PUBLICIDADE

Motociclismo

Foggia vence GP da Grã-Bretanha em dia de azar dos líderes da Moto3. Moreira é 6º

Sergio García sofreu queda, Izán Guevara também, e Dennis Foggia - que nada teve a ver com isso - aproveitou para vencer em Silverstone. Brasileiro Diogo Moreira largou da pole-position, mas não conseguiu segurar dianteira

7 ago 2022 - 08h09
(atualizado às 08h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Dennis Foggia venceu em Silverstone
Dennis Foggia venceu em Silverstone
Foto: Leopard / Grande Prêmio

MOTOGP VOLTA DAS FÉRIAS COM DISPUTA ABERTA ENTRE QUARTARARO E ALEIX ESPARGARÓ

A expectativa antes do GP da Grã-Bretanha de Moto3 era, evidentemente, direcionada a Diogo Moreira. O brasileiro fez história no sábado, ao se tornar apenas o segundo piloto do país a ter uma pole-position no Mundial de Motovelocidade. Na corrida deste domingo (7), infelizmente, não deu: Dennis Foggia venceu e conquistou o segundo triunfo em 2022.

Moreira perdeu a liderança logo na primeira volta, pouco depois da largada. Enquanto o #10 da MSi caía pelo pelotão, mas mantendo bom nível de pilotagem, Izán Guevara e Ryusei Yamanaka chegaram a assumir a ponta. O giro inicial ainda assistiria outro piloto na dianteira: Deniz Öncü.

Conta-giro

Dennis Foggia venceu em Silverstone (Foto: Leopard)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A partir daí, o que se viu foi uma disputa em Silverstone cheio de trocas na liderança e alterações na ordem de posições. Quando Dennis Foggia assumiu a dianteira, fez valer: sobreviveu a diversos ataques e cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Jaume Masià chegou em segundo e, Deniz Öncü, em terceiro.

Kaito Toba, Stefano Nepa, Diogo Moreira, John McPhee, Ryusei Yamanaka, Andrea Migno e Carlos Tatay completaram o top-10 da prova em Silverstone.

Com o resultado, Sergio García - que abandonou após queda no fim - conseguiu manter a liderança do Mundial de Pilotos, com 182 pontos. O companheiro de equipe, Izán Guevara - que também caiu já perto do encerramento da prova - segue em segundo, com 179. Após a vitória, Foggia ganhou fôlego e está em terceiro, com 140.

A Moto3 volta às pistas no dia 21 de agosto, com o GP da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de Moto3:

Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, o dia em Silverstone amanheceu com sol e céu claro. Antes da largada, a temperatura estava na casa dos 21°C, com o asfalto chegando a 38°C. A umidade relativa do ar era de 48%, com o vento soprando a 2 km/h.

No momento da largada em Silverstone, Moreira saiu bem e mergulhou primeiro na Copse, com Izán Guevara aproveitando logo depois para pegar a liderança. Diogo reagiu rápido e voltou ao comando, mas logo viu Yamanaka aparecer para pegar a ponta. Guevara caiu para terceiro, diante de Deniz Öncü, Tatsuki Suzuki e Riccardo Rossi.

Ainda na volta 1, Öncü tomou o comando na Village, com Guevara passando o brasileiro para ser segundo. Sasaki tomou o quarto lugar de Suzuki pouco depois.

Na abertura da volta seguinte, Guevara assumiu o comando, com Sasaki surgindo para saltar a segunda colocação em uma manobra dupla em cima de Diogo e Deniz na Maggots, a curva 2.

Enquanto isso, Izán ia tentando quebrar o pelotão. Perto de fechar a segunda volta, o piloto da Aspar estava 0s383 afastado de Sasaki. Öncü era o terceiro, seguido por Suzuki e Moreira.

Correndo em casa, John McPhee logo entrou na briga e passou Diogo pelo quinto posto. Na sequência, o piloto da MAX deixou Sasaki para trás e se instalou em quarto. Dennis Foggia também chegou ao pelotão e tomou a posição do brasileiro.

Na liderança, Guevara não conseguiu escapar. Na volta 4, o espanhol tinha só 0s137 de margem para Öncü, que trazia junto Suzuki. O japonês, aliás, atacou e tomou a posição do turco.

Com o pelotão agrupado, a movimentação ficou mais complicada. Na volta cinco, Moreira desceu para décimo, 1s1 atrás do líder, mas ainda dentro do primeiro grupo da disputa.

Na liderança, Foggia tomou o comando de Guevara, com McPhee em terceiro, seguido por Öncü. Izán, porém, respondeu quase de imediato, retomando a liderança da corrida. Dennis não deixou por menos e passou mais uma vez, com Suzuki e McPhee subindo para terceiro e quarto, respectivamente.

Na volta 7, Suzuki foi quem pulou para a liderança, diante de Öncü, Sasaki e Foggia. Moreira, por outro lado, tinha escorregado para 14º, mas agora a menos de 1s do lider. O pelotão da ponta era ainda maior.

Na volta 8, Izán Guevara teve prejuízo e desceu para a oitava colocação, logo à frente de Sergio Garcia, o companheiro de Aspar e rival pelo título da Moto3 em 2022. Na ponta, era Foggia quem comandava a disputa.

Na metade da corrida, Foggia tinha conseguido abrir 0s2 de margem para McPhee, que foi engolido pelo pelotão. Assim, Dennis abriu quase 0s6 de folga na ponta. Öncü assumiu o segundo posto, seguido por Sasaki, Suzuki, David Muñoz, Jaume Masià, Garcia, Dani Holgado, Ivan Ortolá, McPhee, Stefano Nepa, Xavier Artigas, Yamanaka e Moreira.

Öncü subiu o ritmo e passou a cortar a margem de Foggia. Com sete voltas para o fim do GP da Grã-Bretanha, o piloto da Leopard viu o respiro baixar de 0s2. Suzuki ia tentando acompanhar, assim como Sasaki, Ortolá, Muñoz, Masià e Garcia.

Na abertura da volta 6, Deniz fez o primeiro ataque e tomou a liderança, de cara abrindo um pouco de diferença. Sasaki se manteve em terceiro, com Suzuki passando Masià para ser quarto. Mais atrás, Moreira subiu para 13º.

Na passagem seguinte, Foggia e Suzuki deram o bote em Öncü na saída da Copse, com Masià logo indo ao ataque para também passar Deniz. Muñoz não deixou por menos e também colocou o turco de canto.

A três voltas do fim, Sasaki e García foram ao chão no setor 3, causando bandeiras amarelas. Öncü, enquanto isso, retomou a ponta e passou a segurar Ortolá, que preparava o ataque.

No miolo da volta 14, Öncü conseguiu passar a dupla da Leopard, com Ortolá aproveitando para saltar para segundo, à frente de Masià. Suzuki caiu para terceiro, diante de Suzuki e Muñoz. Garcia surgiu em sexto, com Foggia despencando para sétimo. Moreira seguia em 14º.

Ao abrir a volta seguinte, Ortolá tomou a liderança, com Masià se instalando em segundo, diante de Öncü. A liderança do piloto de 18 anos, porém, foi breve, já que Deniz reagiu de imediato e voltou para a primeira posição. Muñoz era o terceiro, diante de Garcia e Sasaki.

Com três voltas para o fim, um revés importante no campeonato: Sasaki caiu na Village, a curva 13, e derrubou Garcia, o líder do campeonato. O incidente será investigado pelo Painel de Comissários da FIM.

O momento da queda de Sergio García no fim do GP da Grã-Bretanha - Sasaki estava consciente (Foto; Reprodução)

Enquanto isso, Öncü vinha na liderança, ainda diante de Ortolá. Suzuki, Muñoz, Foggia e Guevara apareciam logo atrás, escoltados por Masià e Guevara. Moreira tinha subido para a nona colocação.

Na abertura da última vota, Muñoz passou Ortolá para ser segundo, mas o cenário mudou de imediato, já que Foggia retomou a liderança, diante de Masià e Öncü. O primeiro pelotão estava totalmente agrupado, e Diogo de volta ao sexto posto.

Na volta final, Ortolá e Guevara caíram na Stowe, a curva 7, promovendo mais uma mudança no campeonato. Afinal, Izán era o vice-líder.

A queda do vice-líder do campeonato também será investigada (Foto: Reprodução/MotoGP)

Foggia, então, tomou a liderança da prova, com Masià e Muñoz atrás. Öncü era o quarto, enquanto Muñoz caiu nos metros finais.

Dennis recebeu a bandeirada para vencer com 0s252 de margem para Masià, com Öncü completando o pódio. Moreira fechou em sexto.

Moto3 2022, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Corrida:

1 D FOGGIA Leopard Honda 37min30s120 17 voltas
2 J MASIÀ Red Bull KTM Ajo +0.252  
3 D ÖNCÜ Tech3 KTM +0.297  
4 K TOBA CIP KTM +0.738  
5 S NEPA Angelus MTA KTM +0.762  
6 D MOREIRA MSI KTM +0.881  
7 J MCPHEE Sterilgarda Max Husqvarna +0.932  
8 R YAMANAKA MSI KTM +0.936  
9 A MIGNO Snipers Honda +1.108  
10 C TATAY Prüstel GP CFMoto +1.790  
11 X ARTIGAS Prüstel GP CFMoto +1.827  
12 S OGDEN VisionTrack Honda +2.050  
13 L FELLON Sic58 Honda +2.186  
14 R ROSSI Sic58 Honda +2.383  
15 A FERNÁNDEZ Tech3 KTM +21.029  
16 E BARTOLINI Avintia KTM +21.064  
17 M AJI Team Asia Honda +21.188  
18 T FURUSATO Team Asia Honda +21.243  
19 A SURRA Snipers Honda +21.430  
20 N F CARRARO Avintia KTM +21.454  
21 J WHATLEY VisionTrack Honda +30.280  
22 M GARCIA CIP KTM +42.153  
23 A CARRASCO Boe SKX KTM +42.165  
24 D HOLGADO Red Bull KTM Ajo Abandonou  
25 I ORTOLÁ Angelus MTA KTM Abandonou  
26 D MUÑOZ Boe SKX KTM Abandonou  
27 T SUZUKI Leopard Honda Abandonou  
28 I GUEVARA Aspar GasGas Abandonou  
29 S GARCÍA Aspar GasGas Abandonou  
30 A SASAKI Sterilgarda Max Husqvarna Abandonou

HONDA VIVE MÁ FASE NA MOTOGP, MAS RINS FEZ BOA ESCOLHA COM LCR

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade