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Motociclismo

Bezzecchi desbanca favoritos na Tailândia e crava 1ª pole na MotoGP. Quartararo é 4º

A chuva não veio, e o sol apareceu para abrilhantar a primeira pole-position de Marco Bezzecchi na MotoGP. Com 1min29s671, o piloto da VR46 desbancou favoritos na Tailândia e vai largar da posição de honra

1 out 2022 - 05h55
(atualizado às 05h58)
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Marco Bezzecchi é pole na Tailândia
Marco Bezzecchi é pole na Tailândia
Foto: Divulgação/MotoGP / Grande Prêmio

A chuva não veio, e o sol apareceu para abrilhantar a conquista da pole-position de Marco Bezzecchi no GP da Tailândia de MotoGP. O piloto da VR46 surpreendeu todo mundo ao chegar a 1min29s671, derrubar o tempo de Jorge Martín e alcançar a posição de honra para a corrida em Chang — sua primeira na classe rainha.

Martín tentou até a última volta tirar a ponta de Bezzecchi, mas ficou 0s021 distante e, por isso, vai largar do segundo lugar. Francesco Bagnaia foi forte candidato à pole também, mas foi superado pelos pilotos à frente e fecha a primeira fila. Ainda assim, são três Ducati no top-3, sete no top-10.

Marco Bezzecchi desbancou favoritos na Tailândia
Marco Bezzecchi desbancou favoritos na Tailândia
Foto: Divulgação/MotoGP / Grande Prêmio

Fabio Quartararo e Aleix Espargaró aparecem atrás. Johann Zarco, Enea Bastianini, Jack Miller, Marc Márquez, Luca Marini e Álex Rins completam as dez primeiras posições.

Aleix Espargaró, que teve problemas com a Aprilia ao longo do fim de semana, sequer passou para o Q2. Vai largar do 13º lugar.

O GP da Tailândia da MotoGP acontece neste domingo (2), às 5h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

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TL4: Zarco lidera trio da Ducati e joga responsabilidade para rivais

Antes do Q1, os pilotos foram à pista para os 30 minutos do TL4, que funciona muito mais como um warm up para a sessão classificatória e também acerto para a corrida. Na pista, o asfalto chegava aos 42°C, com os termômetros marcando 29°C de temperatura ambiente, 73% de umidade relativa e ventos de 14 km/h.

Na pista escolhas bem divididas, com parte dos pilotos optando por médios nas duas rodas e outros experimentando o composto macio na parte de trás. Apenas Marc Márquez e Miguel Oliveira foram mais ousados e colocaram pneu duro na frente, com o #93 escolhendo macios na traseira e o português indo de médios.

Nos primeiros giros, Miller colocou a Ducati na liderança ao virar 1min32s107, seguido por Zarco e Bastianini. Oliveira, no entanto, pulou para segundo no giro seguinte, mas logo Martín e Zarco recolocaram a Pramac Ducati atrás apenas da moto de fábrica de Miller. Enquanto isso, Quartararo era apenas o nono, com Aleix Espargaró aparecendo na 14ª posição.

O TL4 seguiu com as Ducati se revezando nas primeiras posições, com a dupla da Pramac ditando o ritmo e mostrando a Miller e Bagnaia que eles teriam de ser mais agressivos na luta pela pole-position. Os primeiros dez minutos, contudo, traziam até certo equilíbrio, com Yamaha, Suzuki e KTM também aparecendo entre os dez primeiros. A Aprilia é quem ficava de fora, com Aleix apenas em 13º, à frente de Maverck Viñales.

A Ducati ditou o ritmo do TL4 da MotoGP na Tailândia (vídeo: reprodução/MotoGP)

Nos dez minutos restantes, Morbidelli sustentava a quinta posição, colocando-se como a melhor Yamaha do TL4, logo à frente do companheiro de equipe, Quartararo. Marc Márquez, como de costume, era a melhor Honda do grid num distante 11º lugar. O hexacampeão, aliás, sustentava como melhor marca pessoal do fim de semana o tempo feito ainda no TL1, quando foi o mais rápido da sessão. A dupla da Aprilia, por sua vez, vinha ainda mais atrás, com Aleix Espargaró e Viñales em 15º e 16º, respectivamente, mas a impressão era que a fábrica de Noale estava mais focada num acerto para a corrida, uma vez que o TL4 é o único sem a necessidade de o piloto ter de virar um tempo rápido para se garantir no Q2.

Cronômetro zerado, e Zarco manteve a liderança do TL4 com 1min30s830, seguido por Miller, Bezzecchi e Brad Binder, que quebrou a sequência da Ducati e colocou a KTM em quarto lugar. Martín veio em seguida, enquanto Bagnaia foi apenas o 13º. Na Yamaha, Morbidelli ficou em sexto, à frente de Quartararo, enquanto Aleix Espargaró foi o 14º.

Q1: Marc Márquez e Oliveira passam, Aleix Espargaró larga apenas em 13º

Após um breve intervalo, 14 pilotos foram à pista para definir quem seriam os dois a permanecerem vivos na briga pela pole-position para o GP da Tailândia. Entre eles, três nomes em especial chamavam a atenção: Marc Márquez, Viñales e o terceiro colocado no Mundial, Aleix Espargaró. Mas o TL4 também mostrou outros muito interessados em aumentar o sarrafo, como Morbidelli, que andou bem na sessão anterior, e Miguel Oliveira com a KTM.

Na primeira tentativa, Márquez enfim fez um tempo melhor que o registrado ainda na sexta-feira e assumiu a liderança com 1min30s343, trazendo Aleix Espargaró na sequência. O companheiro de Márquez e irmão de Aleix, Pol Espargaró, aparecia em terceiro.

Mais alguns giros, e Oliveira colocou a KTM em segundo, com Fabio Di Giannantonio na terceira posição, logo à frente de Aleix. O #41, porém, veio forte na tentativa seguinte e retomou o segundo lugar. Mas quem surpreendeu foi Cal Crutchlow, colocando mais uma Yamaha momentaneamente no Q2.

Nos cinco minutos finais, todos foram para a pista em busca da volta perfeita. Marc ainda era o homem a ser batido, mas sabia que a concorrência era forte e que não podia arriscar. Na moto, todos optavam por pneus médios na roda dianteira e macios na parte de trás.

Em volta rápida, Aleix começou a vir forte, com os três primeiros melhores setores. Era acertar para pular para a ponta, e ele virou 1min30s202, jogando Márquez para segundo. O piloto da Honda, que veio na sequência, não conseguiu melhorar a própria marca, sendo obrigado a dar mais uma volta para ao menos garantir a segunda colocação.

Enquanto isso, Oliveira também vinha forte, 0s065 mais rápido que Aleix no segundo setor. Márquez também aparecia muito mais rápido, e conseguiu cravar 1min30s038, retomando a liderança. Oliveira colocou a KTM em segundo, enquanto Aleix Espargaró resolveu voltar para os boxes, encerrando as chances de avançar para a parte final da classificação.

Com o cronômetro zerado, alguns ainda vinham em volta rápida, mas ninguém conseguiu bater o tempo de Oliveira, que ficou com a vaga final do Q2, atrás de Marc Márquez. Com o terceiro lugar no Q1, Aleix Espargaró vai largar em 13º na Tailândia e terá de fazer uma corrida de recuperação para não ver os rivais diretos na briga pelo título, Quartararo e Bagnaia, se distanciarem ainda mais na classificação.

O Q1 foi bastante disputado, e Oliveira assegurou a última vaga para o Q2 na Tailândia (vídeo: reprodução/MotoGP)

Q2:

Mais um rápido intervalo, e os 12 melhores da classificação foram à pista para a definição da pole-position. Na pista, a temperatura do asfalto subia um pouco, 43°C, e os termômetros mostravam 30°C de temperatura ambiente.

Marini foi o primeiro a abrir volta e estabelecer a marca de 1min31s747 a ser batida. Miller veio forte e pulou para a primeira posição, Quartararo acelerou forte, virou 1min30s166 e mostrou que teria lenha para queimar.

Só que não seria nada fácil bater a Ducati, e Martín colocou a Pramac na ponta com 1min29s893 — o primeiro a baixar de 1min30s no fim de semana —, seguido do companheiro Zarco a apenas 0s070. Miller vinha em terceiro, com Quartararo resistindo com a Yamaha na quarta posição. Marc Márquez, por sua vez, era o sexto colocado.

Mais um giro, e Quartararo fez um tempo 0s116 mais lento que Martín, assumindo o terceiro posto.

Volte em instantes.

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