Foggia vence GP da Grã-Bretanha em dia de azar dos líderes da Moto3. Moreira é 6º
Sergio García sofreu queda, Izán Guevara também, e Dennis Foggia - que nada teve a ver com isso - aproveitou para vencer em Silverstone. Brasileiro Diogo Moreira largou da pole-position, mas não conseguiu segurar dianteira
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A expectativa antes do GP da Grã-Bretanha de Moto3 era, evidentemente, direcionada a Diogo Moreira. O brasileiro fez história no sábado, ao se tornar apenas o segundo piloto do país a ter uma pole-position no Mundial de Motovelocidade. Na corrida deste domingo (7), infelizmente, não deu: Dennis Foggia venceu e conquistou o segundo triunfo em 2022.
Moreira perdeu a liderança logo na primeira volta, pouco depois da largada. Enquanto o #10 da MSi caía pelo pelotão, mas mantendo bom nível de pilotagem, Izán Guevara e Ryusei Yamanaka chegaram a assumir a ponta. O giro inicial ainda assistiria outro piloto na dianteira: Deniz Öncü.
Conta-giro
Dennis Foggia venceu em Silverstone (Foto: Leopard)
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A partir daí, o que se viu foi uma disputa em Silverstone cheio de trocas na liderança e alterações na ordem de posições. Quando Dennis Foggia assumiu a dianteira, fez valer: sobreviveu a diversos ataques e cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Jaume Masià chegou em segundo e, Deniz Öncü, em terceiro.
Kaito Toba, Stefano Nepa, Diogo Moreira, John McPhee, Ryusei Yamanaka, Andrea Migno e Carlos Tatay completaram o top-10 da prova em Silverstone.
Com o resultado, Sergio García - que abandonou após queda no fim - conseguiu manter a liderança do Mundial de Pilotos, com 182 pontos. O companheiro de equipe, Izán Guevara - que também caiu já perto do encerramento da prova - segue em segundo, com 179. Após a vitória, Foggia ganhou fôlego e está em terceiro, com 140.
A Moto3 volta às pistas no dia 21 de agosto, com o GP da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de Moto3:
Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, o dia em Silverstone amanheceu com sol e céu claro. Antes da largada, a temperatura estava na casa dos 21°C, com o asfalto chegando a 38°C. A umidade relativa do ar era de 48%, com o vento soprando a 2 km/h.
No momento da largada em Silverstone, Moreira saiu bem e mergulhou primeiro na Copse, com Izán Guevara aproveitando logo depois para pegar a liderança. Diogo reagiu rápido e voltou ao comando, mas logo viu Yamanaka aparecer para pegar a ponta. Guevara caiu para terceiro, diante de Deniz Öncü, Tatsuki Suzuki e Riccardo Rossi.
Ainda na volta 1, Öncü tomou o comando na Village, com Guevara passando o brasileiro para ser segundo. Sasaki tomou o quarto lugar de Suzuki pouco depois.
Na abertura da volta seguinte, Guevara assumiu o comando, com Sasaki surgindo para saltar a segunda colocação em uma manobra dupla em cima de Diogo e Deniz na Maggots, a curva 2.
Enquanto isso, Izán ia tentando quebrar o pelotão. Perto de fechar a segunda volta, o piloto da Aspar estava 0s383 afastado de Sasaki. Öncü era o terceiro, seguido por Suzuki e Moreira.
Correndo em casa, John McPhee logo entrou na briga e passou Diogo pelo quinto posto. Na sequência, o piloto da MAX deixou Sasaki para trás e se instalou em quarto. Dennis Foggia também chegou ao pelotão e tomou a posição do brasileiro.
Na liderança, Guevara não conseguiu escapar. Na volta 4, o espanhol tinha só 0s137 de margem para Öncü, que trazia junto Suzuki. O japonês, aliás, atacou e tomou a posição do turco.
Com o pelotão agrupado, a movimentação ficou mais complicada. Na volta cinco, Moreira desceu para décimo, 1s1 atrás do líder, mas ainda dentro do primeiro grupo da disputa.
Na liderança, Foggia tomou o comando de Guevara, com McPhee em terceiro, seguido por Öncü. Izán, porém, respondeu quase de imediato, retomando a liderança da corrida. Dennis não deixou por menos e passou mais uma vez, com Suzuki e McPhee subindo para terceiro e quarto, respectivamente.
Na volta 7, Suzuki foi quem pulou para a liderança, diante de Öncü, Sasaki e Foggia. Moreira, por outro lado, tinha escorregado para 14º, mas agora a menos de 1s do lider. O pelotão da ponta era ainda maior.
Na volta 8, Izán Guevara teve prejuízo e desceu para a oitava colocação, logo à frente de Sergio Garcia, o companheiro de Aspar e rival pelo título da Moto3 em 2022. Na ponta, era Foggia quem comandava a disputa.
Na metade da corrida, Foggia tinha conseguido abrir 0s2 de margem para McPhee, que foi engolido pelo pelotão. Assim, Dennis abriu quase 0s6 de folga na ponta. Öncü assumiu o segundo posto, seguido por Sasaki, Suzuki, David Muñoz, Jaume Masià, Garcia, Dani Holgado, Ivan Ortolá, McPhee, Stefano Nepa, Xavier Artigas, Yamanaka e Moreira.
Öncü subiu o ritmo e passou a cortar a margem de Foggia. Com sete voltas para o fim do GP da Grã-Bretanha, o piloto da Leopard viu o respiro baixar de 0s2. Suzuki ia tentando acompanhar, assim como Sasaki, Ortolá, Muñoz, Masià e Garcia.
Na abertura da volta 6, Deniz fez o primeiro ataque e tomou a liderança, de cara abrindo um pouco de diferença. Sasaki se manteve em terceiro, com Suzuki passando Masià para ser quarto. Mais atrás, Moreira subiu para 13º.
Na passagem seguinte, Foggia e Suzuki deram o bote em Öncü na saída da Copse, com Masià logo indo ao ataque para também passar Deniz. Muñoz não deixou por menos e também colocou o turco de canto.
A três voltas do fim, Sasaki e García foram ao chão no setor 3, causando bandeiras amarelas. Öncü, enquanto isso, retomou a ponta e passou a segurar Ortolá, que preparava o ataque.
No miolo da volta 14, Öncü conseguiu passar a dupla da Leopard, com Ortolá aproveitando para saltar para segundo, à frente de Masià. Suzuki caiu para terceiro, diante de Suzuki e Muñoz. Garcia surgiu em sexto, com Foggia despencando para sétimo. Moreira seguia em 14º.
Ao abrir a volta seguinte, Ortolá tomou a liderança, com Masià se instalando em segundo, diante de Öncü. A liderança do piloto de 18 anos, porém, foi breve, já que Deniz reagiu de imediato e voltou para a primeira posição. Muñoz era o terceiro, diante de Garcia e Sasaki.
Com três voltas para o fim, um revés importante no campeonato: Sasaki caiu na Village, a curva 13, e derrubou Garcia, o líder do campeonato. O incidente será investigado pelo Painel de Comissários da FIM.
O momento da queda de Sergio García no fim do GP da Grã-Bretanha - Sasaki estava consciente (Foto; Reprodução)
Enquanto isso, Öncü vinha na liderança, ainda diante de Ortolá. Suzuki, Muñoz, Foggia e Guevara apareciam logo atrás, escoltados por Masià e Guevara. Moreira tinha subido para a nona colocação.
Na abertura da última vota, Muñoz passou Ortolá para ser segundo, mas o cenário mudou de imediato, já que Foggia retomou a liderança, diante de Masià e Öncü. O primeiro pelotão estava totalmente agrupado, e Diogo de volta ao sexto posto.
Na volta final, Ortolá e Guevara caíram na Stowe, a curva 7, promovendo mais uma mudança no campeonato. Afinal, Izán era o vice-líder.
A queda do vice-líder do campeonato também será investigada (Foto: Reprodução/MotoGP)
Foggia, então, tomou a liderança da prova, com Masià e Muñoz atrás. Öncü era o quarto, enquanto Muñoz caiu nos metros finais.
Dennis recebeu a bandeirada para vencer com 0s252 de margem para Masià, com Öncü completando o pódio. Moreira fechou em sexto.
Moto3 2022, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Corrida:
1 | D FOGGIA | Leopard Honda | 37min30s120 | 17 voltas |
2 | J MASIÀ | Red Bull KTM Ajo | +0.252 | |
3 | D ÖNCÜ | Tech3 KTM | +0.297 | |
4 | K TOBA | CIP KTM | +0.738 | |
5 | S NEPA | Angelus MTA KTM | +0.762 | |
6 | D MOREIRA | MSI KTM | +0.881 | |
7 | J MCPHEE | Sterilgarda Max Husqvarna | +0.932 | |
8 | R YAMANAKA | MSI KTM | +0.936 | |
9 | A MIGNO | Snipers Honda | +1.108 | |
10 | C TATAY | Prüstel GP CFMoto | +1.790 | |
11 | X ARTIGAS | Prüstel GP CFMoto | +1.827 | |
12 | S OGDEN | VisionTrack Honda | +2.050 | |
13 | L FELLON | Sic58 Honda | +2.186 | |
14 | R ROSSI | Sic58 Honda | +2.383 | |
15 | A FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | +21.029 | |
16 | E BARTOLINI | Avintia KTM | +21.064 | |
17 | M AJI | Team Asia Honda | +21.188 | |
18 | T FURUSATO | Team Asia Honda | +21.243 | |
19 | A SURRA | Snipers Honda | +21.430 | |
20 | N F CARRARO | Avintia KTM | +21.454 | |
21 | J WHATLEY | VisionTrack Honda | +30.280 | |
22 | M GARCIA | CIP KTM | +42.153 | |
23 | A CARRASCO | Boe SKX KTM | +42.165 | |
24 | D HOLGADO | Red Bull KTM Ajo | Abandonou | |
25 | I ORTOLÁ | Angelus MTA KTM | Abandonou | |
26 | D MUÑOZ | Boe SKX KTM | Abandonou | |
27 | T SUZUKI | Leopard Honda | Abandonou | |
28 | I GUEVARA | Aspar GasGas | Abandonou | |
29 | S GARCÍA | Aspar GasGas | Abandonou | |
30 | A SASAKI | Sterilgarda Max Husqvarna | Abandonou |
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