PUBLICIDADE

Motociclismo

Bagnaia resiste a Viñales no fim e vence GP da Grã-Bretanha. Quartararo é só 8º

'Pecco' segurou o piloto da Aprilia no fim e conseguiu cruzar a linha de chegada em 1º, conquistando sua quarta vitória da temporada de 2022 da MotoGP. Zarco caiu sozinho e Quartararo teve que cumprir punição de volta longa - ainda assim chegando à frente do rival Aleix Espargaró

7 ago 2022 - 09h51
(atualizado às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Francesco Bagnaia
Francesco Bagnaia
Foto: Ducati / Grande Prêmio

MOTOGP VOLTA DAS FÉRIAS COM DISPUTA ABERTA ENTRE QUARTARARO E ALEIX ESPARGARÓ

O GP da Grã-Bretanha de MotoGP, realizado neste domingo (7), entregou as emoções que prometia. Johann Zarco caiu sozinho, Fabio Quartararo cumpriu punição de volta longa, Aleix Espargaró confirmou presença mesmo com dores intensas no pé… mas, no final das contas, quem venceu em Silverstone foi Francesco Bagnaia, que ultrapassou Álex Rins a nove voltas do fim e garantiu o triunfo. É a quarta vitória de Pecco no ano.

Na reta final da corrida, Maverick Viñales colou em Pecco e até chegou a ultrapassar o rival na penúltima volta, mas não conseguiu aguentar o ritmo e cruzou a linha de chegada em segundo. Jack Miller completou o pódio.

A 16 voltas do fim, na curva 8, o pole-position e então líder da disputa Zarco caiu sozinho. O francês da Pramac tinha tudo para acabar com incômodo jejum na classe rainha — o #5 nunca venceu —, mas vacilou por conta própria e teve que abandonar.

Conta-giro

Francesco Bagnaia conquistou a quarta vitória da temporada 2022 (foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Líder do campeonato, Quartararo teve ótima largada. O campeão de 2021 precisou cumprir punição de volta longa, entretanto, pela confusão com Aleix Espargaró em Assen. A direção de prova sinalizou o francês da penalização, e a 17 voltas do fim, o francês obedeceu. Só que se a expectativa era de uma legítima prova de recuperação, isso não aconteceu. Com a sempre presente dificuldade com a pot~encia do motos, Quartararo não conseguiu ultrapassar e, com isso, chegou em 8º.

Enea Bastianini aparece em quarto, à frente de Jorge Martín — duelo entre os dois postulantes à vaga restante da Ducati em 2023. Completam o top-10: Miguel Oliveira, Rins, Quartararo, Aleix Espargaró e Marco Bezzecchi.

Com o resultado, Quartararo aumentou um pouquinho a vantagem para Aleix Espargaró no Mundial de Pilotos: 180 a 158. Bagnaia mostra-se cada vez mais disposto a recuperar o prejuízo, aparecendo em terceiro, com 131 — à frente de Bastianini e Zarco.

A MotoGP volta às pistas no dia 21 de agosto, com o GP da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de MotoGP:

Apesar da reputação de inglesa de sempre chover, a MotoGP conseguiu um fim de semana todinho de pista seca. Às vésperas da largada do GP da Grã-Bretanha, a região de Northamptonshire tinha um dia de sol, com os termômetros marcando 22°C e o asfalto chegando a 43°C. A umidade relativa do ar estava em 46%, com o vento soprando a 10 km/h.

Assim como no ano passado, a Michelin levou para o traçado inglês os pneus macios, médios e duros, com os dianteiros todos com perfil simétrico, enquanto os traseiros tinham construção assimétrica, com borracha mais dura do lado direito.

Na saída para a pista, a maioria tinha pneus dianteiros médios, exceto Jack Miller, Johann Zarco, Fabio Di Giannantonio, Stefan Bradl e Fabio Quartararo, que calçaram o macio. Na traseira, a escolha era mais dividida: Di Giannantonio, Pol Espargaró, as LCR, as quatro KTM, Álex Rins e as quatro Yamaha tinha os médios, enquanto as Aprilia, as Ducati, as Pramac, Enea Bastianini, as VR46, Stefan Bradl e Joan Mir apostaram no duro.

Antes da largada, porém, mudanças de última hora na escolha dos calçados: Bastianini trocou para um dianteiro macio, enquanto Zarco passou para um médio dianteiro. Di Giannantonio, Rins e Dovizioso mudaram para traseiros duros.

No instante em que as luzes se apagaram na reta de largada, os 41.002 espectadores em Silverstone viram Johann Zarco tracionar bem e manter a ponta, com Fabio Quartararo largar muito bem para pular para segundo logo nos primeiros metros. Maverick Viñales, por outro lado, bobeou e caiu para sexto.

Johann, então, forçou o ritmo desde os metros iniciais, tentando abrir margem, que chegou a ser de 0s3. Ao fim da primeira volta, o titular da Pramac tinha uma janela de 0s226. Jack Miller vinha em terceiro, diante de Francesco Bagnaia, Álex Rins, Viñales e Aleix.

Na abertura da volta 2, a FIM notificou Quartararo da punição, o que significava que ele tinha três voltas para passar pela volta longa e cumprir a pena que carregou da Holanda. A ideia do piloto da Yamaha e cumprir o mais tarde possível, em uma tentativa de já ter o pelotão quebrado.

Fabio, então pressionava Zarco pela ponta, para o francês da Pramac resistia na ponta, aproveitando a força do motor Ducati para, inclusive, se afastar mais no trecho final da pista. Miller, por outro lado, não acompanhava o passo dos ponteiros e já tinha cedido 0s3 em relação a El Diablo.

Na volta 3, Bagnaia passou Rins e assumiu a quarta posição, passando a pressionar o companheiro de Ducati, que tinha acabado de registrar a melhor volta da corrida em 1min59s740. Álex, porém, reagiu e voltou a colocar a Suzuki na frente. Mais atrás, Jorge Martín passou Aleix Espargaró para ser sétimo.

No momento em que cumpriu a sanção, Quartararo caiu para a quinta colocação, logo à frente de Viñales. Era a oportunidade de o espanhol ajudar o companheiro de equipe na briga pelo campeonato.

Assim, Zarco ficou com 0s462 de vantagem na liderança, com Rins em terceiro, diante de Bagnaia.

Na volta 5, o sonho da primeira vitória de Zarco foi por água abaixo. O francês caiu sozinho na curva 8 e entregou a liderança para Miler, que vinha pressionado por Rins, um especialista em Silverstone.

Álex logo tomou a ponta, mas o troco foi imediato. A pressão seguiu, com Rins tomando o comando depois de ser atacado por Pecco. Assim que passou na Vale, o espanhol forçou o ritmo e abriu um respiro em relação ao piloto da Ducati.

Zarco caiu quando liderava em Silverstone (Foto: Reprodução)

Mais atrás, Viñales não só não conseguiu passar Quartararo, como ainda perdeu a posição para Martín, que avançou para quinto e passou a pressionar o líder do Mundial.

Jorge não demorou a chegar no piloto da Yamaha e tomou a quarta colocação rapidamente. Mais para frente, Pecco passou Jack e se instalou em segundo, já mais de 0s7 atrás de Rins, que vinha escapando mais e mais.

Na volta 9, Maverick conseguiu passar Quartararo, tomando a quinta colocação. Neste momento da corrida, a MotoGP exibiu um replay da largada que possibilitou identificar um toque entre os dois, o que explica a saída ruim do espanhol.

Na ponta, Rins chegou a beirar 1s de margem, mas, pouco a pouco, Bagnaia ia diminuindo a diferença. O italiano abriu a volta 10 com pouco mais de 0s5 de atraso. Miller ainda vinha por perto, trazendo junto Martín, Viñales, Quartararo, Mir, Aleix, Oliveira, Brad Binder e Bastianini.

Na passagem seguinte, os dois já estavam praticamente colados, com a briga pela vitória vivíssima. Na volta nove, Pecco grudou em Rins e lançou um ataque, tomando a liderança na freada da Stowe, a curva 7. De imediato, o piloto italiano abriu um pouco de vantagem, tentando encaminhar o quarto triunfo do ano.

Rins não conseguiu manter o contato e foi sentindo Miller cada vez mais próximo. Mais atrás, Bastianini subiu para nono depois de passar Oliveira. Mais um replay mostrou um toque entre Enea e Martín na largada, o que custou uma asa da moto da Gresini.

Martín, aliás, perdeu a quarta posição para Viñales, que vinha tentando se aproximar do pódio. Atrás. Bastianini escalou mais um posto, agora passando Aleix para ser oitavo.

Com sete voltas para o fim, Miller passou Rins, que tentou responder na The Loop, mas viu a porta fechada. O piloto da Suzuki, porém, logo foi vendo Viñales crescer atrás. Do outro lado da garagem da Suzuki, a situação era pior, já que Joan Mir caiu sozinho na Stowe e abandonou a corrida.

Já na reta final da corrida, Bastianini intensificou a pressão em cima de Quartararo, buscando um caminho para tentar tomar a sexta colocação. Atrás, Aleix perdeu para Oliveira o oitavo posto.

Viñales, por sua vez, tomou a quarta colocação de Martín, enquanto Bastianini conseguiu passar Quartararo para ser sexto. Disputando a vaga na Ducati de fábrica em 2023, Enea seguiu forçando o ritmo, tentando chegar em Jorge.

Na frente, Viñales passou Rins e assumiu o terceiro posto, com Martín seguindo o mesmo roteiro pouco depois. Com três voltas para o fim, Maverick lançou um ataque para cima de Miller, mas o australiano defendeu o segundo lugar.

O espanhol insistiu pouco depois e conseguiu passar, já com 0s6 de atraso para Pecco. Ainda dava tempo de o Top Gun pegar Bagnaia e vencer?

Atrás, Bastianini passou Rins e subiu para quinto, enquanto Oliveira tomou o sétimo lugar de Fabio.

Viñales conseguiu chegar e logo passou a pressionar Pecco pela vitória. O espanhol chegou a tomar a ponta brevemente na Village, mas o italiano recuperou a ponta e contou com uma errada do rival para recuperar margem. Um novo erro de Maverick acabou sendo determinante para dar a Francesco a margem necessária nos metros finais. Atrás, Bastianini passou Martín pelo quarto posto.

Pecco recebeu a bandeirada com 0s426 de margem para Viñales, com Miller fechando o pódio, diante de Bastianini e Martín. Aleix Espargaró ainda tentou atacar Quartararo no fim, mas acabou em nono, logo atrás do rival pelo título.

MotoGP 2022, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Corrida:

1 F BAGNAIA Ducati 40min10s260 20 voltas
2 M VIÑALES Aprilia +0.426  
3 J MILLER Ducati +0.614  
4 E BASTIANINI Gresini Ducati +1.651  
5 J MARTÍN Pramac Ducati +1.750  
6 M OLIVEIRA KTM +2.727  
7 Á RINS Suzuki +3.021  
8 F QUARTARARO Yamaha +3.819  
9 A ESPARGARÓ Aprilia +3.958  
10 M BEZZECCHI VR46 Ducati +6.646  
11 B BINDER KTM +7.730  
12 L MARINI VR46 Ducati +13.439  
13 T NAKAGAMI LCR Honda +13.706  
14 P ESPARGARÓ Honda +13.906  
15 F MORBIDELLI Yamaha +16.359  
16 A DOVIZIOSO RNF Yamaha +20.805  
17 A MÁRQUEZ LCR Honda +21.099  
18 R GARDNER  Tech3 KTM +24.579  
19 S BRADL Honda +28.773  
20 D BINDER RNF Yamaha +33.653  
21 R FERNÁNDEZ Tech3 KTM +35.601  
22 F DI GIANNANTONIO Gresini Ducati +36.640  
23 J MIR Suzuki Abandonou  
24 J ZARCO Pramac Ducati Abandonou

HONDA VIVE MÁ FASE NA MOTOGP, MAS RINS FEZ BOA ESCOLHA COM LCR

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade