Lowes controla Gardner em Doha e vence segunda seguida na temporada 2021 da Moto2
Sam Lowes mais uma vez não deu chances para a concorrência e venceu o GP de Doha. Apesar dos esforços de Remy Gardner, o britânico controlou os rivais e venceu a segunda corrida em Losail nesta temporada, com a dupla da Ajo Motorsport completando o pódio
A emoção novamente esteve presente na Moto2 em Losail. No GP de Doha, segunda etapa do Mundial em 2021, Sam Lowes venceu novamente com autoridade, mas precisou segurar os ataques de Remy Gardner ao longo de toda a prova.
Gardner ainda tentou uma manobra na volta final, mas não conseguiu. Raúl Fernández, companheiro do australiano na Red Bull KTM Ajo, completou o pódio na terceira posição. Marco Bezzecchi foi o quarto, com Ai Ogura, Augusto Fernández, Celestino Vietti, Stefano Manzi, Xavi Vierge e Fabio Di Giannantonio fechando o top-10.
Com o resultado do GP de Doha, Lowes não só ouviu 'God Save the Queen' pela segunda vez no ano, mas também chegou a 50 pontos, abrindo dez de vantagem para Gardner na classificação. Raúl Fernández é o terceiro na tabela, à frente de Bezzecchi e Di Giannantonio. A Kalex lidera o Mundial de Construtores com 41 pontos de frente para a Boscoscuro, que fornece os chassis da Speed Up. No Mundial de Equipes, a Ajo lidera com cinco pontos de frente.
A Moto2 retorna às pistas em 18 de abril para o GP de Portugal, em Portimão, terceira etapa da temporada 2021 do Mundial de Motovelocidade.
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Saiba como foi o GP de Doha de Moto2:
Já com a noite iluminando Losail, a Moto2 foi para a pista com temperaturas mais baixas. Antes da largada, os termômetros mediam 22°C, com o asfalto chegando a 25°C. A velocidade do vento tinha diminuído para 13 km/h.
No grid, todos optaram pelo pneu dianteiro 3, exceto Hafizh Syahrin, que calçou o 1, a versão mais macia. Na traseira, todos usaram o Dunlop 2, a opção mais mole.
Na hora da largada em Doha, o pole Sam Lowes resistiu à ameaça de Ramy Gardner e conseguiu manter a ponta nos primeiros metros, mas acabou superado por Bezzecchi, que mergulhou primeiro na curva 1. Augusto Fernández escapou da trajetória nos primeiros metros e escorregou para a quinta colocação.
Raúl Fernández conseguiu passar Gardner pelo terceiro posto, com Arón Canet subindo para quinto, à frente de Augusto e Di Giannantonio. Ai Ogura e Joe Roberts foram ao ataque e se instalaram em sexto e sétimo, respectivamente.
Líder, Bezzecchi abriu 0s3 de margem após duas voltas, mas viu Lowes reduzir a vantagem ligeiramente pouco depois. Raúl seguia perto do piloto da Marc VDS, que também era seguido por Gardner.
No abertura da volta 4 do GP de Doha, Lowes conseguiu tomar a liderança de Bezzecchi aproveitando o vácuo na reta e logo abriu vantagem no comando. Raúl seguia em terceiro, pressionado por Gardner, que já tinha mais de 2s de vantagem para Roberts.
Menos experiente, Raúl não conseguiu segurar Remy por muito tempo e perdeu a terceira posição.
Uma vez na ponta, Lowes tratou de se afastar, mas Bezzecchi não conseguiu segurar o segundo posto e foi ultrapassado pela dupla da Red Bull KTM Ajo. O quarteto vinha separado por só 0s8.
Enquanto Gardner armava o ataque na direção de Lowes, Roberts caiu na curva 14 depois de um incidente com Ai Ogura e abandonou o GP de Doha.
Diferente do que aconteceu na semana passada, Lowes parecia não ter nas mãos uma moto impecável, então não conseguiu se distanciar decisivamente do pelotão. Gardner ia mantendo contato, mas ainda pressionado por Raúl Fernández e Bezzecchi. Quinto, Di Giannantonio tinha mais de 5s de atraso para o primeiro pelotão.
Na metade da corrida, Lowes tinha conseguido levar a diferença para 0s351, com Gardner também se afastando um pouco mais de Raúl, que fez o mesmo com Bezzecchi. O quarteto, porém, seguia em ritmo parecido e mantendo o contato.
Aos poucos, Bezzecchi foi perdendo o contato com o trio da ponta. Com oito voltas para o fim, o piloto da VR46 já aparecia 0s776 atrás de Raúl. Na ponta, Lowes ainda não tinha se livrado de Gardner, que segurava a diferença em 0s343.
Com oito giros para o fim, aliás, Tom Lüthi se despediu dessa segunda corrida da temporada 2021 da Moto2. Rodando em 21º, o suíço caiu na curva 2 de Losail e abandonou a corrida após uma queda forte.
Pouco depois, foram Jake Dixon e Marcel Schrötter que se despediram da corrida após uma queda na curva 14. A cinco voltas do fim, quem disse adeus a qualquer chance de vitória foi Canet, que ocupava a quinta colocação. Enquanto isso, na briga pela liderança, Gardner continuava atrás do líder, mas sem esboçar uma ultrapassagem.
No penúltimo giro do GP de Doha, Sam Lowes marcou a melhor volta da prova, com 1min59s026 e abriu vantagem para a dupla da Red Bull KTM Ajo. Depois, com 1min58s991, foi a vez de Gardner bater a marca.
Na volta final, Gardner se aproximou do rival e tentou uma manobra para a vitória, principalmente no setor final do circuito. Lowes, no entanto, controlou bem os ataques e superou o adversário.
Com cinco voltas para o fim, Gardner voltou a se aproximar de Lowes, reduzindo a vantagem do britânico para 0s259. Mais atrás, Arón Canet caiu na curva 16 e abandonou.
Sam chegou a se afastar ligeiramente, mas Remy aproximou mais uma vez, chegando a 0s119. Raúl não vinha assim tão distante, mas já não era uma grande preocupação para o companheiro de Red Bull KTM Ajo.
Com duas voltas para o fim, o #22 da Marc VDS acelerou mais firme, registrou a melhor volta na corrida em 1min59s026 e levou a diferença para a casa de 0s5.
O filho de Wayne não entregou os pontos e cortou a margem mais uma vez, registrando 1min58s991. Ainda assim, Remy não conseguiu se aproximar o suficiente para ameaçar a liderança de Lowes.
Na última volta, a diferença caiu para 0s1, mas sem que Gardner conseguisse um lugar para efetivamente tentar ultrapassar. Raúl Fernández confirmou o terceiro posto, à frente de Bezzecchi, Ai Ogura, Augusto Fernández, Celestino Vietti, Stefano Manzi, Xavi Vierge e Fabio Di Giannantonio.
Moto2 2021, GP de Doha, Losail, Corrida:
1 | S LOWES | Marc VDS Kalex | 39:52.702 | 20 voltas |
2 | R GARDNER | Red Bull KTM Ajo Kalex | +0.190 | |
3 | R FERNÁNDEZ | Red Bull KTM Ajo Kalex | +3.371 | |
4 | M BEZZECCHI | VR46 Kalex | +6.789 | |
5 | A OGURA | Team Tady Kalex | +16.640 | |
6 | A FERNÁNDEZ | Marc VDS Kalex | +16.887 | |
7 | C VIETTI | VR46 Kalex | +17.254 | |
8 | S MANZI | Forward MV Agusta | +17.283 | |
9 | X VIERGE | SIC Kalex | +17.515 | |
10 | F DI GIANNANTONIO | Speed UP | +18.167 | |
11 | T ARBOLINO | Intact Kalex | +18.180 | |
12 | B BENDSNEYDER | RW NTS | +20.696 | |
13 | J NAVARRO | Speed UP | +22.016 | |
14 | L DALLA PORTA | Italtrans Kalex | +22.043 | |
15 | A ARENAS | Aspar Speed Up | +26.266 | |
16 | H GARZÓ | PONS Kalex | +28.539 | |
17 | N BULEGA | Gresini Kalex | +29.310 | |
18 | Y MONTELLA | Speed UP | +33.150 | |
19 | S CHANTRA | Team Tady Kalex | +39.838 | |
20 | L BALDASSARRI | PONS Kalex | +44.961 | |
21 | H SYAHRIN | Aspar Speed Up | +56.123 | |
22 | A CANET | Aspar Speed Up | Abandonou | |
23 | J DIXON | SIC Kalex | Abandonou | |
24 | M SCHROTTER | Intact Kalex | Abandonou | |
25 | T LÜTHI | Intact Kalex | Abandonou | |
26 | C BEAUBIER | American Kalex | Abandonou | |
27 | T MARCON | Forward MV Agusta | Abandonou | |
28 | J ROBERTS | American Kalex | Abandonou |
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