PUBLICIDADE

Motociclismo

Diretor da Yamaha compara Quartararo com Rossi e diz: "Superou nossas expectativas"

Lin Jarvis destacou a dedicação do francês ao longo do ano e celebrou a conquista antecipada do título em Misano. O dirigente afirmou que segue a dúvida se a Yamaha poderá assegurar a tríplice coroa da MotoGP em 2021

25 out 2021 - 11h06
Compartilhar
Exibir comentários
Fabio Quartararo
Fabio Quartararo
Foto: Yamaha / Grande Prêmio

Diretor da Yamaha, Lin Jarvis viu um pouco de Valentino Rossi em Fabio Quartararo. Exultante com a conquista do título de 2021, o dirigente avaliou que o francês teve um ano de dedicação implacável, mas conseguiu se divertir em cima da YZR-M1, assim como o italiano fazia nos anos em que passou com a equipe de fábrica.

Rossi é o mais bem sucedido da Yamaha na classe rainha do Mundial de Motovelocidade, já que conquistou quatro dos sete títulos da carreira com a marca dos três diapasões.

Fabio Quartararo celebrou o título com a Yamaha em Misano
Fabio Quartararo celebrou o título com a Yamaha em Misano
Foto: Yamaha / Grande Prêmio

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Em um comunicado enviado à imprensa, Jarvis afirmou que Quartararo superou as expectativas do time no primeiro ano na escuderia ― justamente substituindo Valentino ― e relembrou a trajetória do piloto de Nice em 2021, inclusive com uma cirurgia ainda no início do campeonato para tratar a síndrome compartimental.

"Estou extremamente feliz em parabenizar Fabio por conquistar o título já em Misano", disse Jarvis. "Pedimos a Fabio que se juntasse à equipe de fábrica em 2021, pois sabíamos muito bem a extensão do talento dele. No entanto, ele não só correspondeu às nossas expectativas, mas também as superou", seguiu.

"Fabio, obviamente, sempre sonhou em ser um piloto de fábrica e estava muito animado com o que o futuro traria, mas a mudança de equipe exigiu algum ajuste. Ele teve de se acostumar com uma nova equipe enquanto simultaneamente lidava com a maior pressão da imprensa por ser um piloto de fábrica.", indicou. "Fabio não teve dificuldades em se fundir à equipe e encontrar a velocidade com a YZR-M1 de fábrica, e logo conquistou duas vitórias, em Doha e Portimão. Naquele momento, soubemos que este poderia ser um ano especial, mas o desastre nos atingiu em Jerez. Fabio teve de lidar com problemas de arm pump e uma cirurgia no início da temporada, um momento crucial para um postulante sério ao campeonato. Isto poderia ter tido um impacto mental severo, mas, mais uma vez, isso não o perturbou. Ele encarou isso de maneira heroica e conseguiu aparecer para o GP seguinte pronto para lutar pelo pódio outra vez", elogiou.

O italiano exaltou a força mental de Quartararo e destacou que ele é capaz de se divertir na moto, mesmo se empenhando firmemente para conquistar o título.

"A força mental dele realmente nos impressionou e fez com que ele não terminasse pior do que oitavo em fins de semana 'ruins' de corrida, exceto quando teve o problema circulatório em Jerez e, mesmo assim, foi 13º. Ele não terminou fora da zona de pontuação sequer uma vez na temporada", ressaltou. "As estatísticas falam por si. Elas mostram que Fabio não deixou uma pedra intocada e ainda conseguiu não se afetar pela pressão de um possível título. Ele luta e bate os rivais de maneira justa, puramente com talento e habilidade de corrida. E, por fim, ele caminha na linha tênue entre dedicação implacável para vencer enquanto se diverte na moto, uma qualidade que nossa equipe já viu antes, com o piloto mais bem sucedido da Yamaha na classe rainha: Valentino Rossi", comparou.

Por fim, Jarvis agradeceu o empenho de todos os funcionários da Yamaha e prometeu dar 100% para conquistar também os Mundiais de Equipes e Pilotos.

"Este título do Mundial de Pilotos é especial, pois foi conquistado graças a uma grande sinergia entre Fabio, a equipe e a Yamaha. Gostaria de agradecer e felicitar os membros da Monster Energy Yamaha MotoGP que trabalham diretamente com Fabio, assim como os engenheiros da Divisão de Desenvolvimento da Yamaha Motorsport no Japão e o pessoal da base europeia da Yamaha Motor Racing. Todas as grandes conquistas de Fabio são evidências do trabalho duro deles", avaliou. "A grande questão agora é se podemos vencer também os títulos de Equipes e Construtores…. Com só dois rounds para o fim, vamos dar certamente 100% de nós por um final empolgante de outra competitiva temporada da MotoGP", concluiu.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 7 de novembro para o GP do Algarve, em Portimão. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

ADEUS DE ROSSI E TRIBUTO A SIMONCELLI: MOTOGP TRANSBORDA EMOÇÃO EM MISANO | GP às 10

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade