 1s2 atrás. Quartararo, por sua vez, tinha 3s8 de atraso para o rival da KTM.

No muro de Sachsenring, Alberto Puig era a imagem do desespero. O chefe da Honda tentava incentivar Marc, mas não escondia a preocupação com a ameaça da KTM.

No miolo do circuito, Oliveira ia muito bem na aproximação, mas a primeira parcial vinha sendo decisiva para Marc. No entanto, com seis voltas para o fim, a diferença caiu para 0s990.

Faltando só 3 voltas, a diferença voltou a aumentar, chegando a 1s5. O espanhol seguia impondo um ritmo forte, especialmente no primeiro setor, e o português não acompanhava mais. O hexacampeão, então, seguiu firme para conquistar a 11ª vitória seguida em Sachsenring, a oitava na MotoGP.

MotoGP 2021, GP da Alemanha, Sachsenring, Corrida:

1 M MÁRQUEZ Honda 41:07.243 30 voltas
2 M OLIVEIRA KTM +1.610  
3 F QUARTARARO Yamaha +6.772  
4 B BINDER KTM +7.922  
5 F BAGNAIA Ducati +8.591  
6 J MILLER Ducati +9.086  
7 A ESPARGARÓ Aprilia Gresini +9.371  
8 J ZARCO Pramac Ducati +11.439  
9 J MIR Suzuki +11.625  
10 P ESPARGARÓ Honda +14.769  
11 A RINS Suzuki +16.803  
12 J MARTÍN Pramac Ducati +16.915  
13 T NAKAGAMI LCR Honda +19.217  
14 V ROSSI SRT Yamaha +22.300  
15 L MARINI Avintia VR46 Ducati +23.615  
16 E BASTIANINI Avintia Ducati +23.738  
17 I LECUONA Tech3 KTM +23.946  
18 F MORBIDELLI SRT Yamaha +24.414  
19 M VIÑALES Yamaha +24.715  
20 L SAVADORI Aprilia Gresini Abandonou  
21 D PETRUCCI Tech3 KTM Abandonou  
22 A MÁRQUEZ LCR Honda Abandonou  
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade